Festas Do Paraguai

Mesmo tão perto, os países da América Latina são totalmente diferentes, em sua maioria. E leva em conta não só a paisagem que se diferencia em grandes quedas d’água como Foz do Iguaçu, ou então grandes florestas como a Amazônica, ou ainda grandes picos como a Cordilheira dos Andes. Muito mais do que isso é a cultura que cada país desenvolveu. A maioria dos países ao nosso redor foram colonizados por espanhóis, somos os únicos colonizados por portugueses. Levando a primeira diferença tanto de linguagem e de modo de colonização, apesar que ambas eram colônias de exploração.

Outro fato curioso é as os povos nativos que se diferenciam bastante entre si, no Brasil eram indígenas, no Peru os incas e por assim vai, moldando a cultura da maneira que é hoje. Alguns países vizinhos a nós se tornam bem conhecidos principalmente pela maior facilidade de deslocamento. Dentro do Mercosul, temos livre acesso e isso ajuda bastante no turismo. O Mercosul é um tratado de livre comércio e livre ir e vir de pessoas com países como Argentina e Paraguai. 

Vale a pena visitar esses lugares, seja pela beleza de Foz do Iguaçu na fronteira entre Paraná e Paraguai ou então para comprar produtos por um preço bem barato. Quem nunca ouviu falar dos produtos falsificados do Paraguai? Mas nem só disso vive o país, o qual a economia cresce e sua cultura fortalece, tendo diversos festivais locais e outros atrativos.

Paraguai

É oficialmente uma república e seu nome vem do guarani, língua indígena. É bem central no continente, não havendo nenhuma saída para o mar e fazendo fronteiras com brasil ao leste, ao sul e oeste pela Argentina e ao norte e oeste pela Bolívia. Seu território é de cerca de quatrocentos mil quilômetros quadrados e chega a seis milhões de habitantes, sendo que a maioria vive no sudeste do país.

Na região metropolitana vive cerca de um terço da população, a capital se chama Assunção e como podemos ver a maior das características culturais do país vem dos nativos guarani. Havendo muitos mestiços e até mesmo totalmente guaranis, sendo tão forte que a língua ainda oficial junto com o Espanhol. É um dos países que menos possui variações geográficas, sendo em sua maioria plano, muito bom para a agropecuária, sendo destaque na soja mais ao sul e ao oeste mais a pecuária.

O rio Paraguai, que passa inclusive por nossas terras é o maior do país e ajuda muito no transporte entre a parte sua e norte do país. A população da fronteira entre Paraguai e Brasil é bastante misturada, sendo motivo até de preocupação e um pouco de falta de organização da fronteira que vem melhorando ao longo dos últimos anos.

Ainda sim é um dos países mais pobres da América latina, tentando se estabilizar economicamente e se mostrando promissora entre os anos de 2010 até os dias atuais.

Ainda sim a desigualdade permanece alta e o setor primário sendo o mais importante se torna instável devido a necessidade de um clima boa para uma agricultura e pecuária de qualidade. Hoje em dia já conseguiu subir um pouco mais no índice de desenvolvimento humano, sendo de 0,702, valor considerado alto.

Festas E Cultura Paraguaias 

Possui costumes bem parecidos com os nossos, principalmente se tratando de comida, seja no arroz, batata e no milho. É um país que produz muita carne e leite, sendo primordial em sua alimentação. A cultura local se divide entre uma miscigenação entre Europa e Indígenas. De maneira geral são bem receptivos e possuem algumas comemorações típicas bem legais de se presenciar.

Há uma presença forte do teatro, mas também em música e literatura. O Museu de História Nacional e Etnografia é uma boa parada para quem quer conhecer mais sobre o país. O Conservatório Nacional de Música também muito importante principalmente pela influência africana e indígena nas músicas locais.  

O centro cultural mais visitado é o Villarrica, sendo muito frequentado por jovens universitários, localizado bem perto de Assunção. Os instrumentos mais comuns nas músicas são a viola e a harpa. Assim como o brasileiro também possui carnaval, além disso possuem uma tradição bem forte de comemorar a independência com grandes festas.

Para conhecer de verdade o Paraguai é muito válido ir para o interior com um maior número de nativos e lógico de eventos típicos. O que não falta é opção para conhecer no país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festival

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *