Livros
Hoje temos muitos meios de comunicação, muitos deles são altamente modernos, tecnológicos e rápidos, tal como o telefone celular, o computador, a televisão e não podemos deixar de falar daquilo que faz tudo isso ser possível, a famosa internet, ela foi que possibilitou muitas das grandes mudanças do mundo atual, ela possibilitou muitas das coisas que vivemos e que para hoje já é tão enraizado nas nossas vidas, como por exemplo, as muitas redes sociais.
No entanto, um dos grandes tesouros da nossa humanidade são os livros, ainda que tanto tenha mudado na vida das pessoas hoje em dia, os livros ainda permanecem como um dos mais queridos prazeres de muitas pessoas. Os livros vêm se mantendo na história da humanidade desde muito tempo atrás, com a invenção da escrita surgiram os primeiros arquivos e histórias contadas.
Os povos mais antigos faziam dos lugares os seus livros a céu aberto, no Egito antigo por exemplo, muitas das histórias e ensinamentos eram gravados nas paredes, em construções, em pedras, etc. Depois vieram os “livros” em papiro, o papiro é feito com pedaços de uma planta, que após passar por um processamento bruto e simples acaba por se transformar em algo parecido com uma folha de papel, foi uma das grandes invenções dos egípcios.
Por muito tempo o papiro foi o principal método de preservar a história, o conhecimento, a cultura e os conhecimentos de um povo, ele se tornava uma espécie de livro dos tempos antigos, tanto que uma das maiores bibliotecas que já existiram no mundo, incluindo nessa comparação as bibliotecas que temos na atualidade, foi a grande biblioteca de Alexandria, que continha milhares de exemplares, das mais variadas áreas do conhecimento.
A biblioteca de Alexandria foi destruída após a queda de Cleópatra, quando houve a invasão romana no Egito, os romanos que naquela época não eram ainda tão evoluídos nas áreas do conhecimento quanto os egípcios, não aceitaram que todo esse conhecimento pudesse existir em outro lugar que não fosse no seu próprio império e por isso destruíram quase tudo que havia lá, ao invés de terem o usado para evoluir o seu povo.
Com essa atitude dos romanos a humanidade perdeu grande parte do seu conhecimento, já que no Egito de Cleópatra se prezava muito pelos conhecimentos científicos, ela inclusive era uma grande estudiosa de muitos assuntos, era uma mulher muito instruída, falava por volta de 9 línguas diferentes e tinha um grande conhecimento de medicina. Os egípcios tinham também estudos muito avançados em matemática, física, etc. Muitos dos conhecimentos nunca foram recuperados e outros tantos só voltaram a circular muitos séculos depois.
O ponto é que os livros e as suas muitas ramificações, classificações literárias estão conosco durante grande parte da história da humanidade, ainda que em alguns períodos como na Idade Média europeia, época em que o mundo regrediu em muitas áreas do conhecimento e da tecnologia por causa principalmente do fanatismo religioso, muitos dos gêneros literários tenham sido proibidos, os livros sempre fizeram parte da nossa história. Atualmente só se proíbe um ou outro gênero de livros em sistemas autoritários, como ditaduras declaradas ou ditaduras moderadas, como acontece em países democráticos que possuem lideres autoritários e fascistas.
Quais Os Tipos De Gêneros De Livros?
Quando entramos em uma livraria moderna, hoje temos muitas ainda no mercado apesar de algumas estarem em declínio devido aos livros online, logo já vemos os nomes dos diversos tipos de seções que existem dentro de um mesmo lugar, cada seção concentra os livros que abordam temas relacionados com ela, dessa forma é muito mais fácil para o leitor, para o comprador conseguir escolher as obras que deseja, diminuindo muito o seu tempo de procura.
Imagine por exemplo, você entrando em uma livraria e procurando por um livro sobre nutrição, mas a livraria não possui divisórias, com isso você tem que andar o espaço inteiro para que por fim possa encontrar o seu livro, que pode estar em qualquer lugar, nem mesmo as buscas dos atendentes poderiam te ajudar, já que não haveria setores nos seus computadores para que eles pudessem identificar, com esse exemplo fica bem mais fácil entender por qual motivo a diferenciação de gêneros literários se fez necessária ao longo dos anos, ela facilita a nossa vida em muitos aspectos.
Falamos, falamos e ainda não dissemos quais são então os gêneros de livros que existem nos dias de hoje, quais estão disponíveis para procurarmos algo que nos interessa e que nos prende a atenção, então abaixo vamos apresentar uma lista de seções que se dividem dentro de 3 grandes gêneros, são eles gêneros líricos, gêneros dramáticos e gêneros narrativos:
Dentro Dos Gêneros Líricos Temos:
- A poesia;
- A sátira;
- O soneto;
- O acróstico;
- O haicai (modalidade japonesa que não é tão comum nos países do Ocidente como o Brasil).
Dentro Dos Gêneros Dramáticos Temos:
- A tragédia;
- A farsa;
- A elegia (Um dos grandes exemplos desse gênero é o mundialmente famoso livro de Shakespeare, a obra Romeu e Julieta).
Dentro dos gêneros narrativos temos algumas das seções mais conhecidas por nós, principalmente no mundo Ocidental:
- O romance que é um gênero autônomo, mas que por sua vez ainda se ramifica em mais 3 categorias dentro dele, são essas categorias, o romance de aprendizagem, o romance psicológico e o romance policial;
- A fábula;
- A novela que é muitos dos livros que conhecemos e muitas vezes classificamos como romance, por exemplo O Alienista de Machado de Assis, grande escritor brasileiro;
- O conto;
- A crônica;
- O ensaio;
- A poesia épica, também chamada de epopeia;
- A auto biografia;
- A biografia;
- A fantasia e a fantasia do tipo científica;
- A ficção científica;
- Os folhetins;
- O horror;
- A literatura infanto juvenil;
- A literatura adulta;
- As novelas de cavalaria;
- A paródia;
- O suspense;
- A literatura gótica;
- A literatura esotérica;
- A literatura de auto ajuda;
- A literatura de aventura;
- A literatura espírita;
- A literatura de guerra;
- A literatura de negócios;
- A literatura de espiritualidade (livros católicos, evangélicos e de outras religiões);
- A literatura de guerra;
- A literatura de negócios;
- A literatura de nutrição;
- Os livros de receita.
Essa é uma longa lista, que são nada mais, nada menos do que as muitas divisões literárias que temos nos dias de hoje, são muitas opções para você ler, aprender e entrar de cabeça em um mundo novo, cheio de novidades e reviravoltas, sem nem ao menos sair de casa, hoje há muitas pessoas que perderam o hábito de ler, mas também existem muitas que são apaixonadas por essa prática, há também aquelas que ainda sentem prazer nos pequenos momentos, como sentir pela primeira ver o cheirinho de um livro novo, como abrir uma página e começar a se jogar em uma nova história.