Polias – Física

Se a invenção da roda modificou a história da civilização humana, podemos colocar a invenção das polias como uma das criações mais importantes para o processo de desenvolvimento do ser humano, ganhando inclusive, um lugar de destaque ao lado da criação da roda. A polia, também chamada popularmente de roldana, não passa de uma peça mecânica existente em diversos equipamentos e maquinários, cuja função é transferir força e movimento. A polia é formada por uma roda de material resistente que possui um sulco em sua margem, onde acomoda-se uma correia, corda ou uma corrente. A polia é dotada de movimento giratório graças a um eixo em seu centro, que faz com que ela transfira energia, conferindo movimento a um outro objeto.

Polias – Física

O que torna as polias uma invenção e uma descoberta de tanta importância é que, graças a elas, o trabalho do homem é reduzido a metade. Não entendeu? Eu explico. Suponhamos que sejam utilizadas duas polias associadas para levantar um objeto. Neste caso, a força necessária para que ele seja levantado será dividida pela metade, graças à ação de tração realizado pelas polias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Física
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *