O Hinduísmo é uma espécie de linha filosófica de âmbito religioso, mas que na realidade engloba não só a questão de espiritualidade, e sim uma série de outros fatores, como a cultura, a alimentação e características que atualmente misturam muito com questões políticas e sociais.
O Hinduísmo em sua forma como é conhecido atualmente resulta de uma série de modificações que o Hinduísmo original sofreu ao longo de sua existência. Nessa trajetória de modificações houve algumas fases, em que foram acrescentadas ou retiradas alguns detalhes ou características. O chamado Hinduísmo Vético é o que dá nome à primeira fase e que é caracterizada pelo culto aos deuses tribais; o deus supremo dessa fase é o deus do céu, chamado de Dyaus, que na teoria originou os demais deuses.
Já na segunda fase, o Hinduísmo Vético sofreu a influência de outras religiões e passou a ser chamado de Hinduísmo Bramânico, nome que vem da palavra Brahma, que significa a divindade da alma universal. Dentro dessa fase o culto é para a trindade que no caso é composta por Brahma, além de Vishnu e Shiva, que significam as divindades de preservação e de destruição, respectivamente.
A terceira fase é caracterizada pela influência de religiões cristãs e também pelo islamismo. Hoje algumas pessoas chamam esse resultado de Hinduísmo Híbrido. A primeira característica do Hinduísmo é a de ser uma religião politeísta, isto é, que crê em diversos deuses. Além do Brahma, que traduz a força que criou todo o Universo, Shiva e Vishnu, conforme já citados anteriormente, há Ganesha, que é o deus da sabedoria e também representa a sorte; Sarasvati, que é uma deusa responsável pelas artes e pela música e Matsya, que é o deus que de acordo com a teoria, salvou os seres humanos de sua total destruição.
Para os hindus, a chamada Lei do Carma é uma das mais características da cultura e da religião. Segundo essa lei, as ações praticadas no planeta Terra são o que define a trajetória da alma e a libertação da alma de cada um se dá no fim do ciclo da morte e no renascimento, que é o chamado moksha. Para adorar os deuses nos rituais hindus sempre há a meditação, chamada de darshan e as preces em forma de canto, que são os mantras dedicados a absolutamente todos os deuses representantes, além da puja, que é a oferenda direcionada também a todos os deuses. O principal e mais importante mantra é bastante conhecido no Ocidente, que é o OM (aum), porque ele representa Deus, dentre outras coisas.
Os hindus também acreditam que a carne é algo sagrado e por isso as vacas são animais sagrados e a alimentação que contenha carne é uma atitude considerada impura para eles. A representação masculina se dá por Shiva e suas esposas Parvati, que representa mãe, Durga, que representa a beleza, Kali, que é a chamada senhora da destruição e a deusa da arte e da criatividade, Lakshmi, representam os princípios femininos na cultura e religião hindu.
A população hindu acredita muito no respeito aos antigos e às coisas antigas, além de a tradição ser algo extremamente sagrado, o que faz com que eles sejam bastante fechados quanto às mudanças do mundo moderno. Sendo assim, as principais crenças estão baseadas nos livros sagrados e nas divindades. Uma dessas crenças é o sistema de castas que ainda é bastante forte em algumas regiões da Índia, que é o que determina a estratificação social existente nesses locais, isto é, o status social que cada um tem, que é determinado pelo nascimento, de acordo com a família em que a pessoa nasceu.
Outra característica importante que também contribui para alguns problemas sociais dessa população é a crença nos banhos de rios, que para alguns trazem a purificação, mas estes são os mesmos rios em que os corpos de pessoas que morreram são jogados, além de eles serem depósito de detritos e lixo também. Os hindus também acreditam em seus guias espirituais e na existência de outras encarnações, que são a principal explicação para coisas que acontecem na vida atual de seus praticantes. O nascimento em uma casta de baixo nível, por exemplo, se dá em decorrência de algo de ruim ou de impuro feito em uma vida anterior e já os brâmanes são os representantes de mais alto nível e são os únicos que podem ter autoridade nos templos do Hinduísmo, sendo os únicos então que podem realizar os tradicionais rituais religiosos da cultura hindu.
Apesar de a Índia ser a principal representante do Hinduísmo, ele é muito prevalente em culturas e manifestações religiosas de outros países, como Bangladesh, Sri Lanka, Indonésia, além do Nepal e do Paquistão, se configurando como a terceira maior religião do mundo, de acordo com o número de seguidores.
Cultura Hindu
Uma das sociedades mais antigas do mundo é a civilização Hindu. Centralizada no Oriente médio e em algumas regiões bem estratégicas da Ásia, atualmente o território é ocupado pela Índia, que ficou distanciado dos povos e manteve o comércio interno até a época da Idade Média.
Sua cultura está dividida entre religião, deuses, dança e gastronomia.
Falando um pouco dos deuses, os mais conhecidos e adorados eram:
- Kali – Deusa da criação.
- Ganesha – Deus da sabedoria.
- Indra – Deus da guerra
- Yama – Deus da morte.
- Varuna – Deus do céu.
- Lakshmi – Deus da generosidade.