Crônicas de Gelo e Fogo

Uma série de livros, ou melhor, mais uma série de livros vem fazendo a cabeça de muita gente pelo mundo. “As Crônicas de Gelo e Fogo”, cujo título original, em inglês, é “A Song of Ice and Fire” foi criada por George R. R. Martin, um roteirista e romancista norte-americano. O enredo pode ser classificado como uma fantasia épica.

Os livros foram publicados pela editora Bantam Spectra e o primeiro chegou às lojas em 1996, exatamente 5 anos depois que Martin começou a escrevê-lo.

As Crônicas de Gelo e Fogo foram pensadas desde do início pelo seu autor para que fossem uma trilogia, que se completa com 7 volumes ao total, 5 deles já publicados. Porém, Martin também é autor de outros trabalhos, algumas novelas e três contos. Na verdade, textos que são resumos da sua obra principal, que é a trilogia composta por 7 livros.

O Sucesso das Crônicas de Gelo e Fogo

Ao decorrer da história, três argumentos vão se entrelaçando mais e mais, são eles: a guerra entre as famílias que estão concorrendo o poder dos Setes Reinos; as criaturas sobrenaturais que se tornam cada vez mais ameaçadoras e a filha exilada do rei louco; Daenerys Targaryen, que está para voltar a sua terra natal e exigir os seus direitos.

A trilogia do norte-americano ganhou o mundo e já chegou perto da marca de vendas de 5 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Sem falar que foi traduzido em bem 20 idiomas, inclusive português. Aqui o livro é editado pela LeYa. Um bom resultado também diante da crítica literária, que gostou das histórias, assim como o público, o que já rendeu prêmios para o seu autor.

Entre os prêmios que As Crônicas de Gelo e Fogo foi indicada estão: Nebula, Loucs e Hugo. O sucesso da trilogia não se limitou aos livros. As histórias foram adaptadas para outros formatos, como histórias em quadrinhos, série de televisão, bonecos para coleção e jogos de videogame. A adaptação mais famosa é o “Game of Thrones”, uma produção do canal HBO.

O sucesso foi tanto e ainda mais, impulsionado pela série da HBO, que os primeiros 4 volumes da trilogia ficaram entre os 10 mais bem colocados na lista dos mais vendidos, no ano de 2009, do renomado jornal dos Estados Unidos, The New York Times.

A História Dos Livros

O romance de Martin tem como tema central o que acontece no Sete Reinos, onde se inicia uma grande guerra pelo Trono de Ferro. Boa parte da história se passa no continente de Westeros, um lugar que tem mais ou menos, o mesmo tamanho que toda a América do Sul. Outra parte da história se passa no Essos, parte leste.

Além dos lugares, o autor destaca as línguas que são faladas, o idioma comum entre eles, mas também, dialetos em cada uma das regiões, até mesmo uma língua “perdida”, que não se usa mais.

Antes dessa guerra, tudo começou quando os reinos independentes, sete, se tornaram um único e foram unificados pelo Conquistador, Aegon e suas irmãs, Visenya e Rhaenys. Travando lutas com os inimigos, Aegon também conseguiu erguer o Trono de Ferro e depois disso, o poder foi passando pelas pessoas da sua família, sem problemas.

Porém, depois de três séculos de calmaria, uma rebelião, que termina com a coroa sendo roubada por Robert Baratheon, muda o cenário. Então, desse ponto em diante, surgem romances e os temas da trama central se dividem em três. Esse ponto da história acontece 13 anos depois do início dos Sete Reinos.

1- O primeiro momento é da conspiração que desencadeia uma guerra para ficar com o trono. A luta começa entre casais rivais depois que Robert, quem havia roubado a coroa, morre. Tudo isso acontece no território dos Sete Reinos.

Jofrey, o filho mais novo de Robert, com apoio da mãe e dos Lannister quer o trono, porém, Eddard Stark, um lorde e que era um grande amigo de Robert e também o seu conselheiro, fica sabendo que os filhos do rei não são legítimos. Dessa forma, quem deveria ficar com o trono é o segundo irmão de Baratheon.

Porém, Stark é executado a mando da rainha porque descobriu sobre os filhos ilegítimos e outro que passa a querer a coroa é o irmão mais novo de Robert, Renly. Porém, ele já não contava como uma das possíveis pessoas a ter a coroa.

Enquanto, todos estão discutindo quem ficará com o Trono de Ferro, o herdeiro do falecido Eddard, que era amigo de Robert é declarado o rei do Norte e tem o apoio dos Tully e dos seus vassalos para tal.

2- Paralelo a esses acontecimentos, o segundo argumento dos livros da trilogia As Crônicas de gelo e fogo é sobre as criaturas chamadas de “Outros”. Eles ficam localizados atrás de uma muralha de gelo que fica bem longe dos Sete Reinos, ao norte. Essa muralha serve justamente para proteger as pessoas daquela região, dessas criaturas sobrenaturais.

Para garantir que eles não tentem invadir os Sete Reinos, guardas ficam fazendo a segurança, eles são chamados de Patrulha da Noite. Porém, passado todos os 13 anos sem conflito, neste momento, os guardas são mortos e o mal parece estar mais perto do que as pessoas dos Sete Reinos imaginam.

3- Para completar a história do livro, um terceiro argumento é abordado, lembrando que cada um deles vai aos poucos se encontrando ao decorrer da história. É a descoberta que existem dois sobreviventes que têm direito a coroa, pois são descendentes da dinastia Targayen. Daenerys e Viserys, que estão em Pentos, exilados pensam em juntar um exército forte para lutar pelos seus direitos.

Daenerys vive com a irmã mais nova e está planejando invadir os Sete Reinos e pegar o trono que é seu por direito. Porém, o seu irmão, Viserys é morto, assim como o seu marido e isso faz com que ela perca boa parte do exército que já havia formado.

Quando as esperanças de tomar o trono diminuem, pela perda dos guerreiros, ela faz a tradição do povo do marido, acende a pira funerária, e dela surgem dragões que prometem ajudá-la na sua missão. Então, desse ponto, ela se fortalece novamente para seguir com o objetivo de reconquistar o Trono de Ferro.

Best-seller nos Estados Unidos e conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, “Crônicas de Gelo e Fogo” é um conjunto de sete livros de autoria do ator americano George R.R. Martin. Trata-se da história de lordes, soldados, mercenários, assassinos e bastardos, todos unidos num cenário de guerra e num ambiente dominado pela maldade.

Os livros são A Guerra dos Tronos (2010), A Fúria dos Reis (2011), A Tormenta das Espadas (2011), O Festim dos Corvos (previsto para fevereiro de 2012), Uma Dança com Dragões (previsto para julho de 2012), Os ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera (sem previsão de lançamento).

Crônicas de Gelo e Fogo

Crônicas de Gelo e Fogo

George R.R. Martin foi escritor e produtor de diversas séries e filmes em Hollywood durante dez anos. Na década de 1990, começou a pesquisar e escrever a saga Crônicas de Gelo e Fogo, depois de já ter lançado outros best-sellers, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Junto com Harry Potter e Senhor dos Anéis, a obra é a uma das sagas de fantasia mais vendidas dos últimos anos. A HBO está produzindo uma série com base nos livros do autor americano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *