O que é Sociologia?

Saiba tudo sobre essa disciplina, que pode ser estudada dentro da grade escolar de muitos cursos ou pode ser a sua escolha de faculdade.

Definição de Sociologia

A Sociologia é uma disciplina que faz parte das Ciências Humanas, o seu objetivo é estudar a sociedade, em relação ao comportamento do ser humano, meios e processos que ligam as pessoas em grupos, associações e instituições.

Não é correto dizer que a Sociologia estuda o indivíduo, essa parte cabe a Psicologia. Para os sociólogos o que interessa é a relação entre as pessoas e não um único ser humano, é o que são chamados de fenômenos sociais. Mas, não é apenas uma observação, é também uma análise do comportamento do homem.

A quem Interessa os Resultados do Estudo da Sociologia?

Não se engane pensando que somente os sociólogos estão interessados nos resultados dos estudos, até mesmo a organização de uma grande empresa tem interesse nesses dados. Um dos principais atentos aquilo que é descoberto pelos sociólogos é o Estado, aliás, é o grande financiador dessas pesquisas.

Sociologia como Ciência

A Sociologia está dentro das Ciências Humanas e como tal busca explicações dentro do seu universo infinito de possibilidades de pesquisas. Por isso, ter um conhecimento sociológico, graças aos métodos e teorias aplicados pela matéria, permite que as pessoas compreendam de forma mais clara certas situações da vida cotidiana e das relações.

A Sociologia por outro lado, não está interessada somente em fatos que aconteceram uma única vez, pelo contrário, está sempre atenta as relações sociais que são repetidas, e com essas informações nascem as teorias.

Quando surgiu a Sociologia?

A Sociologia passa ser uma disciplina de estudo no século XVII. Era uma resposta para o desafio que era encarar a modernidade. Se observava que aquele novo mundo estava ficando cada vez mais integrado e os sociólogos queriam entender qual o fator que “unia” a pessoas e também queriam desenvolver um “antídoto” para desintegrá-las.

Atualmente podemos dizer que os sociólogos estão interessados nas macroestruturas referentes a como a sociedade se organiza, em relação a raça, etnia, classe social, gênero. Quer saber como é a família nos tempos atuais. Fatos e ações que ao longo do tempo transformaram a sociedade, como por exemplo, o divórcio ou os crimes.

Sobre as Técnicas Usadas pelos Sociólogos

Os sociólogos não se limitam a observação e a aplicação de teorias para entender como funciona a sociedade, eles usam também técnicas quantitativas de pesquisa social, uma delas, a estatística. Esses dados quantitativos são de extrema importância para entender determinadas mudanças na vida dos indivíduos, no conceito social.

Também são usadas as técnicas qualitativas: discussões em grupo, métodos etnográficos, entrevistas dirigidas, etc. Geralmente são aplicadas em pesquisa micro sociológica, enquanto as quantitativas, em macro sociológica. O que não quer dizer que ambas as técnicas não possam ser trabalhadas ao mesmo tempo.

A Sociologia como Ciência da Sociedades

Quando surgiu, a Sociologia foi colocada como uma ciência capaz de suprir qualquer outra área de conhecimento científico, obviamente que não é uma realidade.

Assim como outras matérias ela foi avançando e encontrando a própria direção, e hoje, basicamente está voltada para o estudo das organizações humanas, interações sociais e relações institucionais. Vem sendo muito usada, inclusive, para entender melhor as organizações referentes as sociedades industriais.

As pesquisas da Sociologia vão além da observação, os sociólogos fizeram questão de dar a ela um estatuto de ciência, por isso, buscaram bases das suas metodologias nas ciências naturais. Por isso, o que vemos atualmente nesses estudos são os métodos estatísticos atrelados a observação empírica. Além disso, foi cancelado desse estudo valores, não se discute o bem ou o mal, e sim a explicação e compreensão daquilo que está acontecendo, sejam de fatos naturais ou sociais.

Sociologia da Ordem e Sociologia da Crítica da Ordem

É inevitável se questionar o valor da Sociologia, em que ela pode ser útil. Esclarecendo esse ponto, podemos dizer que tudo aquilo que os sociólogos produzem está ligado a emancipação humana. Pode também servir para que o homem tenha um conhecimento melhor sobre si mesmo, para o bem estar social,entre outras coisas.

A Sociologia por sua vez também é dita “ciência da ordem”, fazendo a referência na capacidade que essa ciência tem de ajudar na criação de mecanismo de dominação, que tanto podem ser usado pelo Estado, quanto por grupos organizados, como empresas ou associações.

Quando se falava de Sociologia como “ciência da ordem” é pode se apresentar das seguintes formas:

  • Pode ser apenas uma visão limitada ao sociólogo individual e não preocupada em colaborar com o progresso da ciência ou sociedade.
  • Pode ser indireta, quando o Estado financia as pesquisas que geram um resultado que serve a ele definir algum tipo de estratégia.

A Sociologia pode ser perigosa quando os seus resultados servem para definir estratégias de domínio de determinado grupo.

A Evolução da Sociologia Como Matéria

Com o passar do tempo a Sociologia foi se reafirmando e demonstrando a sua forte presença em momentos importantes da humanidade, por exemplo, em grandes revoluções. Esse progresso dessa ciência fez com que ela tomasse parte fundamental na sociedade mundial, incluindo obviamente, o Brasil.

A Sociologia há muitos anos está atenta ao funcionamento do interior de uma sociedade, principalmente, quando esses assuntos estão ligados a conflitos que envolvam as várias classes sociais, tipo o pobre contra o rico.

Partindo do mundial e considerando a América Latina, é correto afirmar que a Sociologia teve influência direta dos pensamentos sociológicos europeus e americanos teorias marxistas.

A Sociologia no Brasil

O estudo da Sociologia no Brasil nas décadas de 20 e 30 era principalmente voltado a como foi formada a sociedade brasileira. Eram estudados e analisados a abolição da escravatura, a vida dos índios antes da conquista do solo brasileiro, os negros que vieram para o Brasil e êxodos.

O foco de estudo da Sociologia no Brasil mudou nas décadas de 40 e 50, ele voltou-se para observação das classes trabalhistas: jornada de trabalho, salários, trabalhadores rurais, etc.

Na década de 60 a Sociologia no Brasil estava preocupada com o processo de industrialização pelo qual passava o país. Eram observadas questões como a Reforma Agrária, pesquisados os movimentos sociais, principalmente a partir de 1964, como o golpe militar. Desse ponto em diante, o foco principal dos sociólogos era a organização política, as tensões impostas pelo regime militar e os problemas econômicos.

Foi só na década de 80 que a Sociologia passou a fazer parte do Ensino Médio, tornou-se uma disciplina da grade curricular e foi onde surgiu o curso para quem gostaria de ser profissionalizar na matéria. Nessa época, os estudos dos sociólogos estavam voltados principalmente para a mulher na nova sociedade e o trabalhado rural, entre outros temas.

Os grandes sociólogos foram: O francês Augusto Comte, o francês David Émile Durkeim (um dos primeiros a estudar a questão do suicídio), Karl Max e Marx Weber (grandes contribuidores para o desenvolvimento da sociedade).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *