Referência de beleza em dezenas de músicas, a Afrodite é a deusa da beleza na mitologia grega. Por sua beleza, Zeus, rei dos deuses, resolveu casar Afrodite com Hefesto, o deus dos artesão e ferreiros, manco, e com beleza nada comparável à de sua esposa, para que evitasse ciúmes entre os demais deuses do Olimpo.
A estratégia de Zeus pode ter dado certo, mas acontece que a deusa nunca foi fiel somente a seu marido.A origem de Afrodite vem de uma briga de Cronos e seu pai, Uranus – representação do céu, na mitologia grega. Como Uranus mantinha seus filhos presos em Gaia (personificação da Terra), ela fez com que seus filhos se rebelassem contra o pai. Cronos, o mais jovem, cortou os órgãos sexuais do pai e jogou-os no mar.
Da espume que se formou, nasceu Afrodite.A deusa grega chegou a ter mais de sete amantes entre os deuses do Olimpo até mortais. Ela é referenciada por seu amor, alegria e glamour, o que fazia com que Hefesto – deus do artesanato – sempre a cobrisse de joias de ouro e metais preciosos.
Por sua referência à beleza, havia as festas afrodisíacas, realizadas em toda a Grécia. E se deve a ela também a Guerra de Tróia. Sua correspondência na mitologia romana é a deusa Vénus.