Fósseis
Muito se fala sobre os fósseis, esses achados que contribuem para nos ajudar a compreender a nossa história, a história do nosso passado, a história da própria natureza e a história da humanidade, mas por vezes eles passam longos períodos esquecidos por grande parte da população, e então quando um novo fóssil é achado as pessoas voltam a discutir e se interessar pelo assunto, mas os estudiosos do tema, os paleontologistas, os arqueologistas e outros cientistas da áreas não param e não descansam para compreender como foi que chegamos até aqui, quais foram os desafios que aconteceram no nosso planeta, que por fim nos trouxeram ao lugar que estamos hoje.
Falando em sua definição teórica, podemos definir os fósseis como os restos mortais de pessoas, animais, etc que viveram sobre o nosso planeta a muito tempo atrás, eles são encontrados normalmente em forma de ossos, mas também podem ser considerados fósseis marcas incrustadas em rochas, cavernas, pegadas, rastros, entre outros. Por fim, eles podem ser definidos também como sendo os vestígios deixados por quem esteve aqui no nosso planeta antes de nós, seres esses que nós ainda estamos tentando entender e desvendar.
Ao redor de todo o mundo já foram encontrados fósseis, não em todas as nações do planeta, mas nos mais distintos cantos da terra, hoje se tem um conhecimento considerável sobre alguns comportamentos e civilizações passadas graças as descobertas de muitos fosseis, que pouco a pouco foram nos levando a ligar as pequenas pistas que nos deixaram os nossos antecedentes na Terra. Normalmente os fósseis são guardados em museus, mas isso nem sempre é possível, pois muitas vezes eles estão fixos e limitados ao local onde foram encontrados.
Um dos lugares onde já foram encontrados os fósseis foi aqui mesmo no nosso país, alguns dele inclusive que foram de grande importância para os estudos nas áreas da ciência dedicadas ao assunto e que fizeram muita diferença no rumo dos acontecimentos posteriores. Os achados fosseis por aqui em terras brasileiras não foram apenas em um ponto do mapa, a verdade é que eles estão espalhados por vários lugares e regiões do país, a seguir vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Onde No Brasil Já Foram Descobertos Vestígios De Fósseis?
Um dos fósseis mais importantes já encontrados no mundo, foi achado aqui no Brasil, na região Sul e na cidade de Santa Maria, que fica no estado do Rio Grande do Sul, isso aconteceu no início do século XX e causou uma verdadeira revolução na época, uma revolução para o mundo da ciência e da pesquisa, em Santa Maria nesse ano de 1935 foi descoberto um fóssil de dinossauro e não qualquer dinossauro, mas o dinossauro mais antigo já encontrado no mundo.
O dinossauro descoberto em Santa Maria foi o Staurikosaurus pricei, dinossauro esse que se acredita que tenha vivido no nosso planeta a cerca de 220 milhões de anos, realmente foi uma descoberta muito importante. A cidade de Santa Maria de fato é uma terra onde aconteceram muitas descobertas, segundo informações da Universidade Federal de Santa Maria são cerca de 21 sítios arqueológicos onde foram encontrados vestígios fósseis na região do município.
Em pesquisas de campo mais recentes, foram encontrados fósseis de uma espécie de dinossauro rara de se achar no mundo e ele também foi achado em um dos sítios de Santa Maria, estima-se que esse dinossauro tenha aproximadamente 320 milhões de anos e o nome dado a ele é Dynamosuchus collisensis.
Em um desses sítios arqueológicos da região, foram encontradas evidencias que fazem uma trazem uma grande contribuição para os estudos sobre o grande continente que um dia já foi realidade no planeta Terra, o continente que era chamado de Gondwana, o que ocorreu antes da separação, que por sua vez deu origem aos continentes que hoje conhecemos, a América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, fósseis vegetais que contribuem nos estudos desse período, também foram encontrados na região da cidade de Campinas, no estado de São Paulo, no Sudeste brasileiro.
Uma das descobertas mais importantes de todos os tempos no Brasil aconteceu no estado de Minas Gerais, também na região Sudeste do país, a cidade é Pedro Leopoldo e por lá foi encontrado um crânio de um ser humano, o que depois comprovou ser de alguém que viveu por aqui há milhares de anos atrás, cerca de 11 mil anos, esse crânio foi pertencente a uma mulher que passou a ser chamada de Luzia, apesar de obviamente ninguém saber o seu real nome, infelizmente o crânio sofreu com o incêndio que aconteceu nas dependências do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que aconteceu no ano de 2018.
Os estados brasileiros em que já se foi registrada alguma descoberta de fósseis de dinossauros, sejam eles inteiros ou em partes, fósseis esses que estão entre os mais populares dentro da grande massa da população são, o estado de Minas gerais, o estado do Rio Grande do Sul, o estado do Ceará, o estado da Paraíba, o estado de Pernambuco, o estado do Maranhão, o estado do Mato Grosso e o estado de São Paulo.
Pesquisas Brasileiras X Pesquisas Estrangeiras
Um grande impasse que aconteceu por muito tempo no nosso país é de que as primeiras pesquisas, na verdade por muito tempo as pesquisas conduzidas por aqui foram lideradas por profissionais (paleontólogos, geólogos, arqueologistas, etc) estrangeiros, com financiamento estrangeiro e materiais também advindos de outros países, o que até hoje causa alguns bons empasses burocráticos para o Brasil.
Com os pesquisadores trabalhando dessa forma, quase todo o conhecimento adquirido era levado para fora e não tinha nenhuma contribuição significativa para as instituições nacionais, inclusive o fóssil do primeiro dinossauro encontrado pertence a Universidade de Harvard, localizada em Boston nos Estados Unidos da América, ele só vem para o Brasil como forma de empréstimo as nossas instituições.
Foi apenas nas últimas décadas que o Brasil implementou o sistema de que esses tipos de estudo devem ser realizados por instituições brasileiras, especificamente por órgãos governamentais ou por universidades públicas nacionais, ou seja, por pesquisadores e profissionais que realmente possam trazer mais conhecimento, que será absorvido e aproveitado dentro do nosso próprio país.