O Casamento na Roma Antiga

O casamento, costume comum em diversas culturas humanas teve muitas de suas tradições que são usadas hoje em dia definidas na época do Império Romano, antes mesmo do Cristianismo se difundir.

Os casamentos romanos (matrimonium justum, ou união legal) tinham três requerimentos: ambos os consortes deveriam ter consentimento familiar, idade e coniubium (o direito de casar-se perante a lei romana, garantido aos cidadãos romanos e pessoas que recebessem tal graça do estado). O casamento por razões políticas era bastante comum.

Tipos de Casamento Romano

Haviam vários tipos de união em Roma, algumas tradicionais (com conibium) e outras não convencionais. Somente este direito dizia perante a lei que os filhos do casal seriam legítimos.
Confarreatio era o casamento mais tradicional, limitado aos patrícios, com cerimônias muito elaboradas com dez testemunhas. O chefe de família cederia a mulher diretamente ao novo marido. O divórcio (difarreatio) era raro e exigia um tipo especial de sacrifício.

Casamento na Roma Antiga

Casamento na Roma Antiga

Coemptio era outro tipo comum de casamento. O noivo pagava um dote e recebia a noiva em troca em uma representação cênica da compra da noiva. Porém este tipo de casamento tornou-se obsoleto no final do período da república.

Alguns poucos tipos de união marital não exigiam que a mulher passasse para a família do marido, o Casamento Livre era um destes, ela mantinha sua independência dentro da sua família de origem.

O concubinato era outro tipo. Uma concubina era uma mulher que mantinha relações com um homem casado. O homem e a concubina muitas vezes viviam juntos e filhos desta relação não eram legítimos. Este era o casamento que os escravos usavam como alternativa legal até que pudessem se tornar cidadãos livres um dia.

Havia ainda a vida de cortesã. Cortesãs eram senhoras romanas geralmente de origem respeitável. Elas não viviam com seus amantes, mas não eram prostitutas, mantendo apenas um amante.

A Cerimônia

A cerimônia do Coemptio era bem menos formal do que a do Confarreatio, com apenas cinco testemunhas requeridas, mas ainda assim a mulher passava para a família do marido. Não requeria cerimônia, apenas que a mulher vivesse com o homem por todo um ano antes que se tornasse oficial. No entanto se uma mulher passasse três noites seguidas longe durante esse ano, a união não se consolidaria.

Cerimonia de Casamento

Cerimonia de Casamento

A cerimônia do Confarreatio era bem mais elaborada: a família da noiva arcaria com uma festa de noivado (sponsalia) com o noivo como convidado de honra. O pedido oficial era selado com um beijo, dinheiro e um anel de ferro (anulus ponubis), dados para a noiva. O dote em si seria pago em três pagamentos após o casamento. O casamento seria planejado para não mais que poucos dias após o pedido.

A noive renunciaria então sua infância e as roupas e objetos relacionados a esta. Ela vestia um vestido especial para esta ocasião e um penteado também especial chamado tutulus. Seus pais a entregariam ao noive se concordassem com todo o andamento do casamento. Um detalhe é que o noivo poderia estar ausente na cerimônia, suas palavras representadas por uma carta.

A pronuba (madrinha de honra) uniria as mãos do casal. O novo casal faria um sacrifício aos deuses, como por exemplo de um porco. Haveria um desjejum e os noivos receberiam os presentes, então todos iriam da casa da noiva para a do noivo. Era costume haver algumas encenações durante o casamento, inclusive brincadeiras remetendo ao rapto das Sabinas.

Durante a procissão entre as casas jogava-se nozes e castanhas para a fertilidade do casal. Só então a pronuba guiaria a noiva ao seu leito aonde ela aguardaria a chegada do marido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olha eu tenho uma aula p dar sobre o casamento na antiga roma ,eu qria saber de vc o que eu poderia enquementar p dar uma boua aula , por favor mim ajuda

    jessica lorena 21 de setembro de 2011 1:18 Responder
  • vc poderia pegar o da data chou e passar fotos para eles entender mais e muito ++++++++++++++++++++++++++ ou ler o que vc frefirir thau,thal!!!!!!!!!!!

    thais 6 de outubro de 2011 20:01 Responder
  • muitooooo legal bj ama vcs]

    julia chacana 1 de novembro de 2012 11:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *