Fotos da Primeira Guerra Mundial

Primeiro conflito global do mundo, a chamada “Grande Guerra” colocou em oposição as Potências Centrais da Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano contra as forças aliadas da Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, Rússia, Itália e Japão. A introdução da tecnologia moderna na guerra resultou em inúmeras mortes e muita destruição. Mais de 9 milhões de soldados foram mortos até fim da guerra, em novembro de 1918.

Confira algumas curiosidades e saiba mais sobre esta parte importante da história mundial.

Curiosidades Sobre a Primeira Guerra Mundial

Os alemães foram os primeiros a usar lança-chamas na Primeira Guerra Mundial. Suas chamas atingiam até 40 metros.

Mais de 65 milhões de homens de 30 países lutaram na Primeira Guerra Mundial. Cerca de 10 milhões de pessoas morreram. Os Aliados (A Tríplice Entente) perderam cerca de 6 milhões de soldados. As Potências Centrais perderam cerca de 4 milhões.

Foram mais de 35 milhões de mortes de civis e soldados na Primeira Guerra Mundial. Mais de 15 milhões de pessoas morreram e 20 milhões ficaram feridas.

A Rússia mobilizou 12 milhões de tropas durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se o maior exército na guerra. Mais de três quartos foram mortos, feridos ou desapareceram em ação.

A gripe espanhola causou cerca de um terço do total das mortes de militares.

A Primeira Guerra Mundial foi o sexto conflito com mais mortes na história do mundo.

Em 1917, a Alemanha convidou o México para se juntar a Primeira Guerra Mundial, atacando os Estados Unidos a fim de recuperar os territórios perdidos do Texas, Novo México e Arizona.

Durante a Primeira Guerra Mundial, tanques britânicos foram inicialmente classificados em “homens” e “mulheres”. Os tanques do sexo masculino possuíam canhões, enquanto que as fêmeas tinham metralhadoras pesadas.

O participante mais bem sucedido de toda a guerra foi Rittmeister von Richthofen (1892-1918). Ele abateu 80 aviões, mais do que qualquer outro piloto na guerra.

A Primeira Guerra Mundial terminou às 11 horas da manhã do dia 11 de novembro de 1918.

A Primeira Guerra Mundial transformou os Estados Unidos na maior potência militar do mundo.

O quarto de um soldado francês que participou da guerra está intocado desde 1918.

Um pombo-correio salvou 194 homens ao entregar uma mensagem avisando sobre um ataque. Entretanto, o animal não saiu ileso, e perdeu uma das patas, um olho e levou um tiro no peito.

Durante a guerra, um homem húngaro foi baleado no lobo frontal, área da cabeça responsável pelo sono, tornando-se impossível que ele conseguisse dormir. Ele continuou a viver uma vida quase normal sem sentir sono.

A quimioterapia é um subproduto do gás mostarda usado na Primeira Guerra Mundial.

Após a Primeira Guerra Mundial, sobraram tão poucos homens na Alemanha que havia 3 mulheres para cada homem.

Cerca de 13.000 homens nativos americanos lutaram durante a guerra, mesmo sem ter uma cidadania dos Estados Unidos.

Quatro impérios desmoronaram após primeira Guerra: Otomano, Austro-húngaro, Alemão e Russo.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Finlândia, a Estônia, a Letônia, a Lituânia e a Polônia emergiram como nações independentes.

Durante a Primeira Guerra Mundial, um soldado britânico poupou a vida de um inimigo ferido.

O soldado mais jovem a servir durante a Primeira Guerra Mundial tinha apenas 8 anos de idade.

Cães foram usados ​​como mensageiros na Primeira Guerra Mundial, levando ordens para as linhas de frente em cápsulas presas aos seus corpos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos tentou mudar o nome dos hambúrgueres para “sanduíches da liberdade”, a fim de promover o patriotismo.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o rei belga acompanhou pessoalmente o exército, a rainha atuou como enfermeira, e o príncipe de 14 anos de idade se alistou.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o rei da Inglaterra, o czar da Rússia, e o imperador da Alemanha eram todos primos de primeiro grau.

A Espanha permaneceu neutra na Primeira e na Segunda Guerra Mundiais, mas sofreu uma guerra civil, que foi de 1936 a 1939, que matou mais de 500.000 pessoas.

Um prisioneiro de guerra britânico, capturado pelos alemães na Primeira Guerra Mundial, foi libertado para ver sua mãe morrer, em seguida, voltou para a prisão.

A dívida da Alemanha depois da guerra somava o equivalente a 96.000 toneladas de ouro.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie, uma cientista polonesa, tentou doar suas medalhas de ouro do Prêmio Nobel para ajudar na guerra, mas o Banco Nacional Francês se ​​recusou a aceitá-las.

O último veterano sobrevivente da Primeira Guerra era uma mulher. Ela era garçonete em uma base aérea.

Teddy Roosevelt se ofereceu para servir na Primeira Guerra Mundial 10 anos depois de ter sido presidente dos Estados Unidos.

O pai de Anne Frank era oficial do exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial I.

Durante a Primeira Guerra Mundial, as pessoas descendentes de alemães eram consideradas suspeitas nos Estados Unidos. Alguns protestos contra os alemães eram violentos e incluíam a queima de livros alemães, a matança de cães pastor alemão, e, até mesmo, o assassinato de um alemão-americano.

O custo total da Primeira Guerra Mundial para os Estados Unidos foi de mais de 30 bilhões de dólares.

A guerra deixou milhares de soldados desfigurados e deficientes. Cirurgias reconstrutivas eram utilizadas para reparar os danos faciais, máscaras também foram utilizadas para cobrir os casos mais graves. Alguns soldados passaram a vida inteira em casas de repouso.

A Primeira Guerra durou de 1914 a 1918 em todos os oceanos e em quase todos os continentes. A maioria dos combates, no entanto, teve como cenário a Europa.

Os Estados Unidos se juntaram a Primeira Guerra Mundial durante o último ano e meio de luta.

Cerca de 30 gases tóxicos diferentes foram usados ​​durante a Primeira Guerra Mundial. Os soldados foram orientados a colocar um pano encharcado com urina no rosto em casos de emergência. Por volta de 1918, as máscaras de gás com respiradores de filtro passaram a oferecer uma proteção mais eficaz. No final da guerra, muitos países assinaram tratados que proíbem as armas químicas.

A Primeira Guerra Mundial aconteceu no período de 1914 a 1917. O estopim dessa guerra foi o assassinato do arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando, que herdaria o trono do império. A guerra foi principalmente entre a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (Inglaterra, Rússia e França).

As fotos da Primeira Guerra Mundial são todas em preto e branco, naquela época ainda não tinha equipamento que fizesse fotos coloridas. As fotos coloridas viabilizadas na internet hoje, foram coloridas por programas de computador.

Em alguns sites você pode encontrar várias fotos que retratam os acontecimentos daquela época. Nesse: http://www.underflash.com/fotos-censuradas-da-primeira-guerra-mundial você encontra algumas ótimas fotos.

O marco dessa guerra foi a fase das trincheiras, técnica utilizada no meio da guerra, quando sentiu-se necessidade de garantir o posicionamento das tropas. Essa foi a época em que mais soldados morreram. As mortes aconteciam não somente pelos ataques adversários, mas também pela fome e doenças dentro das próprias trincheiras, pela dificuldade que forças aliadas encontravam em chegar com suprimentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *