Os Deuses da Mitologia Grega

O povo grego antigo – há, aproximadamente, três mil anos – desenvolveu a mitologia, procurando obter explicações para fenômenos e fatos de seu cotidiano, criando histórias para preservar a memória de seu povo e para transmitir ensinamentos através das gerações, bem como para preservar uma fonte religiosa politeísta (uma vez que tem diversos deuses).Os mitos e lendas contados pelos gregos para os gregos chegaram até os dias atuais, através de descobertas da literatura antiga e de escavações geológicas, possibilitando que grande parte de sua estrutura mitológica fosse preservada, de modo que possamos compreendê-la nos dias atuais.

Os Deuses da Mitologia Grega

Os Deuses da Mitologia Grega

 

Conforme dissemos, eram plurais as explicações que os gregos buscavam dar através da mitologia, fazendo com que este sistema fosse complexo, mas que, ao mesmo tempo,  por estas explicações fazerem parte do cotidiano, os mitos se comunicam com a realidade, apesar de seu caráter sobrenatural. Muitos são os seres que participam do sistema mitológico da Grécia Antiga, cada um com características e funções próprias, dentre os quais se destacam: os heróis, as ninfas, as sereias, os centauros, entre outros.

Os Deuses da Mitologia Grega

Os Deuses da Mitologia Grega

 

Além destes seres mitológicos, outros merecem lugar de destaque dentro da mitologia grega e no topo da hierarquia: os deuses. Os deuses são os habitantes do Monte Olimpo, lugar do qual comandavam os seres humano, e se caracterizam por serem imortais, apesar de possuírem traços da personalidade humana (a exemplo do amor, da ira, entre outros).Cada um dos deuses tem uma característica própria que o destaca e o diferencia dos demais – a exemplo das forças da natureza, com um deus do mar, ou dos eventos humanos, com o deus da guerra, ou mesmo dos sentimentos humanos, entre outros. Outro ponto a ser destacado na mitologia grega e que também tem relação com as explicações que a mitologia buscava, são as relações estabelecidas entre os deuses, principalmente com relações familiares, que misturam características dos deuses e criam um sistema lógico. Como exemplo temos que Zeus é filho de Cronos e, por sua vez, possui vários filhos, a exemplo de Dionísio.

 

Os Deuses da Mitologia Grega

Os Deuses da Mitologia Grega

 

Alguns dos deuses gregos mais conhecidos são:Zeus: Deus de todos os deuses, a figura mais importante da Mitologia;Poseidon: Deus dos mares;Afrodite: Deusa da beleza;Apolo: Deus da luz e das artes;Cronos: Deus da agricultura e do tempo;Atena: Deusa da sabedoria;Hermes: Mensageiro dos deuses;Ares: Deus da guerra;Dionísio: Deus das festas e do vinho Eros: Deus do amor e da paixão;Ademais, deve-se observar que existe uma certa equivalência entre deuses da antiguidade grega e da antiguidade romana, que ocupavam as mesmas características e relações, apesar de com denominações diferentes em cada uma das culturas, por conta do processo de dominação dos gregos pelos romanos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adoro todos os deuses da Grércia,gosto muito. mas também gosto de Kratos e Percdeu

    matheus 17 de agosto de 2012 20:31 Responder
  • Brigadoooooo!!!!

    Nany 29 de agosto de 2012 13:59 Responder
  • Eu comecei a me interessar pela mitologia grega depois q eu li Percy Jackson. Muitas coisas eu aprendi nesses livros, na escola eu nem estou estudando isso ainda. AMO MITOLOGIA GREGAAA, e esse site me ajudou mto tbm, obrigada

    annabeth 2 11 de dezembro de 2012 0:26 Responder
  • Adorei o texto

    ameiiii 29 de Janeiro de 2013 23:20 Responder
  • os deuses ainda existe,sou um discipolo de lucifer.

    cani 26 de outubro de 2013 16:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *