Existem livros sobre os mais diversos assuntos, sendo a literatura uma arte extremamente vasta. Partindo desse princípio, existem vários tipos de classificações dos livros, para que eles se encaixem em determinado grupo, dependendo dos parâmetros que são utilizados.
O Que É a Classificação De Um Livro?
Um livro será classificado levando em consideração diversos aspectos em relação ao assunto que ele trata. Algumas das classificações são: classificações por gêneros literários, a classificação CDD, que é a classificação utilizada nas bibliotecas para separar os livros de acordo com os assuntos que eles são compostos, e também a classificação etária.
Classificação De Um Livro Por Gênero Literário
O gênero literário pode ser considerado um grupo que irá reunir obras com características semelhantes, unidos de acordo com as suas propriedades formais. A divisão dos gêneros literários existe desde a Era Antiga, criada primeiramente por grandes filósofos, como Aristóteles e Platão.
Alguns conteúdos podem se enquadrar e mais de uma modalidade, sendo uma classificação que pode conter modificações de acordo com o que está sendo analisado. Apesar disso, todos os gêneros literários irão partir de uma classificação considerada padrão, sendo ela mais abrangente, onde há os gêneros: épico, lírico e dramático. E a partir desses há subgêneros.
Gênero Lírico
Os livros classificados nessa categoria são os que possuem conteúdo escrito a partir de sentimentos íntimos do autor, ou seja, a obra em si possui muita emoção, exprimindo realmente o que há no interior daquele autor.
Os tipos de livros que geralmente estão nessa classificação são os livros de poesia, onde as palavras são harmonizadas, odes, hinos, acrósticos, sonetos e haicai.
Gênero Narrativo
Esse gênero é mais amplo, e conta com várias obras de diferentes assuntos diferentes. Nesse tipo de obra a história é estruturada de maneira aonde o autor irá a relatar se atendo aos fatos, sendo que esses fatos podem ser tanto reais, quando se está narrando a história de determinado período, como fictícia, onde o autor pode estar imaginando determinado acontecimento, que pode se passar desde no meio social em que conhecemos como em outros mundos e outros universos criados por ele, mas sempre se atentando ao fato de que essa história é contada se ligando aos acontecimentos.
Normalmente os livros que se encaixam nessa categoria possuem cenas que se desenvolvem de forma consecutiva no tempo e no espaço, além disso, normalmente os eventos relatados possuem um início, onde o leitor é familiarizado pela história, um clímax, momento de tensão onde ocorrem fatos inesperados, e um desfecho, onde aquele relato será concluído.
Os subgêneros da classificação narrativa são vários, como os romances, que possuem um enredo enriquecido com personagens e marcas temporais, as variações de romance, como romance psicológico, romance de aprendizagem, romance policial, além de outras estruturas, como livros de fábulas, onde os personagens são inventados, contos, onde a história se desenrola rapidamente, crônicas, onde são relatados fatos do dia a dia, poesia épica, onde são relatados atos heroicos, ficção, que pode variar o gênero, como terror, horror, fantasia, suspense, biografias, onde é contada a história de vida de alguém, dentre outros.
É nessa classificação que se encontram a maioria dos livros que lemos durante a vida, tanto os livros usados nas escolas, como livros de literatura lidos para o entretenimento pessoal, assim como os grandes clássicos da literatura. Devido ao fato desse gênero ser muito abrangente, muitas vezes nem é lembrado da sua existência, e sim dos seus muitos subgêneros, onde eles próprios possuem novas divisões.
Gênero Dramático
Essa classificação abrange aqueles livros onde a história possui uma montagem mais teatral, normalmente usada realmente para tal fim, ou seja, para apresentações, servindo como um roteiro para as mesmas. Esse tipo de gênero era muito comum na Grécia Antiga, onde os espetáculos de teatro eram a principal forma de entretenimento da população. Apesar de serem considerados roteiros, são livros que podem ser lidos para a compreensão de determinada história.
As obras dramáticas podem ser farsas, que são comédias, elegia, onde se fala sobre a morte de um personagem e tragédia, onde um evento pode causar piedade e horror.
Classificação Dos Livros: Classificação Decimal De Dewey
Essa classificação é utilizada nas bibliotecas de 135 países diferentes, sendo uma classificação que divide os conhecimentos em todos os livros em dez grandes categorias, atribuindo um número para cada uma delas, e depois fazendo subdivisões dentro de cada uma das classificações.
Dessa forma, os livros são dispostos de acordo com essa classificação, fazendo com que seja fácil encontrar todas as obras que falam sobre um mesmo assunto, devido ao fato que a partir do momento que for determinado qual é esse assunto, basta consultar na lista de classificação para saber em que número esse gênero se encontra.
A classificação é feita da seguinte forma: O assunto principal do livro estará determinado a partir de uma centena, por exemplo, na centena 200, estão os livros sobre religião, já na subclassificação, ou seja, nas dezenas, encontram-se as especificidades, como por exemplo, no número 220 irão ser encontradas as Bíblias. O sistema número, que parece ser simples, possui sua complexidade no formato hierárquico que é imposto de acordo com as dezenas.
As classificações principais são: 000 – generalidade (assuntos relacionados a computadores e tecnologia); 100 – filosofias, 200 – Religião, 300 – Ciências sociais, 400 – Línguas, 500 – Ciências Puras, 600 – Ciências aplicadas, 700 – Artes, 800 – Literatura, 900 – História e Geografia.
Essa classificação é muito útil nas bibliotecas no geral, pois devido ao tamanho da quantidade de exemplares presentes em um mesmo local, pode ser confuso encontrar o livro que deseja caso não haja uma organização coerente, sendo exatamente por isso que o inventor desse método de classificação a criou, já que antes os livros eram enumerados de acordo com a sua posição na estante da biblioteca, e não de acordo com o assunto que ele tratava.
Classificação Etária De Um Livro
Os livros não possuem uma classificação indicativa como é visto em programas de televisão e filmes, por exemplo, no entanto, normalmente há classificações que variam de acordo com a faixa etária do leitor, para que haja a melhor compreensão da obra que ele está lendo.
Um dos principais fatores para não existir classificação indicativa nos livros é o fato de que a literatura deve ser acessível a todos, e além de um hobby, o ato de ler é fundamental para o desenvolvimento do comportamento humano e de formação cultural.
A literatura permite a melhor comunicação entre as pessoas, desenvolve a criatividade, a comunicação e a imaginação. Apesar disso, há livros onde a linguagem é totalmente formal e rebuscada, e outros onde podem ser relatos eventos que não condizem com a leitura indicada para determinadas idades.
A interpretação de um livro vai variar de acordo com a vivência que a pessoa tem, ou seja, com a forma que ela enxerga determinada situação, devido as suas experiências de vida anteriores, com isso, uma mesma pessoa que leia um livro aos 15 anos e depois aos 25, pode ter duas interpretações completamente diferentes.
Com isso dito, não é afirmado que existe um tipo de livro específico para cada idade, pois isso pode ser algo que limita a literatura, mas no geral, em alguns momentos da vida as pessoas estão mais aptas para ler determinado conteúdo que em outras.
É durante a infância que essa classificação etária é mais importante, já que nessa fase da vida os leitos estão passando por várias mudanças de sua vida, tanto físicas, como psicossociais. Com isso, a literatura nesse período deve acompanhar essas mudanças e desenvolvimentos, incentivando, de certa forma, a melhor forma de tal desenvolvimento.