O que é Preciso para que uma Criança Sinta Prazer ao ir para a Escola

Para alguns pais e mães pode ser  um problemas grande o momento dos filhos irem para as escolas. No início dessa fase é dolorido tanto para os pais quanto para o filho ter que deixar a criança passar, muitas das vezes, o dia todo em uma escolinha, pois essa separação irá fugir do que estavam até então habituados. Mas com o passar do tempo os pais se acostumam, ainda mais se há confiança na escola em que o filho irá passar o dia. Mas quem pode demorar um pouco mais para se adaptar são os pequenos filhos, que muitas vezes não suportam a separação momentânea de seus pais, por isso, é importante se atentar para algumas questões e tentar fazer com que a ida a escola seja algo prazeroso e também momento não só de obrigação, mas também de lazer para a criança.

Chorar Na Porta da Escola

No primeiro dia de escola tanto os pais quanto os filhos choram na porta de entrada. Algumas vezes os filhos se adaptam mais rápido e entram felizes e quem fica chorando na porta são as mães. É importante que a mãe se fortaleça nesse momento e segure o choro quando estiver deixando seus filhos e isso não para manter a pose de uma mãe forte e segura para as outras pessoas e mães que  estão ao redor, mas sim para passar segurança para a criança, pois ao ver a mãe chorando o pequeno pode pensar que algo está errado e não sentir segurança no local que vai passar seu dia.

Importante Não Atrasar Para Buscar Na Escola

Imagina a criança no horário de término da escolinha, vendo todos os amiguinhos se despedindo e indo embora e aquela criança ficando pra trás. Assim a criança se sentirá esquecida ou até mesmo abandonada pelos pais e isso pode fazer com que no dia seguinte a criança crie repulsa por continuar indo ao local onde é esquecida. Claro que atrasar uma vez ou outra, com a correria de nosso dia a dia, acaba sendo normal, mas não torne isso recorrente, para o bem de seu filho!

Nunca Ofereça Recompensa Para a Criança Não Chorar Indo Para A Escola

Um dos grandes problemas, que faz a criança associar a desprazer desde cedo, o fato de ir a escola com coisas negativas é o pai e mãe oferecer balas, sorvetes, brinquedos, dentre outras recompensas, para a criança ir e permanecer na escola sem chorar. A criança deve ver na escola por si só um prazer em ali permanecer.

Vamos Conversar Com Nossos Filhos Sobre Como Foi A Escola!

A volta para a casa pode ser um momento apropriado e excelente para conversar com o filho para ver o que ele está achando da escola e o que está fazendo no dia. Além disso fortalecer o diálogo do pai com seus filhos, também irá ajudar aos pais analisar se a adaptação está sendo ideal, assim como verificar se o tratamento que seu filho está recebendo naquele local está de acordo com o esperado.

Portanto, para uma boa adaptação é importante os pais passarem confiança para os filhos, deixar claro que qualquer desconforto pode estar sendo dialogado com eles e ainda manter um diálogo frequente e aberto com a escola, pois só assim os pais e a criança estarão seguros a o medo de ir a escola desaparecerá!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *