Reconhecido como um dos maiores clássicos da literatura infantil, O Hobbit é um livro de fantasia escrito pelo filólogo e professor britânico John Ronald Reuel Tolkien. A obra conta a jornada do personagem Bilbo Bolseiro, um hobbit, para conquistar uma parte do tesouro guardado pelo dragão Smaug.Os Hobbits, dentro da literatura, são caracterizados pelo autor como ágeis criaturas que não costumam ultrapassar um metro de altura e vivem da agricultura, seguindo um estilo de vida tranquilo. Apesar de habilidosos, eles não possuem gosto por ferramentas muito elaboradas.
Eles possuem a sola do pé bem espessa, por isso andam descalços. Os Hobbits vivem em espécies de casas subterrâneas.Além deles, a trama conta com vários outros personagens como: elfos, guerreiros, homens, trolls, gigantes, orcs, aranhas gigantes, águias, lobos, dentre outros personagens de locais e características específicas, como o sábio Elrond, o Gollum, criatura que vive num lago subterrâneo, Bard, um arqueiro triste da Cidade do Lago e Beorn, um homem que pode transformar-se em urso.Durante sua jornada, Bilbo encontra uma criatura específica em quase todos os capítulos da obra. Ao seguir pelo desafio ele passa a desenvolver experiências e competências.
A história como um todo pode ser caracterizada pelo crescimento pessoal e conquistas heroicas. Uma parte do livro que chama a atenção é a Batalha dos Cinco Exércitos, quando vários personagens de outros capítulos são envolvidos na disputa em questão. Os críticos apontam as experiências durante a Primeira Guerra Mundial, o conhecimento acadêmico sobre história e o gosto por contos de fadas, como as principais influências do autor ao desenvolver seu excelente trabalho.Lançamento e sequências Apesar das várias modificações antes do lançamento da obra, o trabalho mundialmente conhecido do autor é uma sequência de O Hobbit, chamada de O Senhor dos Anéis. Através das principais características, a primeira obra pode ser identificada como tendo por objetivo atingir um público mais infantil.
O Senhor dos Anéis, considerada sua grande obra, segue a mesma estrutura na trama, porém, a obra lançada em três partes, possui um enredo muito mais complexo, com grande número de personagens e carrega aspectos filosóficos mais desenvolvidos.O Hobbit foi lançado em 1937, enquanto O Senhor dos Anéis teve seu lançamento somente em 1954. Após os editores terem pedido para o autor uma sequência da primeira obra, fora entregue a eles os rascunhos de O Silmarillion, considerado pelo autor como a sua melhor obra. Porém, os editores estavam interessados em lançar outra trama que abordasse os “hobbits”, um sucesso perante os leitores. Foi assim que Tolkien começou a trabalhar na época no The New Hobbit, que viria depois a ser conhecido naturalmente como O Senhor dos Anéis.