Museus
Os museus são locais onde se guardam peças, materiais, artigos científicos, ou qualquer outro objeto que seja para a manutenção da memória ou do conhecimento, de determinada época, de determinado fato, de determinada cultura, etc. Os museus são as instituições que tem como objetivo conservar, estudar, expor qualquer coisa que se constitua de interesse duradouro, ou ainda que tenha valor cultural, social, histórico, artístico ou qualquer outro valor que se deseje manter.
Devemos esclarecer que a palavra museu tem como seu significado mais antigo a definição “Templo das musas”, os primeiros usos dessa palavra remetem ao Egito antigo, mais especificamente a região de Alexandria, onde o termo e designava locais que tinham a função de servir para o estudo, discussão e pesquisa de artes e das ciências.
Pequenos museus, ou melhor, os primeiros esboços do que seriam os museus posteriormente já podiam ser vistos na região da Itália, nos tempos antigos, isso porque haviam por lá alguns indivíduos que mantinham coleções de arte e as exibiam, haviam também pessoas que doavam inteiras coleções para instituições, já com a intenção de promover o conhecimento e os estudos.
Os museus são instituições muito importantes para o nosso mundo, eles guardam o nosso passado, nossa história, nossa cultura, eles existem para que nunca nos esqueçamos de todo o percurso que fizemos para chegar no lugar onde estamos hoje, os museus não são muito valorizados como deveriam aqui no Brasil, muitas vezes eles são até mesmo negligenciados pelas entidades públicas, é de se esperar em um país que sucateia a educação e prefere que o seu povo permaneça ignorante, ao invés de ter voz.
No mundo a fora os museus são umas das principais atrações procuradas não só pelos turistas, mas também pelos locais, os habitantes dos países mais desenvolvidos têm um conhecimento muito maior sobre a importância de manter a sua cultura viva e lembrar do seu passado, primeiro para que não esqueçamos de onde viemos, segundo para que não esqueçamos dos erros cometidos no passado e para que dessa forma não voltemos a cometê-los, terceiro para que possamos sempre evoluir, além de também dar importância a história e as artes.
Um exemplo do que foi dito acima, acontece na Alemanha que mantém muitos museus sobre a sua história, além de ter um grande memorial em homenagem às vítimas do nazismo, uma das maiores desgraças da sua história e de toda a história mundial. Os alemães recebem uma educação desde sempre, de que devemos nos lembrar dos nossos erros para que não voltemos a errar da mesma forma, por isso incitar o nazismo ou sequer elogiar o nazismo é crime de prisão por lá, o povo alemão admite que esse foi o pior erro de sua história, e lembrar disso, de toda a dor causada e de todas as desgraças que vieram com isso, é de extrema importância para garantir que andemos para a frente e de forma nenhuma para trás.
Os museus são muito mais que paredes, eles carregam a história de toda a humanidade dentro de si, eles tem um simbolismo imenso, é uma pena que a grande maioria da população brasileira não consegue ter consciência disso, porque nunca chegou a ser estimulado a ter essa consciência histórica, artística e cultural, o Brasil conta com grande museus e com acervos incríveis, mas as visitas em museus por aqui são muito menores do que as visitas em outros pontos turísticos, ao contrário do que acontece nos países tecnológicos e desenvolvidos.
Qual Foi O Primeiro Museu a Ser Criado No Mundo?
Oficialmente o primeiro museu moderno de que se tem conhecimento, constituído nas formas e nos moldes que conhecemos hoje, foi o museu Ashmolean, ele foi criado na data de 6 de junho de 1683. Esse museu está localizado dentro do Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra e na cidade de Oxford, inclusive ele faz parte da importante e renomada Universidade de Oxford, hoje ele é conhecido como o museu de arte e de arqueologia da universidade.
O museu começou a ser criado, antes mesmo dele ser criado, isso porque inicialmente se exibiam retratos e curiosidades que pertenciam a biblioteca Bodleian, neste mesmo local, os seus mesmos idealizadores, passaram a colecionar e adicionar objetos importantes em seu acervo, ao longo dos anos seguintes, tal como a espada do famoso rei Henrique VIII da Inglaterra.
A sua fundação original só foi possível por causa da doação de um acervo que pertencia anteriormente a John Tradescant, essa doação foi feita através de Elias Ashmole, que inclusive foi homenageado com o nome do museu, a partir da sua doação foi possível de fato dar ao espaço uma configuração que remete aos museus atuais, dessa forma se tornando o primeiro museu criado com os moldes da atualidade.
Atualmente esse museu não está exatamente como era na época de sua criação, a começar falando de sua estrutura física, que mudou, hoje o museu é formado pelo local antigo (seu primeiro prédio), além de mais uma ala que foi adicionada, portanto, ele é maior do que a sua estrutura original e também possui muito mais peças do que originalmente. No século XVIII o museu recebeu um importante acervo através também da doação, esse acervo incluía artefatos muito antigos, tal como múmias egípcias.
Esse museu na atualidade é um dos principais museus de todo o Reino Unido, ele também é um dos mais visitados do seu país, isso se deve ao seu grande e importante acervo, que é considerado cada vez mais importante e valorizado a cada ano que se passa. O mais interessante é que ele é um museu público, sendo assim não é preciso pagar pela entrada em suas dependências, você pode visita-lo gratuitamente, basta ir até a cidade de Oxford.
No Brasil os mais antigos museus são o Museu Nacional no Rio de Janeiro capital, que foi criado no ano de 1818 em uma outra instalação, tendo depois se mudado para a instalação atual. Uma outra instituição brasileira também muito antiga (para os padrões brasileiros) é o Instituto Arqueológico, histórico e geográfico de Pernambuco, que está localizado na cidade de Recife, a inauguração deste museu se deu em 28 de janeiro do ano de 1862, e ele continua sendo uma das mais importantes instituições do Brasil.