Egito Política Antiga: Ascensão e queda dos Ptolomeu

A dinastia Ptolomeu encontrou seu apogeu no Egito entre 330 a.C. a 30 a.C.. Interessante notar que nesta época a nação representava região moderna, com inúmeras construções e conceitos matemáticos que evidenciavam a potência existente desta nação que já demonstrava também seu poder ocultista para o mundo em suas manifestações artísticas e religiosas.

Egito Política Antiga: Ascensão e queda dos Ptolomeu

Egito Política Antiga: Ascensão e queda dos Ptolomeu

Seu comércio externo era forte. As mercadorias percorriam o Mar Mediterrâneo para chegar aos compradores que pagavam com moeda egípcia, fator que culminou em grande crescimento econômico. Inúmeras casas bancárias foram criadas, todas ligadas ao Banco do Estado. Os cereais e vinhedos do Cairo faziam sucesso nos países bárbaros, Roma e no restante da Europa. A Índia também estava na lista entre os principais importadores.

Porém, a cobiça dos outros povos foi altamente despertada. A prosperidade ocorreu até o governo de Ptolomeu V Epifânio, quando política e economia egípcia demonstravam lados negativos que prejudicariam as constantes evoluções. Pouco mais de 100 anos depois, Alexandria foi invadida, sua biblioteca foi incendiada e os romanos assumiram o poder.

Por Renato Duarte Plantier

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *