O livro O Silêncio do Túmulo, do escritor islandês Arnaldur Indridason, foi lançado no Brasil pela Cia das Letras e já chama a atenção na sua primeira página, em que uma das crianças, personagem do livro, é descrita não se deliciando com doces, balas ou pirulitos, mas sim chupando um osso humano numa festa infantil.
A partir deste início chocante, a história se desenrola de forma tão surpreendente quanto seu início. Durante a leitura, o leitor fica sabendo que o osso encontrado na boca do pequeno bebê, faz parte da ossada de um esqueleto enterrado há mais de sessenta anos .
A história tem como cenário as inóspitas paisagens da Islândia, e seu personagem central, o inspetor Erlendur, fica encarregado da investigação do esqueleto, enquanto a sua filha está em coma no hospital.
O livro conferiu fama rápida a Arnaldur Indridason, fazendo com que o livro ganhasse status de épico e garantindo também ao escritor uma vida digna de uma estrela do mundo pop, com viagens e convites de todos os lugares do mundo.