Desde as mais tenras idades, os textos mitológicos acompanham nossos sonhos e enchem nossa imaginação com histórias sobre seres fantásticos, dotados de poderes sobre-humanos e que desafiam nossa mente e realidade, nos levando para mundos de ficção.
Mas, o que muita gente não percebe, é a importância que existe por trás destas histórias, com ensinamentos que ultrapassam os limites da mera fantasia.
A mitologia tem um papel importante na educação e formação das crianças, pois por vezes trata de assuntos sérios, como ética, moral e conduta, tudo isso de forma lúdica, passando ideais de caráter e moral, que se não desta forma, seriam tratados de forma um tanto quanto complicada para crianças de idade pré-escolar.
O poder dos mitos sobre a nossa sociedade age não como uma regra, mas como um parâmetro de conduta de um ser, que deve tomar decisões de acordo com os acontecimentos fortuitos de sua história e que, se mantidas as devidas proporções, podem ser comparados com o dia a dia de qualquer pessoa, numa metáfora de vida formidável.