Curiosidades do Paraguai

Entre Brasil, Argentina e Bolívia, o Paraguai, é um país sem saída para o mar cuja capital é Assunção. Além de paisagens exóticas – conta com uma faixa do Pantanal, Chaco e floresta tropical – também é uma nação que se destaca por preservar traços marcantes da cultura indígena assim como características bem curiosas. Continue lendo e saiba mais sobre o Paraguai!

Confira Algumas Curiosidades do Paraguai

Você pensa em algum dia visitar nosso vizinho? Então é interessante conhecer alguns detalhes curiosos para não cometer nenhuma gafe e aproveitar ao máximo seu passeio.

– Tereré e Não Chimarrão

Tereré

Tereré

O famoso chimarrão – muito consumido pelos gaúchos – não é tão famoso no Paraguai quanto o tereré. A principal diferença entre as duas bebidas feitas de erva mate está no fato de que a última é consumida gelada enquanto o chimarrão é consumido quente. De acordo com uma lenda a versão gelada do chimarrão foi criada por militares que não podiam acender fogueira para preparar a bebida, se fizessem isso acabariam chamando a atenção dos rivais.

– Guerra do Paraguai

No período entre os anos de 1864 e 1870 aconteceu a chamada Guerra do Paraguai em que o país enfrentou a tríplice aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito teve início quando os paraguaios invadiram território do estado do Mato Grosso. O Paraguai foi o grande derrotado e isso fez com que ficasse ainda mais atrasado em relação aos seus companheiros de América do Sul.

– Sociedade em Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Parece que nem o Brasil e nem o Paraguai guardam ressentimentos da guerra mencionada acima, pois são sócios na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Por muito tempo essa foi considerada a maior construção desse tipo. Para se ter uma ideia foi usada uma quantidade de cimento equivalente a construção de 210 Maracanãs. A energia produzida pela usina é repartida entre os países.

– Sopa Sólida

Sopa Sólida

Sopa Sólida

Os adeptos de conhecer a culinária de diferentes países irão se surpreender com a sopa favorita dos paraguaios que é feita de pão de milho, cebola e queijo. Conforme uma lenda um cozinheiro exagerou sem querer na quantidade de farinha de uma receita líquida e acabou criando esse prato que é um verdadeiro sucesso da gastronomia paraguaia.

– Carnaval do Paraguai

O carnaval do Paraguai parece bastante com o carnaval do Rio de Janeiro (com direito a desfile de escolas de samba) sendo que a festa mais famosa é a de Encarnaceno realizada quase sempre em fevereiro. Milhares de pessoas se juntam para festejar e até mesmo passistas brasileiras são contratadas para colocar todo mundo para sambar.

– Herança Indígena e Herança Europeia

Cultura Indígena

Cultura Indígena

Algo bastante interessante sobre o Paraguai é o fato de que o país mantém muito da cultura indígena que existia antes da chegada dos colonizadores europeus. Dentre os países da América do Sul é o que mais preservou os hábitos sendo que uma das duas línguas oficiais é o guarani. A outra é o espanhol. Os europeus deixaram alguns traços culturais que se misturaram a essência indígena.

– Futebol no Paraguai

Dona de dois títulos da Copa América, dos anos de 1953 e 1979, a seleção Paraguaia já participou de oito Copas do Mundo. O melhor resultado foi chegar as quartas de final no ano de 2010. O time de maior destaque no país é o Olímpia que levou três títulos da Libertadores da América.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Paraguai? Deixe seus comentários abaixo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *