O Épico de Gilgamesh

Em 1848-49 o arqueólogo Austin Henry Layland fez uma animadora descoberta enquanto estava escavando a antiga cidade mesopotâmica de Nineva, hoje em dia o Iraque. Ele desenterrou várias tábuas de argila que continham a história escrita preservadas mais antiga da humanidade: o Épico de Gilgamesh.

O herói Gilgamesh

Tablete de Gilgamesh

Tablete de Gilgamesh

Gilgamesh era sem dúvida um herói renomado na antiga Mesopotâmia. Ele era rei de Uruk em cerca de 2.700 a.C. e muitas histórias se originaram de seus famosos feitos. Estas histórias foram coletadas e com certo uso de habilidades de escrita dramática e mítica, foi criado o épico que atravessou diversas eras para nos ensinar algo sobre o sentido da vida.

O Épico de Gilgamesh foi escrito na escrita cuneiforme acádia em doze tábuas de argila fragmentadas. Foi escrito entre 3000 e 2000 a.C. no começo da era do bronze e várias versões e traduções foram combinadas para nos trazer hoje uma história completa, sendo basicamente esta a história do herói que conhecemos hoje:

O épico

Desenho de Gilgamesh

Desenho de Gilgamesh

Gilgamesh, que é 2/3 deus e 1/3 humano, é um rei inquieto que maltrata seu povo. Em um esforço para acalma-lo os deuses criam um rival para ele, o selvagem Enkidu. Os dois batalham a princípio mas depois se tornam amigos próximos, como irmãos. Juntos eles viajam para a floresta e derrotam o terrível Humbaba. E quando Gilgamesh ofende a deusa Ishtar ao se recusar a casar-se com ela, ela libera sobre a Terra o Touro Celestial. Enkidu domina o touro em batalha e Gilgamesh mata a fera. Depois, Enkidu conta um sonho terrível que teve sobre a morte e o submundo dos mortos para seu amigo, mas morre depois de contar. Tomado pela tristeza com a morte de seu amigo, Gilgamesh parte para derrotar a morte e encontrar a resposta para a imortalidade.

A imortalidade

Estátua de Gilgamesh

Estátua de Gilgamesh

Gilgamesh passa pór muitas provações em sua jornada através da escuridão e então ele encontra próximo ao mar Siduri, o vinicultor, que diz a ele que a imortalidade é apenas para os deuses, que os humanos apenas vivem e que ele deve aproveitar essa vida. Mas Gilgamesh continua sua busca e chega a Dilmun, aonde conhece Utnapishtim e sua esposa, sobreviventes do grande dilúvio e que são de fato imortais. Utnapishtim conta  a Gilgamesh sobre uma planta mágica sob a água que pode conceder a imortalidade e o herói mergulha atrás dela. Ele de fato a alcança, mas ao descansar ele não percebe a aproximação de uma serpente, que se aproxima e come a planta mágica, depois troca de pele e parte. Gilgamesh perde o poder da imortalidade, roubado pela serpente e então retorna à sua cidade como um homem mortal e escreve sua história em suas muralhas.

Como se pode ver, o Épico de Giglgamesh contém muitos temas e símbolos míticos para ser decifrado com exatidão. Há também muitas similaridades com o Velho Testamento, podendo ter inspirado parte dos mitos deste.

O Épico De Gilgamesh

Considerado uma das obras da literatura mais antigas da humanidade, a Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema, que foi escrito pelos sumérios. Sua história resume os feitos de Gilgamesh em busca de sua imortalidade.  A trajetória realizada por Gilgamesh mostra a origem de muitas coisas até mesmo de coisas que só existem nas profundezas dos mares. E está Epopeia só é conhecida por conta de uma placa de argila que foi escrita em cuneiformes em certas ruínas da mesopotâmia.

O Épico De Gilgamesh

O Épico De Gilgamesh

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • so pra voces ver a porcaria que a tal biblia isso deve ser o livro do diabo so fala de vinganças de guerras do inferno nao tem nada de bao nisso so tragedia os que carrega so fais uso em seu benefiçio querendo enganar os coitados loucos depressivos prometendo um paraiso depois da morte porque isso nao aconteçe agora morto nao ve noa pressisa comer esta enterrado para sempre quem ja morreu e vou para falar se foi pro ceu ou pro inferno o inferno nos vivemos nele para ver o ceu tem que morrer isto seria como receber o pis pasep tem morrer para receber e gastar o dinheiro nos cabares e butecos do inferno isso seria inpossivel voce esqueceu que no inferno so tem grentes

    maycon 18 de Abril de 2011 18:41 Responder
    • Além de falar besteira sobre a biblia, escreve super errado. Então por favor antes de falar da biblia vê se da uma lidinha e aprende a escrever o seu vocábulo está orrível !.

      Geovanny Silva 2 de junho de 2011 21:15 Responder
      • pois é, mas o amigo ai de cima pelo menos foi sincero e divertido, ja o conselho que você deu…siga-o….Horrivel é com HHHHHHHHHHH. LEIA MAIS VOCÊ TAMBÉM….NEM QUE SEJA ESSE TEU LIVRO DE HISTORINHAS.

        fernando 25 de dezembro de 2011 16:01 Responder
  • isso é para você MAYCON……….DEUS é muito misericordioso,porq se eu fosse ele, JÁ TINHA MANDADO todas essas pessoas viver no tormento eterno !DEUS é maravilhoso e graças a ele muitas benção já vieram sobre mim e minha famíla, e se você maycon se arrepender ..´…eu tenho certesa que ele estará de braços abertos!!!!!!!!!TUDO POSSO NA KELE KE ME FORTALECE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jéssica 2 de junho de 2011 21:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *