Se divertir é bom, mas para tal é preciso trabalhar, e na busca pela empresa perfeita, estamos sempre de olho no valor do salário. Normalíssimo, ninguém quer ganhar pouco, até porque, salário baixo significa aperto e não conseguir bancar as contas até o fim do mês. E pensando em emprego perfeito e conta bancária recheada, não dá para esquecer que uma boa parte das pessoas no Brasil precisam se virar com o salário mínimo. Infelizmente, o valor estipulado pelo governo não garante as necessidades básicas, isto é, o custo de vida é bem superior ao salário mínimo.
Lembrando que existe uma grande diferença de valor do mínimo necessário para se viver de uma cidade para outra. O Brasil, assim como outros países, tem cidades onde tudo é mais caro e outras, onde tudo custa bem menos. Talvez, o nosso país tenha uma boa diferença de preços de uma cidade para outra, já em outros países, como a Áustria, por exemplo, é quase imperceptível a variação de preços da maior para a menor cidade.
Mas, porque estamos falando em emprego dos sonhos e salário? Porque queremos matar uma curiosidade de qual é o maior salário mínimo do mundo. Sim, não é só o Brasil que tem um mínimo estipulado. Porém, para saber exatamente, temos que levar em consideração qual critério foi adotado para chegar ao dado final.
O Ranking de Maiores Salários Mínimos do Mundo
Para começar, lembre-se que as moedas são diferentes, e uma vez, convertidas, o maior salário mínimo do mundo pode variar. Pensamos que o nosso cálculo será em dólar, segundo uma pesquisa recente, com esse critério, o menor, com certeza estaria na África, na Serra Leoa, um valor que não supera 60 dólares. E neste caso, o maior seria o da Bélgia, cerca de 1.040 dólares. E claro, que o Brasil não fica bem colocado nessa lista, só para se ter uma ideia, levando em consideração somente a América Latina, o nosso é o pior valor.
Uma surpresa para algumas pessoas na pesquisa que revelou os melhores e piores salários mínimos do mundo, foi a colocação dos Estados Unidos. Mesmo sendo dono da maior economia do mundo, o mínimo não é o maior, que é da Bélgica, mas não fica tal longe assim, cerca de 890 dólares. Na verdade, os Estados Unidos vem logo depois da Bélgica, seguidos da Holanda, da França e da Irlanda, os últimos três países europeus.
“Valor Real” Para Saber Qual É O Maior Salário Mínimo do Mundo
Quando falamos em maior ou menos salário mínimo do mundo ou em salários de outros países, não estamos falando do real valor. Explicando melhor, os especialistas resssaltam que só é possível dizer que um salário é o maior do mundo, se for possível indicar o real poder de comprar do mesmo. Um exemplo: se falarmos que uma pessoa ganha mil euros na Itália, fazendo o cálculo com a última média de valor de câmbio do euro, chegaremos a cerca de 2.600 reais. Dá para imaginar que se trata de um super salário. Grande erro, porque um aluguel na Itália, em uma cidade como Roma, custa no mínimo 800 euros, e estamos falando de uma quitinete distante do centro. É por isso, que é importante fazer um cálculo do custo de vida do país para avaliar se realmente aquele salário é alto mesmo.
Levando em consideração o item custa de vida, nenhuma surpresa com a primeira colocação, que continua sendo da Bélgica. Sim, eles pagam o maior salário mínimo do mundo. Porém, o nosso país fica melhor no quadro, quando os critérios são trocados. O nosso mínimo apesar de menor do que aquele do México, em dólar, tem maior poder de compra. Infelizmente, não é uma pesquisa 100% segura, uma vez, que não foram incluídos todos os países do mundo nessa comparação. Até porque, alguns, nem possuem um salário mínimo padrão.
Alguns países, possuem um modo de pagamento mínimo muito diferente do que estamos acostumados, como por exemplo, a Índia. Os indianos possuem mais de 100 faixas de pagamento variadas, elas são calculadas com base no ramo econômico, na idade, na qualificação e no tempo de serviço. Por isso, é praticamente compará-la com outros países, que possuem um salário mínimo fixo.
Onde e Quando Foi Criado O Salário Mínimo?
Que o maior salário mínimo do mundo é aquele que é pago na Bélgica nós já sabemos, mas onde foi criado e quando? Essa é uma pergunta mais fácil de responder do que fazer a comparação de salários em moedas diferentes.
O salário mínimo foi criado na Austrália no final do século 19 e ao mesmo tempo implantado também na Nova Zelândia. No Brasil, ele passou a valer no governo de Getúlio Vargas, no ano de 1940. Nesta época, ele não era um único salário para todo o Brasil, havia 14 valores diferentes para as regiões do Brasil. Quando foi implantado e não era o mesmo em todo o país, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era capital do Brasil, o valor do salário mínimo era estipulado em 3 vezes mais do aquele pago no Nordeste. Foi só em 1984, que ficou estipulado que o valor seria igual em todo o país.
Veja A Tabela Levando Em Consideração O Poder de Compra, Valor x Custo de Vida –O Índice
1- País: Bélgica, o índice do país é de 1,31
2- País: Holanda, o índice do país é de1,18
3- País: França, o índice do país é de 1,09
4- País: Estados Unidos, o índice do país é de 1,00
5- País: Reino Unido, o índice do país é de 0,72
6- País: Argentina, o índice do país é de 0,34
7- País: Brasil, o índice do país é 0,19
8- País: México, o índice do país é 0,14
9- País: Nigéria, o índice do país é 0,12
10- País: Quênia, o índice do país é 0,06
(A tabela acima foi publicada por uma edição da Revista Exame da Editora Abril, com dados de pesquisa realizada nos Estados Unidos)
E então, animados para embarcar para Bélgica em busca do maior salário mínimo do mundo? Só não pode esquecer de fazer as contas dos gastos!