O Que é Um Museu? E Para Que Ele Serve?
Os museus são parte integrante da nossa sociedade moderna e ainda que eles não sejam tão valorizados como deveriam aqui no Brasil, eles são algumas das instituições mais importantes de todo o planeta, de toda a nossa sociedade, afinal nos museus é onde se guarda a história das civilizações, dos animais, das culturas e tantas outras expressões artísticas.
Inicialmente vamos definir o que é um museu, por definição podemos dizer que um museu é um local onde se guarda a história de algum lugar, a memória de alguma época, de algumas espécies, de alguma civilização entre outros. Essa história pode ser sobre o passado, sobre o presente ou até mesmo sobre o futuro, uma vez que é um local que guarda a memória de um povo, guarda recordações boas ou até mesmo ruins, independentemente do tempo a qual se referem.
Um museu pode ser um espaço físico fechado, pode ser um galpão, um prédio inteiro, pode ser um museu aberto, pode ser uma estrutura antiga ou até mesmo moderna e contemporânea. O mais importante não é o local, é o conteúdo e a mensagem atrelada em tudo aquilo, é a mensagem transmitidas para as novas e para as próximas gerações.
No mundo todo é possível ver os mais diversos tipos de museus, dos mais diversos tipos mesmo, para agradar todos os tipos de gostos definitivamente, por esse motivo muitas vezes os museus são categorizados pela sua coleção, pelo seu conteúdo, pelo período que ele representa, entre outras coisas.
O Brasil também é um país repleto de museus, no entanto, o nosso povo não tem o costume de dar tanto valor à história e as expressões culturais em geral, isso acontece por uma dezena de fatores, desde o fato que ao longo dos anos o ensino no Brasil não instruiu as suas crianças a buscarem atividades mais culturais, isso devido à questões políticas e sociais, muitas vezes a questão é uma falta de acesso, muitas famílias não sabem sequer que tem o direito de entrar em muitas instituições públicas gratuitamente ou com descontos, entre outras coisas.
Um dos pontos cruciais no nosso país, que muitas vezes cria um abismo cultural, é a questão das classes sociais e financeiras, isso porque as famílias com menor renda, ao longo de muito tempo vem sendo afastadas de atividades mais artísticas como frequentar um museu, por mais que em muitos lugares a sua entrada seja gratuita devido a renda, é difícil até mesmo elas chegarem no local, que é normalmente bem distante dos lugares onde moram, para quem nasceu em uma família com mais condições isso é algo difícil de imaginar, mas muitas pessoas não tem dinheiro nem mesmo para pagar os transportes ou gastar com qualquer tipo de locomoção e isso se torna uma barreira enorme, com o tempo isso se torna um abismo.
Uma criança que cresceu sem acesso a atividades culturais, pode virar um adulto sem acesso à essas atividades, com isso ela não terá tanta carga para passar para os seus descendentes que podem também não se interessar por história, na verdade existe muitas exceções à essa regra, no entanto, mesmo quando há a vontade de conhecimento, a barreira financeira pode ser ainda muito forte e impor trágicas restrições na vida das pessoas.
Por outro lado as expressões culturais nas periferias e subúrbios são muito forte, uma vez que é um local onde vive muita gente, muita gente criativa, muita gente que precisa ser criativa para sobreviver à realidade dura de cada dia e essa é uma das mágicas da arte, fazer com que as pessoas atravessem as suas dificuldades, os seus problemas, as suas adversidades e possam ter uma luz para viver apesar de tudo isso, a função dos museus é guardar essa história, essa efervescência, esses movimentos e expressões populares.
Museus no Brasil
O Brasil conta com excelentes exemplares de museus, até porque é um país muito grande, que assume dimensões continentais, com isso também se torna muito grande a sua cultura e os museus são os lugares certos para se manter tudo isso. Em muitos lugares, no entanto, o que acontece é que pode haver mais visitas de pessoas estrangeiras nos nossos museus do que dos próprios brasileiros, uma vez que a cultura e o conteúdo cultural e artístico são altamente valorizados nos países mais desenvolvidos, enquanto que em países subdesenvolvidos como o Brasil isso pode ser deixado de lado.
O Brasil tem um excelente acervo de obras e um excelente acervo de instituições, eles estão espalhados por todos os cantos do nosso país, desde as menores cidades, até as maiores cidades do nosso território, todos são igualmente importantes, não importa qual seja o tema, qual seja o tamanho, um museu é um museu e isso não muda independentemente do tipo.
Dos grandes nomes de museu do nosso país temos muitos na cidade de São Paulo, que uma vez desprovida de praias, assim como também de um grande número de atrativos naturais que são vistos em outras capitais brasileiras, se tornou ao longo do tempo uma cidade mais cultural, mais artística, de fato os museus da capital paulista são realmente excelentes.
Entre os museus da cidade de São Paulo, alguns nomes a serem citados são o MASP ou Museu de arte de São Paulo, o qual a sua própria estrutura já é uma verdadeira obra de arte, temos também o Museu da Língua Portuguesa, que mistura o novo, o moderno, com o antigo e a história da nossa língua sendo por fim uma opção interessantíssima à todos. Um nome que definitivamente não pode faltar é a Pinacoteca, esse museu que fica em uma construção extremamente moderna e despojada, abriga muitas obras e normalmente exibe artistas contemporâneos, tanto em exposições fixas como em exposições itinerantes. Além disso, não podemos esquecer também o digníssimo Museu do futebol que fica no estádio do Pacaembu.
Na cidade do Rio de Janeiro temos muitos museus maravilhosos, no entanto, um dos mais recentemente construídos e um dos mais procurados na atualidade é o Museu do Amanhã, o qual se trata de uma verdadeira obra de arte de arquitetura, o qual foi projetado por um arquiteto espanhol. O seu acervo conta com obras, exposições contemporâneas e recursos interativos que nos expõe ao futuro do nosso mundo, assim como também as consequências do mundo em que vivemos nos dias de hoje.
Um outro museu bem diferente e interessante que temos no Brasil é o museu Inhotim que fica na cidade de Brumadinho, muito próximo a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, ele é moderno, é integrado com a natureza, muitas exposições são ao ar livre, o que entrega um maravilhoso trabalho. Indo em direção ao Nordeste, temos na cidade do Recife o Instituto Ricardo Brennand que se trata de um local de arte integrada à natureza, é um espaço muito bonito e que contempla um excelente acervo.