Perseu, a Constelação e a Mitologia

Astronomia

Perseu o herói, é uma constelação que pode ser vista nos céus durante o inverno no hemisfério norte. Com um pouco de imaginação, você poderá ver a imagem deste homem nas estrelas. Ele tem um corpo de forma triangular, com as pernas em uma posição agachada. Os dois braços se estendem carregando algum tipo de arma ou a cabeça da Medusa.

Algol é uma estrela muito famosa na constelação Perseu. Quando a observamos, Algol é a “estrela” branca na perna direita. Em árabe seu nome significa “cabeça do demônio” o que levou muitos estudiosos a pensar que essa estrela representa o olha da Medusa. O que faz esta estrela tão especial é que ela pisca. Quando a estrela pouco luminosa passa em frente a outra, a magnitude de Algol diminui, dando a impressão de uma estrela que pisca.

Perseu fica localizada a longo da Via Láctea, então possui muitos objetos do céu profundo. Encontrando esta constelação é possível achar Cassiopéia, Cefeu e Andrômeda.

Mitologia

Perseu foi um dos antigos heróis gregos. Sua mãe foi Danae, uma das filhas de Acrísio, o rei de Argos. Quando uma profecia revelou a Acrísio que seu neto o mataria, ele aprisionou sua filha Danae para mantê-la casta. Zeus, no entanto, venceu as defesas ao entrar na prisão na forma de uma chuva de ouro. Quando Acrísio descobriu que sua filha havia dado a luz à Perseu, ele jogou mãe e filho ao mar em um baú de madeira.

Por sorte acabaram chegando à ilha de Serifo aonde o rei Polidecte lhes ofereceu hospitalidade e proteção. Perseu foi secretamente cuidado na ilha e tornou-se um bravo jovem. Ele então foi enviado para completar uma perigosa missão.

Perseu tinha de obter a cabeça da Górgona Medusa cujo olhar podia transformar qualquer um em pedra. Com a ajuda de Hermes, Perseu conseguiu êxito em sua missão e na viagem de volta encontrou a bela Andrômeda, filha de Cefeu e Cassiopéia, na Etiópia.

Perseu, Andrômeda, Cefeu e Cassiopéia

Andrômeda estava destinada a ser o sacrifício para aplacar uma ofensa feita por sua mãe às nereidas, ninfas do mar. Ela estava acorrentada a um rochedo próximo ao mar para ser devorado por um monstro marinho. Porém Perseu decidiu salvá-la e venceu o monstro, alguns dizem que com a ajuda da cabeça da Medusa, que ele portava em um saco. Tanto Perseu, quanto Andrômeda, Cefeu e Cassiopéia, tornaram-se constelações.

Quando seu triunfo e feitos heróicos se tornaram conhecidos, ele foi convidado à cidade de Larissa para participar em jogos fúnebres em honra ao rei. Durante estes jogos, Perseu arremessou um disco em uma das provas e acidentalmente acertou seu avô Acrísio, que estava assistindo os jogos desapercebido da presença do neto, matando-o. Acrísio morreu de acordo com a profecia que lhe fora feita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *