História da Páscoa: Conheça Mais Detalhes

Querendo saber tudo o que envolve a comemoração da Páscoa? Vamos falar sobre ela e também sobre os símbolos dessa data comemorada todos os anos.

Pessach que significa passagem em hebraico, e por nós, os brasileiros, conhecida como Páscoa. Podemos considerar que a data possui exatamente 3 significados diferentes:

1- Significado da Páscoa Para Os Cristãos

Para a pessoas que se incluem no grupo de cristãos, a Páscoa, é dita como o acontecimento religioso de maior importância entre as festas da cristandade, obviamente, também pelas igrejas que seguem essa corrente. Na Páscoa, se celebra a ressurreição de Cristo, que segundo a bíblia, no livro do Novo Testamento, aconteceu três dias depois da crucificação de Jesus. Esse podemos dizer que é um pensamento e uma crença ligada as igrejas que seguem os ensinamentos da bíblia.

2- Significado da Páscoa Para Os Judeus

Para os judeus e aqueles que creem no judaísmo, a Pessach (Páscoa), significa a determinação do fim da escravidão, que durou no Egito durante quatro séculos.

3- Terceiro e Último Significado da Páscoa

Esse é um dos significados da Páscoa, e com certeza, o menos conhecido ou até mesmo completamente desconhecido para muitas pessoas. Se fala de uma festa de grupos pastoris. Essas pessoas teriam vivido na terra de Canaã, exatamente no segundo milênio antes de Cristo. Esse povo tinha o hábito de abandonar a própria terra e viajar para outras regiões de planícies, que fossem mais férteis, sempre depois do período de chuvas. Período esse, que acontecia entre março e abril. Então, terminada a chuva, eles faziam a festa da Páscoa, pedindo proteção para fazer toda essa travessia até outras regiões das planícies.

A Páscoa, a Data e o Calendário

Todos nós sabemos que a Páscoa muda de dia a cada ano. Bem diferente, de outras comemorações que tem dia e mês certo. Além disso, o nome dessa comemoração tem a ver não só com a passagem, a volta para a vida, a ressurreição, mas também, com a posição no calendário. Segundo alguns estudiosos, feitos alguns cálculos, dizem que a Páscoa está ligada a última ceia, fazendo um tipo de referência.

Tradições Modernas da Comemoração da Páscoa

Na tradição moderna, quando se fala em Páscoa, muita gente esquece a ressurreição e pensa imediatamente na troca de ovo de chocolate, do coelhinho da Páscoa, no bacalhau, entre outras tradições culinárias, que vão a mesa nessa data.

Segundo alguns historiadores, sobre a simbologia moderna da Páscoa, não é mero acaso que ovos coloridos, coelhos e ovos de chocolate façam parte dessa festa. Todos esses símbolos teriam nascido  há muito tempo atrás, são “vestígios culturais da festividade de primavera”. Uma festa que era feita em homenagem a Eostre, que, ao longo do tempo, passaram a fazer parte das celebrações cristãs. Isso teria acontecido mais ou menos depois que os pagãos germânicos foram cristianizados.

Os ovos que eram pintados e escondidos, enterrados nos campos floridos, que anunciavam a primavera na época antiga, acabaram entrando para a festa da Páscoa. Esse ritual teria sido adotado e adaptado pela Igreja Católica no início do primeiro milênio. Se tratam todas de teorias que foram estudadas há anos, mas que não podem ser comprovadas ao cem por cento, porém, nem menos descartadas, uma vez que fazem todo o sentido.

Veja Mais Sobre a Data da Páscoa

Como foi dito anteriormente, a data da Páscoa, todo mundo já pôde observar, alterna de um ano para outro. Não se trata de uma data comemorativa como o Natal, que será sempre no dia 25 de dezembro.

É muito normal que a Páscoa seja atribuída ao movimento do satélite da Terra, porém, é uma afirmação errada. Na verdade, a data foi determinada como festa a ser realizada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, em 325 d.C. no Concílio Geral de Niceia. Por isso, a data varia a partir de 21 de março em diante.

Curiosidades Sobre a Colomba Pascal

A colomba pascal é um dos alimentos presentes na mesa de comemoração no domingo de Páscoa, não muito no Brasil. Na Europa, como na Itália, por exemplo, a espécie de pão doce faz parte da mesa de café da manhã no dia da Páscoa.

Segundo a lenda, rei Lombardo Alboíno só desistiu de uma guerra porque ganhou uma colomba pascal de um padeiro de Pavia, Itália. O doce dado ao rei tinha a forma de uma pomba e pedia paz, que o conflito fosse evitado.

Tudo Sobre o Famoso Coelho da Páscoa

Essa é a parte preferida das crianças no domingo de Páscoa, que o coelho não esqueça de levar os ovos de chocolate, que quanto maiores, melhor. Normalmente, o doce é escondido pelos os pais e os filhos se divertem na procura do maior símbolo infantil da Páscoa.

E como todo personagem, o coelho da Páscoa também tem a história da sua origem. Segundo historiadores, o coelhinho da páscoa é de origem alemã. No Brasil, ele desembarcou entre o fim do século XVII e início do século XVIII, junto com os alemãs imigrantes.

A hipótese mais aceitável sobre o coelho da Páscoa como símbolo dessa festa é que a sua imagem é de um animal muito fértil. Se diz, que na antiguidade, um animal fértil era visto como um sinônimo de que poderia preservar a espécie. Essa associação e preocupação com a preservação das espécies se dava porque se vivia em condições muito ruins e manter-se vivo não era fácil. Então, graças a fertilidade atribuída ao coelho, ele seria o animal que representaria melhor a Páscoa.

Uma segunda versão, muito contada sobre a escolha do coelho da Páscoa como símbolo dessa festa, também vem da antiguidade e dizia que o anima simbolizava a lua. Dessa forma, o coelho passou a ser associado a Páscoa. Tese essa que seria sustentável para quem defende que a data de comemoração é determinada pelo satélite natural da Terra.

Para os religiosos, o mais importante nesse dia é lembrar a ressurreição de Jesus e aproveitar a data para rezar e pedir saúde e paz para toda humanidade. O evento de Páscoa mais importante ligado à igreja católica é a missa rezada no Vaticano pelo Papa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *