Use dramatizações. Convide as crianças a fingirem para serem em uma bola (esfera) ou caixa (prisma retangular), sentindo as faces, arestas e cantos e para dramatizar problemas aritméticos simples, tais como: Três sapos pularam na lagoa, depois mais um. Quantos estão lá em todos?
Use Corpos das Crianças
Sugira que as crianças mostrem quantos pés e boca eles têm. Em seguida, convide as crianças para mostrar os números com os dedos, começando com o familiar, “Quantos anos você tem?” para exibir e mostrar números de maneiras diferentes (por exemplo, cinco de um lado e dois no outro).
Blocos de Crianças
Envolva as crianças em jogo de blocos que lhes permitem fazer matemática de várias maneiras, incluindo a separação e seriação, criando desenhos simétricos e edifícios, fazendo padrões, assim por diante.
Em seguida, apresente um jogo de loja de dinossauro. Sugira que as crianças comprem e vendam os dinossauros de brinquedo ou outros pequenos objetos, aprendendo a contar, fazendo aritmética, valor e conceitos de como administrar o próprio dinheiro.
Use brinquedos para crianças. Incentive a usar “cenas” e brinquedos para atuar em situações. Utilize histórias infantis. Livros compartilham com as crianças a arte de aprender matemática e também são boas histórias.
Utilize a criatividade natural das crianças. Ideias sobre a matemática devem ser discutidas com todas as crianças. Use a resolução de problemas e habilidades. Peça às crianças para descrever como elas iriam descobrir soluções, tais como a obtenção de uma tesoura sobre a sua mesa ou quantos lanches seria necessário se um hóspede se juntar ao grupo. Incentive-os a usar os seus próprios dedos ou manipular qualquer outra coisa que possa ser útil para a resolução de problemas.
Aposte na tecnologia. Tente câmeras digitais para registrar o trabalho das crianças matemática, em seu jogo ou atividades planejadas e depois use as fotografias para ajudar nas discussões e reflexões com crianças, planejamento curricular e de comunicação com os pais.
Utilizar avaliações para medir a aprendizagem das crianças matemática. Reúna atividades a pequenos grupos para aprender sobre o pensamento matemático das crianças e tomar decisões informadas sobre o que cada criança pode ser capaz de aprender com as experiências futuras. Tente também ter avaliações de computador. Use programas que avaliam as crianças de modo automático.
Dança Decimal
Há muitas maneiras criativas de trazer o divertimento para a sua classe. Na verdade, o humor pode servir como mnemônico que leva à retenção de material. Quando os estudantes de ensino multiplicam decimais, muitas vezes se esquecem de contar para o valor decimal. Para ajudá-los a lembrar-se de marcar existe a dança decimal.
No quadro negro é necessário exagerar o movimento de contagem de casas decimais. Faça grande arco branco sob cada dígito até ter contribuído para o número correto de casas decimais.
A Dança Decimal faz com que os alunos não se esqueçam de contabilizar o valor decimal, depois multiplicando decimais. Pode parecer bobagem, mas funciona!
Carregando a Frente
A maioria dos professores ao iniciar o ano letivo revê conceitos previamente aprendidos. No entanto, este é um momento em que os alunos estão mais motivados a aprender. Por que não introduzir um novo tópico que eles nunca viram antes? Esta técnica, conhecida como carregamento frontal, mostra aos estudantes que pretende desafiá-los ao definir o tom para o ano.
Frações e Barras de Chocolate
Ao introduzir o conceito de multiplicar frações, use oito cubos de cor marrom para representar uma barra de chocolate. Ofereça meia da barra para um aluno. Na sequência peça para cada criança oferecer 1/4 ao amigo / a. Então eu pergunte: “Qual a fração da barra de chocolate original?” Os alunos aprendem rapidamente que uma peça é parte menor de um inteiro.
Em seguida, distribua cubos para cada grupo e peça aos alunos exercícios de multiplicação completos utilizando ambos os cubos e aritméticas. Eles logo descobrem que a lei comutativa se aplica à multiplicação de frações.
A Onda de Casa
De vez em quando motive os alunos a fazer o seu dever de casa. Se cada aluno tiver concluído sua missão, eles tiram as folhas de atribuição e movem. Isso é como a onda da arquibancada em um jogo, exceto que eles estão acenando a lição de casa ao invés de seus braços. Os alunos gostam dessa atividade porque existe o uso da atividade física.
Probabilidade: Ensine probabilidade no final do ano escolar, quando os alunos ficam inquietos. Use atividades mnemônicas para ajudar os estudantes a se lembrar de definições de probabilidade.
Alguns alunos têm dificuldade para compreender o fato de que um decimal repete vai para sempre. Comece com uma fração simples, como um terço. No quadro-negro, divida o numerador pelo denominador várias vezes até que um padrão se torna aparente. Eu, pergunte a classe o que eles acham que vai acontecer e continue a reduzir a zero e divisão.
A maioria deles diz que vai conseguir manter o mesmo algarismo no dividendo. Enfatize o conceito de casas decimais com constante repetição.
O Preço Certo
As crianças sentam-se no tapete na frente da lousa. O professor escolhe dois ‘concorrentes’ para sentar com as costas contra o bordo (de frente para a classe). O professor, então, escreve um número no quadro. Os dois competidores devem se revezar para adivinhar o resultado do problema de probabilidade.
A pessoa que adivinha o número ganha o jogo e dois novos competidores são escolhidos. A dificuldade do jogo pode ser modificada através do alargamento do intervalo de três níveis diferentes.
Vídeos Para Ensino
Na atualidade existem diversos tipos de desenhos animados ou séries de TV infantis que se preocupam em ensinar a matemática de maneira divertida. São interessantes porque costumam a chamar a atenção do público e também conta com recursos adicionais, como música, por exemplo.
Quase não existe criança no mundo que não gosta de desenhos animados. Os produzidos pela Disney podem ser indicações interessantes que ao mesmo tempo são conhecidas pelo público em geral, o que de fato aumenta as chances com que as crianças aprendam sem perceber que estão no processo de aprendizagem. Clique aqui e assista ao vídeo: DONALD no país da matemática.