Quem Foi O Primeiro Rei De Portugal?

Portugal E Sua História

Hoje nós conhecemos o país Portugal como o grande colonizador do Brasil, uma nação que está localizada na Europa e que tem um papel importantíssimo e predominante no descobrimento dos novos mundos nos séculos XVI e XVII, os navegantes portugueses mudaram muitas coisas dentro e fora do continente europeu, eles definitivamente mudaram para sempre as relações mundiais.

Sobre o que foi dito acima, muitas pessoas já sabem a muito tempo, inclusive estudamos muito sobre a época das grandes navegações e a época medieval, não somente em Portugal, mas em toda a Europa, por esse motivo, esse se trata de um conhecimento já muito difundido na imaginação e na memória das pessoas, mas fica aquela dúvida, o que veio antes disso? O que era Portugal no começo? Como surgiu Portugal como nação? Quem criou, unificou e formou essa nação? Essas são dúvidas que normalmente não são respondidas dentro das salas de aula.

No lugar onde hoje é o Estado português já viveram muitos povos, desde os primeiros homens, ainda em sua vida com hábitos de caçadores e outros hábitos primitivos, até que começou a ser povoado por alguns grupos do passado, como por exemplo, os fenícios, os povos conhecidos como cartaginenses que ocupavam as costas mediterrâneas, os celtas também viveram na região onde atualmente é Portugal.

Na época da expansão do Império Romano, assim como toda a Europa, a região de Portugal também foi invadida e conquistada, dessa forma incorporou muitos hábitos romanos que vigoram nos costumes do país até os dias de hoje, incluindo a língua portuguesa que se deriva da linguagem romana. Aliás todo o mundo Ocidental, por mais que as vezes não percebemos, é completamente influenciado por hábitos que foram herdados da época do Império Romano, também nos costumes e tradições que mantemos até hoje, na religião e nas leis, entre muitos outros fatores.

Mesmo o Império Romano tendo tido um declínio considerável e de fato perdido o seu poder alguns séculos depois de Cristo, muitas das suas tradições e invenções seguiram vivas, ainda que a região tenha sido invadida tanto por povos germânicos, quanto por povos muçulmanos e mouros, essas invasões acabaram somente nos séculos II e III, quando aconteceu o que ficou conhecido como a reconquista cristã, que foi quando os cristãos da época do império romano, que por muito tempo estavam exilados ao Norte tomaram as suas antigas terras de volta e em seguida fundaram o reino de Portugal.

Quem Foi O Primeiro Rei De Portugal?

Agora que já conhecemos um pouco mais do que se passou nas terras da atual Portugal, antes que o país sequer existisse, podemos dizer quem foi o seu primeiro rei e como ele conseguiu chegar a essa posição e conquistar o seu lugar. O primeiro rei de Portugal como nação, foi Afonso Henriques ou como ficou conhecido após começar o seu reinado, Afonso I.

Afonso I

Afonso I

Dom Afonso Henriques que nasceu no dia 5 de agosto do ano de 1109, era filho de Dom Henrique de Borgonha e de Teresa da dinastia de Leão. Ele lutou pela independência da região e expulsão de outros povos do local, ele lutou muitas batalhas por esse ideal, inclusive tendo lutado contra tropas da sua própria mãe que havia se aliado a outra família para adquirir poder sobre aquela região, tenho ganhado as lutas que travou, ou melhor, as guerras, ele então após um dia de luta vitorioso, Dom Afonso Henriques se auto declarou Rei de Portugal, tendo tido apoio imediato dos seus companheiros de batalhas.

Vale lembrar que Portugal por um certo período, antes de se tornar uma nação e reino independente, fez parte do chamado Reino de Leão, que dominava quase toda a península ibérica naquela época, a região de Portugal se chamava Condado de Portucale, onde o pai de Dom Afonso Henriques foi Conde, tendo passado esse título para ele, até que Dom Afonso Henriques resolveu lutar pela conquista da independência, consequentemente após as suas vitorias tendo se tornado rei.

Dom Afonso Henriques

Dom Afonso Henriques

Rei Afonso I, o conquistador, não descansou pelo resto de sua vida não, ao contrário disso ele lutou cada vez mais pelas terras portuguesas, lutando pelas fronteiras do Sul do país e empurrando cada vez os “invasores” muçulmanos da região, até que conquistou o que hoje é conhecido como o Sul de Portugal, incluindo a região da famosa cidade de Lisboa.

Sobre a data da independência considerando o seu âmbito formal, há algumas divergências de opinião, algumas pessoas consideram que essa independência aconteceu no ano de 1143, quando o agora Rei Afonso I, também conhecido como Afonso o Conquistador, assinou o que ficou conhecido como tratado de Zamora, que foi um acordo assinado entre Rei Afonso I e Afonso VII de Leão, que inclusive era seu primo, nesse tratado Afonso de Leão reconhecia a independência de Portugal.

Afonso VII de Leão

Afonso VII de Leão

Outras pessoas por sua vez consideram que a independência de Portugal aconteceu somente no ano de 1179, quando o papa da época reconheceu Portugal como nação, que no caso foi o papa Alexandre III, no qual ele emitiu um documento, chamado de bula reconhecendo o já firmado Tratado de Zamora e declarando ao mundo que o Reino de Portugal era independente do Reino de Leão.

Na época em que o papa Alexandre III reconheceu o Reino de Portugal, Rei Afonso I já estava um pouco mais distanciado do seu cargo, sendo os seus filhos que cuidavam da maior parte dos assuntos do reino, eles deram continuidade as lutas de conquista de outras regiões do país. O seu filho que assumiu após a sua morte no ano de 1185, foi seu filho Sancho, que no início governou em sistema de regência ao lado da sua irmã Teresa, mas após a morte do seu pai ele permaneceu com a coroa e ganhou o título de Rei Sancho I, ele se casou com Dulce de Aragão, que era filha da uma das famílias reais da região da atual Espanha.

Não sabemos hoje que rumo teria tomado aquela região se não fosse a luta do Rei Afonso I, pode ser que outras tropas tivessem lutado pelo local, pode ser que os muçulmanos tivessem se estabelecido, pode ser que os espanhóis tivessem se apropriado de toda a península ibérica, são muitas as possibilidades, mas o fato é que ele teve a coragem de lutar pelo que acreditou e fundou uma nação que hoje é um dos berços da história e cultura ocidental, um dos mais distintos países do mundo moderno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *