História do Carnaval

O Carnaval

De acordo com o dicionário, carnaval é um período de festas. É um momento muito aguardado por muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente no Brasil, onde o carnaval não é apenas um momento de festa, mas também uma época com muitas contratações de trabalho.

História do Carnaval

História do Carnaval

Tudo começou quando a Igreja Católica implantou a Semana Santa, no século XI, precedida por quarenta dias de jejum, conhecida como a Quaresma. Nos dias que antecediam o primeiro dia da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas), as pessoas começaram a se reunir para festejar, já sabendo que os dias seguintes seriam de penitência e privação.

Carnaval na Antiga Roma

Origem

Origem

Na Antiguidade, as pessoas costumavam comer, beber e buscar o prazer. O carnaval, na Antiga Roma, era em dezembro e durava sete dias. Até os escravos ficavam livre durante esse período para se divertirem. No Renascimento, aconteciam bailes de máscaras, com muitas fantasias e carros alegóricos. O carnaval que vemos hoje, com muitas fantasias e muitos desfiles, veio da época vitoriana, século XIX. O carnaval mais conhecido era o de Paris. Muitas cidades, por exemplo, Rio de Janeiro, Nova Orleans e Toronto, se inspiraram na festa parisiense e passaram a comemorar a data com muitas festas, desfiles e fantasias, tanto nas ruas como em lugares fechados. Cada cidade introduziu o carnaval de acordo com a sua cultura e clima.

Carnaval no Brasil

Sobre

Sobre

No Brasil o carnaval chegou por volta do século XVII. No final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos e os cordões. No século XX o carnaval começou a crescer e a se tornar uma festa mais popular. As marchinhas carnavalescas começaram a aparecer e a fazer muito sucesso. A primeira escola de Samba se chamava Deixa Falar, hoje é conhecida como Estácio de Sá, e surgiu na cidade do Rio de Janeiro. Começaram a surgir outras escolas de samba, tanto no Rio de Janeiro como também em São Paulo, e consequentemente os campeonatos de samba. As escolas eram eleitas de acordo com sua beleza e animação.

O carnaval do Rio de Janeiro é o mais conhecido do mundo. O carnaval de Salvador, Bahia, entrou, em 2005, para o livro dos Guinness como a maior festa de rua do mundo. Em Recife, Pernambuco, existe o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. O Brasil é repleto de festas carnavalescas, cada uma com sua pitada cultural e todas muito conhecidas e admiradas. Em Recife, o som é o frevo e o maracatu. Em Salvador é o axé com seus trios elétricos. O carnaval é uma festa muito tradicional e democrática. É uma festa popular e uma das mais animadas do mundo. Todos podem participar.

Por Fernanda T. Sodré

4 comentários

  1. valeu pelas dicas agora eu sei tudo beijooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  2. gostei das dicas muito obrigada pro drucila vai adorar a pesquisa bsjoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. valeu nao sabia que o nome da escola que eu gostava se chamava Deixa Falar a pesquisa e pra amanha eu sei que ta tudo certo por que nesse site eu achei tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!

  4. obrigada adorei tudo pois ele me ajudou a entender e tambem me ajudou a tarefa que eu pracisava.adorei bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>