Qual É O Museu Mais Visitado Do Mundo?

Qual É O Museu Mais Visitado Do Mundo?

O museu do Louvre está em primeiro lugar nas listas dos museus mais visitados em todo o mundo, o que não é para menos, afinal o seu acervo é um dos mais importantes e significativos, inclusive a peça mais procurada e considerada a mais importante do mundo das artes está lá, a obra de Leonardo da Vinci “Mona Lisa”, que é como a chamamos aqui no Brasil, no entanto, o seu nome original é Mona Lisa del Giocondo, mais conhecida na Europa apenas como La Gioconda (que é seu nome em italiano) ou como La Joconde (que é seu nome em francês), lembrando que o quadro foi originalmente pintado na Itália, provavelmente na bela cidade de Florença.

Além do museu do Louvre, há outras instituições que merecem destaque no quesito de museus mais visitados do mundo, essas listas são feitas com base nas médias anuais de pessoas que passam pelos locais, normalmente apesar de algumas variações nos números, sendo elas para mais ou para menos, não há grandes mudanças na quantidade de um ano para outro, sendo assim foi possível que fosse criada uma lista dos 10 museus mais procurados por turistas, sendo que o Museu do Louvre na França encabeça essa lista, a seguir vamos falar um pouco mais sobre ele, mas agora citaremos os outros colocados entre os 10 mais visitados do mundo.

Em segundo lugar da lista vem o Museu Nacional da China, que está localizado na cidade de Pequim, ele foi criado no ano de 2003 em decorrência da fusão de duas outras instituições, são elas o Museu da Revolução chinesa e o Museu Nacional de História chinesa, anualmente o novo museu recebe mais de 8 milhões de visitantes. Em terceiro lugar vem o The Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente o MET, que está localizado em Manhattan, Nova York, Estados Unidos da América, ele foi inaugurado no ano de 1870, mas o grande e valioso acervo que tem hoje foi sendo adquirido ao longo do tempo, o número de visitantes anualmente quase chega ao número de 7 milhões de pessoas.

Os Museus do Vaticano, que estão localizado no estado independente do Vaticano, que por sua vez fica dentro dos limites da cidade de Roma na Itália, entra na lista na quarta posição, recebendo anualmente por volta de 6 milhões e meio de visitantes anualmente. Esse museu teve origem no século XVI e conta com um importante acervo, incluindo alguns dos trabalhos de grandes artistas da humanidade, como Rafael e Michelangelo. Na quinta posição temos o British Museum, que fica na capital do país, a cidade de Londres. O número de visitantes anual é de quase 6 milhões de pessoas. O museu foi criado no ano de 1753 e conta com um enorme acervo.

Foto de um Museu

Museu do Louvre

Mais um museu da Inglaterra entra em nossa lista, agora o Tate Modern, que recebe cerca de 5 milhões e meio de visitantes todos os anos, ele também está localizado na cidade de Londres e tem o seu acervo mais voltado para a arte moderna e contemporânea, aliás o próprio prédio em que está localizado se trata de uma obra de arquitetura contemporânea. E na sétima posição está o The National Gallery of Art, que fica na capital americana, a cidade de Washington e tem um público anual que ultrapassa os 5 milhões de pessoas, traduzindo o seu nome fica Galeria de Arte Nacional.

A National Gallery da Inglaterra, também fica entre os 10 mais visitados na posição de número 8. Essa galeria fica na cidade de Londres e a entrada é gratuita, o que é um belo atrativo aos turistas, principalmente porque o seu acervo conta com obras de Van Gogh, entre outros grandes nomes da arte, esse museu recebe pouco mais de 5 milhões de pessoas a cada ano. A nona instituição da lista fica em Taiwan e se chama Museu do Palácio Nacional, se trata de um museu que tem artefatos de até 8 mil anos atrás sobre a história do povo Chinês. É um museu que conta com um acervo muito importante no ponto de vista histórico e cultural, além disso, o edifício também é uma bela obra de arquitetura clássica e ancestral local. Anualmente passam cerca de 4 milhões e meio de pessoas por lá.

Em décimo lugar temos o Museu Hermitage, que está localizado na cidade de São Petersburgo, uma das maiores cidades da Rússia, ele foi inaugurado no ano de 1852 e é um dos maiores museus do mundo em tamanho, ele conta com um acervo que é conhecido mundialmente como o mais abrangente em seleção de pinturas e obras. Agora vamos voltar ao nosso número um da lista, será que você conhece bem sobre o Museu do Louvre? O seu funcionamento, a sua história, ou sequer as informações básicas sobre ele? Bom se você acha que ainda lhe faltam informações sobre esse belíssimo museu, aqui vamos falar um pouco mais sobre coisas importantes que você deve saber, principalmente se fazer uma visita ao Louvre está nos seus planos futuros.

Museu do Louvre

Esse museu está localizado na cidade de Paris, capital da França, ele definitivamente é um dos lugares onde as pessoas que viajam ao país mais tiram fotos ou fazem referências a ele. O Louvre é citado em muitos seriados, em muitos livros, em muitos filmes, ele mora no imaginário das pessoas, inclusive por causa do lugar onde está localizado, que é conhecido como o Palais do Louvre, ou em português Palácio do Louvre, ele além de ser o mais visitado, é também o maior museu em tamanho do mundo.

O palácio onde o museu está localizado foi construído há muitos séculos atrás, mais especificamente no século XII, quando o rei da França era Felipe II, no entanto, primeiramente a sua função era de ser uma fortaleza real, um lugar onde seria possível proteger a cidade e a família real, no entanto, Paris foi crescendo e ultrapassou os limites dessa fortaleza, sendo assim, o espaço perdeu o seu propósito original de proteção da cidade, mas não deixou de ser um espaço muito grande, muito bonito e bem decorado, então a realeza francesa resolveu se mudar para lá por volta de 1546. O Louvre passou a ser a residência oficial dos reis franceses até o reinado de Luís XIV, quando a residência oficial da realeza passou a ser o Palácio de Versalhes.

A partir de então o palácio do Louvre foi transformado em um local para guardar o acervo de obras de arte da família real, o acervo de esculturas, de peças históricas, enfim, tudo de valor e que não estava sendo usado em Versalhes, foi enviado para o Louvre. No final do século XVII duas instituições passaram a ocupar o Louvre, instituições ligadas ao ensino das artes, no entanto, a sua mudança para museu veio apenas no século XVIII, quando foi determinado que o espaço deveria se tornar um museu pela Assembleia Nacional Constituinte, formada durante a Revolução Francesa.

O museu passou por duas inaugurações, a primeira que aconteceu no mês de agosto de 1793 e a segunda no ano de 1801, quando foi reaberto após um período fechado, no início não havia um grande acervo, o museu contava com itens da realeza, itens que eram das igrejas e que haviam sido confiscados. Durante o período napoleônico o acervo cresceu bastante, pois Napoleão Bonaparte gostava de investir em artes e principalmente investir em si mesmo e em seu nome, inclusive nesta época ele alterou a nomenclatura para Museu Napoleão, após o fim do período do governo de napoleão, o museu voltou ao seu nome original e continuou sendo expandido até chegar no acervo que se tem hoje, que é um acervo riquíssimo, que está distribuído em 8 divisões principais no museu, são elas:

  • Arte decorativa;
  • Arte islâmica;
  • Antiguidades Egípcias;
  • Antiguidades gregas, etruscas e romanas;
  • Antiguidades do Oriente Médio;
  • Escultura;
  • Impressões e desenhos;
  • Pinturas.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *