O Cupim e o Capim

Qual a Diferença Entre Cupim e Capim?

Você sabe a diferença entre cupim e capim? Cupim começa com “cu” e capim começa com “ca”. Também, mas não é só isso. Você sabe o que há de igual em cupim e capim? Cupim e capim terminam com “pim”. Também, mas é só isso?

O Cupim e o Capim

O Cupim e o Capim

Moro em uma casa construída há mais de meio século, sempre esbarrando em uma legião desse gracioso bichinho comedor de madeira. Aborrece-me muito gastar algumas horas de minha vida combatendo o tal bicho, porque o combate é paliativo e sempre ficam uns e outros para continuar a perpetuação da espécie e voltar a atacar em outro local da casa.

Usei a palavra aborrecido indevidamente, o que fico mesmo é injuriado, irritado, possesso eu diria, com o meu tamanho e a impotência em dizimar de uma vez por todas aquela bicharada silenciosa, mas perniciosa.

A Grama e o Jardineiro

História

História

Nesta mesma casa, existe uma pequena área sem pavimento, e, naturalmente a grama, as flores plantadas por minha esposa e as cultivadas pelo Criador estão sempre solicitando meus cuidados de homem cortador de grama. Sim, homem cortador de grama, pois jardineiro é aquele sujeito caprichoso e apaixonado pelo ofício que faz aquele serviço com tanto carinho, como se estivesse trabalhando as funções do Excel para facilitar a vida do usuário.

Desenhado o cenário, vamos à questão. Fui brindado com um insight. Não fico possesso em cortar a grama muitas vezes além do que combato os cupins. O capim, tanto quanto o cupim, são matéria viva que luta minuto a minuto pela sobrevivência, “igual a mim”. Se não morasse naquela casa não teria cupim para matar, nem capim para podar. Escolhemos ou somos conduzidos a caminhos que, além da beleza e sucesso, corremos o risco de ficarmos expostos a possíveis feiúras e fracassos daquele trajeto.

Queremos uma vida perfeita e sem percalços, o que normalmente não é possível. Em quantos livros, contos ou seriados de televisão, vemos que a situação indesejada está sempre presente no cotidiano. Tem uma linha de raciocínio que diz que não existe bônus sem ônus, ou seja, pagamos pelo que temos ou o que queremos.

A Senhora

Diferença

Diferença

Uma senhora com mais idade em nossa família poderia afirmar que “não existe almoço de graça”. Você tem um parente menos favorecido financeiramente que acha sua casa e seu modo de vida uma maravilha, mas não imagina quanto custa manter o patamar vivido? Lembrou de algum? Quiá quiá quiá quiá … Em toda família tem, não é exclusividade sua.

Voltando ao cupim e o capim, estamos sempre fazendo algo em prol da vida ou da morte, o que muitas vezes nos passa despercebido é a freqüência com que realizamos determinadas ações por obrigação, por prazer ou por descuido. Em dias de sol interior, prefiro pensar que tudo é periférico de nossas vidas!

Autor: Dirceu Pereira Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *