A primeira grande guerra (1914-1918) começou a ser travada no início do século XX, em razão do assassinato de Francisco Ferdinando (príncipe do antigo império austro-húngaro), quando da sua passagem por Saravejo, em 28 de julho. O responsável pela morte foi um integrante de um grupo contrário, da região dos Balcãs.
O governo Húngaro mostrou-se profundamente descontente com as providências tomadas pela Sérvia, com relação à punição pela morte de Ferdinando, declarando guerra ao país.
Neste contexto, várias alianças foram formadas por países, a chamada Tríplice-Aliança ou Impérios Centrais (em 1882 foi criada pelo líder da unificação alemã, Otto Von Bismarck), composta por Alemanha, Itália e pelo império Austro-húngaro ou Áustria. Na outra ponta temos a Tríplice Entente (criada em 1907) que contava com a participação do Reino Unido, Rússia e França . Vale ressaltar que no decorrer do conflito, a Itália quis mostrar-se neutra, porém, pressionada em 1915, mudou de lado, participando também da Tríplice Entente.
O Brasil não guerreou diretamente, mas colaborou com a Tríplice Entente, fornecendo medicamentos e enfermeiros.
Para que a guerra terminasse, adentrou no cenário mundial uma potência até então desconhecida, os Estados Unidos da América (entrou na primeira grande guerra e manteve-se no topo do mundo, ainda hoje). Até então, a força mundial era da Europa, mais precisamente da Inglaterra (Reino Unido), que detinha dinheiro, poder, respeito e armamentos.
Com o impasse entre as duas Alianças, levando o mundo a uma guerra que já se arrastava por muitos anos, os Estados Unidos entram na batalha como aliados da Tríplice Entente, pois haviam de certo modo, investido nela com a venda de armamentos e produtos industrializados, e caso a Entente perdesse, não teriam como pagar o que havia sido entregue por eles. Com a ajuda dos EUA, a Tríplice Entente venceu, mas vários outros países foram seu durante a primeira guerra, como Portugal, Japão e Grécia.
Claro que vencer a guerra foi muito bom, mas ao mesmo tempo, muito ruim, já que todo o poderio fixou-se nas mãos dos Estados Unidos. Aí iniciou-se também a derrocada da Europa e a mudança completa do mapa mundial até então conhecido. Destruiu-se os três impérios da Europa, juntamente com os Czares, na Rússia e foram criados novos estados: Letônia, Lituânia, Iugoslávia, Finlândia, Estônia e Tchecoslováquia.
A Alemanha for forçada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar grandes indenizações para a França como:
– Entregar todo armamento e os transportes aos vencedores;
– Confiar parte de seu território às nações vencedoras, como também dividir suas colônias entre a França, Japão, Bélgica, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra.
Por causa das muitas humilhações, a Alemanha nunca reconheceu a vitória da Tríplice Entente. Os ressentimentos e a sede de poder originaram a segunda grande guerra.