Sonhos Recorrentes com a Mesma Pessoa

Os sonhos recorrentes são a forma que o subconsciente tem nos enviar mensagens a respeito de alguma coisa que precisamos mudar ou resolver em nossas vidas. No que concerne a atitudes e sentimentos é possível que nós tenhamos uma postura mais fechada evitando assim assimilar mudanças que se mostram relevantes, mas que talvez sejam difíceis de tomar.

Se você tem sonhado com frequência com a mesma pessoa ou situação saiba que está recebendo um aviso do seu subconsciente de maneira que vale a pena repensar como tem agido. Entenda melhor como funciona o mecanismo de sonhos repetidos e porque eles nunca devem ser ignorados.

Entendendo Mais Sobre Sonhos

O primeiro ponto relevante a esclarecer é que sonhos servem para fortalecer a memória e filtrar o que se encontra em nosso subconsciente para nos livrar de ideias antigas abrindo espaço para as novas. Ainda não se tem plena certeza se a visão de Freud – de que sonhos são manifestações de desejos inconscientes não realizados – é realmente aplicável.

O que se sabe é que pessoas que nunca sonham podem ter problemas de saúde assim como acontece com os animais que ao não registrar atividades de sonho apresentam – na maioria dos casos – início de desenvolvimento de alguma doença. De acordo com especialistas cerca de 90% dos sonhos podem ser esquecidos, pois se trata apenas de uma forma do subconsciente eliminar lixo acumulado no dia a dia. Os sonhos que realmente devem ser considerados são os recorrentes e/ou chocantes.

Por que Alguns Sonhos se Tornam Recorrentes?

Pense que o seu subconsciente é um amigo sábio que sempre tenta te dar bons conselhos e você simplesmente ignora. Esse amigo, que é bastante dedicado, decide então repetir insistentemente o conselho, noite após noite. A ideia é simples, quanto mais um elemento se repete em nosso inconsciente mais passamos a percebê-lo. Quando a mensagem tem a ver com uma pessoa é possível vê-la num mesmo sonho que se repete ou então em sonhos diferentes.

Se mesmo com a intensidade da repetição a mensagem não foi assimilada o subconsciente parte para o segundo passo, o do choque. Por isso algumas pessoas têm pesadelos após sonhar muito tempo com o mesmo tema. Para que se tenha memória do que foi produzido pelo seu subconsciente é essencial chocar a mente. Isso significa que é bom ficar bem atento ao que seus sonhos estão dizendo sobre você.

Atenção aos Pesadelos

Vale ressaltar que em alguns casos o subconsciente pode partir direto para os pesadelos sem passar pelos sonhos recorrentes. Isso acontece quando a mensagem é muito importante e o indivíduo precisa assimilá-la com rapidez. O choque de ter um pesadelo faz com que a pessoa pense a respeito do tema.

Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Em alguns casos a repetição de um mesmo sonho representa a existência de um trauma podendo configurar o que a psiquiatria chama de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT). São suscetíveis a essa doença indivíduos que passaram por situações de forte estresse como acidentes, assaltos, sequestros e guerras.

O choque da situação produz a repetição de sonhos ligados a esse momento específico que faz com que o indivíduo apresente situações como taquicardia e sudorese ao acordar repentinamente de um pesadelo. Em média entre 15% e 20% de pessoas que passaram por essa situação apresentam desenvolvimento de TEPT. Quem passa por essa situação deve procurar acompanhamento de um especialista. Sono e sonhos de qualidade são fundamentais para a manutenção da saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *