Perseu Mitologia‏

Perseu é um herói da mitologia grega, cujos grandes feitos foram matar a górgona Medusa e fundar a cidade de Micenas. Era filho de Zeus, o deus maior do Olimpo, com a mortal Dânae, princesa de Argos, cidade grega do Peloponeso. Depois, casou-se com Andrômeda, com quem teve diversos filhos. É apontado com um dos ancestrais de outro herói mitológico, Hércules.Reza o mito que, Acrísio, rei de Argos, que tinha Dânae como filha, fora se consultar, certo dia, com um oráculo, sendo avisado que sua morte se daria pelo filho de Dânae. Com medo de seu destino, Acrísio prendeu sua filha em uma câmara subterrânea, onde a deixou guardada por soldados. Zeus, entretanto, se sentindo atraído pela princesa, fez-se em forma de chuva de ouro, penetrou na câmara por uma fenda e a fecundou.

Perseu Mitologia‏

Perseu Mitologia‏

O rei, tomando conhecimento de que um neto seu havia nascido e não acreditando que fosse filho de Zeus, mas fruto de uma manobra de seus inimigos, encaixotou mãe e filho em uma arca e ordenou que os atirassem ao mar para que morressem.Porém, Zeus, temendo por seu filho, fez com que a correnteza levasse a arca até a ilha de Sérifo, onde foi achada por um humilde pescador, Díctis, que também era irmão do rei, o tirano Polidectes.Perseu tornou-se um jovem forte, aventureiro e muito corajoso, e vivia em torno da mãe, protegendo-a. Mas o rei apaixonou-se por Dânae e quis livrar-se de Perseu, para que pudesse apossar-se dela.

Para isso, propôs um torneio que o jovem não se recusaria a participar, no qual o objetivo era trazer a cabeça da Medusa, monstro com o poder de petrificar a quem lhe olhasse diretamente o rosto.Conta-se na mitologia, que Perseu foi ajudado pelos deuses.Com um escudo tão polido que se podiam ver reflexos como em um espelho, dado por Atena, um capacete que lhe conferia invisibilidade, dado por Hades, e sandálias aladas, cedidas por Hermes, o corajoso jovem foi ao encontro do monstro mítico.Guiando-se pelo reflexo, matou a Medusa e cortou-lhe a cabeça. Na volta para Sérifo, enquanto sobrevoava o mar, Perseu encontrou Andrômeda, a quem salvou de ser devorada por um monstro marinho e levou-a consigo, para desposá-la.

Chegando a Sérifo, ainda vingou-se de Polidectes, que havia forçado sua mãe a casar-se com ele, transformando-o em pedra com a cabeça da Medusa. Muito tempo depois, em um torneio de disco, o herói cumpre a profecia e acerta, por acidente, seu avô, Acrísio, matando-o. Por ter assassinado o rei, Perseu não herda o trono de Argos, mas o troca com seu primo por Tirinto, vindo depois a erguer a cidade de Micenas. Perseu acaba morto em uma posterior guerra contra Argos, reinada por seu primo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *