O Que É Um Acervo Histórico?

É comum ouvir que bibliotecas e museus possuem acervos, mesmo sendo um termo comum, algumas pessoas podem não saber o seu real significado. Confira abaixo:

O Que É Acervo?

Acervo são as peças que compõe uma coleção, podendo ela ser pública ou privada. No geral esse termo é usado quando a coleção possui grande quantidade. A palavra acervo deriva do latim acervus, que significa conjunto ou coleção.

Existem diversos tipos de acervo, sendo eles: acervo fotográfico, acervo bibliográfico, acervo científico, acervo artístico, acervo documental, acervo histórico, acervo misto, dentre outros.

Um acervo pode ter sido organizado por uma instituição, como é o caso dos museus, ou pode estar desorganizado. Dependendo do tipo de acervo ele pode pertencer a uma só pessoa, várias pessoas, ou a uma instituição privada ou pública, podendo até mesmo pertencer a todo um país.

Quais São Os Tipos De Acervo?

O acervo cultural é composto por um conjunto de manifestações de determinada população, que pode ser tanto cultural ou artística, incluindo itens que fazem parte das tradições daquele determinado povo, ou que em tempos remotos fizeram parte de tais tradições que hoje já nem existem mais.

O acervo bibliográfico é composto por documentos, obras e livros de uma determinada pessoa, assim como itens que fizeram parte da sua vida.

Acervo Cultural

Acervo Cultural

O acervo documental também reúne livros, documentos e obras, mas nesse caso os itens estão todos ligados a uma questão científica que está sendo estudada ou que já há conhecimento pleno sobre ela.

O acervo fotográfico pode ser composto por várias fotos de um determinado período ou evento, e também de fotografias diferentes de um mesmo artista.

Um acervo artístico é composto por obras de um mesmo artista ou também com obras de um período específico da arte, todas com uma mesma inspiração.

Existe também o acervo em contexto jurídico, nesse caso, ele será correspondente a tudo que faz parte de um patrimônio. Atualmente também há o acervo digital, nesse caso, conteúdo de qualquer espécie pode ser armazenado em uma mídia, sendo um tipo de acervo que possui disponibilidade instantânea e que também pode estar disponível na internet, possuindo o acesso bem facilitado.

O Que É Um Acervo Histórico?

O acervo histórico é organizado junto do acervo cultural, no entanto, ele possui uma diferenciação do mesmo, já que o acervo histórico é focado não somente em guardar os itens relacionados a determinado assunto, mas sim, investigar a sua história.

A importância do acervo histórico é a mesma da história em si, já que através dessa ciência é que é possível conhecer a trajetória do ser humano, demonstrando suas ações ao longo do tempo e as consequências delas para a humanidade na forma que conhecemos hoje.

Existem acervos históricos dos mais diferentes povos, em diversas línguas e que guardam em si fatos importantes de vários períodos da humanidade. A partir dos registros de um acervo histórico é que um historiador irá conseguir construir os processos da história.

Um acervo histórico pode conter os mais diversos itens: itens de uso pessoal, documentos, imagens de outros períodos, filmes, entrevistas, esculturas, obras de arte, arte abstrata, livros, fotografias, armas, artesanatos, dentre outros objetos.

Acervo Histórico

Acervo Histórico

Qualquer um desses itens pode fazer parte de um fato histórico, sendo assim, fontes históricas que foram deixados pelo homem no passado. Essas peças influenciam o futuro, ou seja, o modo como a humanidade leva a vida nos dias atuais.

Para analisar um item e ele passar a ser parte de um acervo histórico, ele passa pela chamada crítica histórica, para saber se ele contribuiu para a compreensão da história.

A crítica objetiva irá verificar se o item é original ou uma cópia, analisando o seu meio externo e também seu valor extrínseco. Já a crítica subjetiva irá verificar os fatos internos de determinado item, sendo ela feita pelas chamadas ciências auxiliares da história – Heráldica, Arqueologia, Paleontologia, Epigrafia, Genealogia, Numismática, Antropologia, Paleografia, Geografia e Linguística.

Os períodos da história que um acervo histórico pode representar são vários:

  • Pré-História: antes da escrita, esse período tem início com os primeiros registros do ser humano na terra. Os povos nessa época eram caçadores e nômades, e após um tempo, surge a pecuária e agricultura. É subdivido em Paleolítico, período que o fogo é descoberto, Neolítico, quando surge a agricultura e pecuária e Idade dos Metais, quando começa a fundição de metais para criar instrumentos.

    Pré-História

    Pré-História

  • História – Idade Antiga: Compreende o período entre 4 mil a.C. até 476 a.C., os povos estudados desse período são os que viviam no oriente, onde surgiu as primeiras civilizações, além das civilizações clássicas.
  • História – Idade Média: Esse período dura até o ano de 1453, quando o Império Romano é derrubado no Oriente. Os povos europeus viviam no meio de produção conhecida como feudal.
  • História – Idade Moderna: Tem seu final no ano de 1789, com a Revolução Francesa. Nesse período o homem fez grandes descobertas, como o início da Imprensa e as navegações. Inicia nele a produção capitalista.
  • História – Idade Contemporânea: Dura até os dias atuais, sendo uma das suas principais características os avanços tecnológicos.

Os Maiores Acervos Históricos Do Mundo:

Os maiores acervos históricos são encontrados nos maiores museus do mundo, sendo locais extremamente importantes para o desenvolvimento da humanidade, além disso, servem como um local de aprendizagem, já que a grande parte dos seus respectivos acervos pode ser visitada e apreciada de perto.

Confira os maiores museus do mundo:

  • Museu do Louvre: Localizado em Paris, esse é o museu mais famoso do mundo e também um dos mais visitados. Seu acervo conta com mais de 30 mil peças, dentre elas havendo uma grande diversidade de peças de vários períodos da história, principalmente da Idade Média e da Idade Moderna. É possível consultar os itens que o museu possui em seu acervo através do site da organização.

    Museu do Louvre

    Museu do Louvre

  • Museu de História Natural: Localizado em Nova York, esse museu possui mais de 150 milhões de peças na área da biologia e geologia, constituindo um dos maiores acervos históricos da vida humana no planeta. Além disso, possui peças da vida marinha e de animais de pré-históricos. Possui diversos prédios com 46 salas para exibição de suas peças.

    Museu de História Natural

    Museu de História Natural

  • Metropolitam Museum: Também em Nova York, esse museu é muito importante por contar obras de grandes artistas da história da humanidade, como Van Gogh, Vermmer, Picasso e Monet. Possui mais de 2 milhões de objetos em seu acervo, de civilizações de quase todos os continentes.

    Metropolitam Museum

    Metropolitam Museum

  • Masp: Em São Paulo, esse é um dos principais museus do Brasil inteiro. O seu acervo conta com mais de 10 mil obras de diferentes artistas, havendo um rodízio nas peças que são expostas.

    Masp

    Masp

  • Museu do Amanhã: Localizado no Rio de Janeiro, é um museu dedicado a ciências diferentes, com peças e também questionamentos que dão a ideia do futuro.

    Museu do Amanhã

    Museu do Amanhã

  • Museu Nacional: O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, possuía um acervo com mais de 20 milhões de peças, dentre elas, quase 20 mil pertenciam a paleontologia, sendo um dos maiores acervos históricos da área da América Latina. No entanto esse museu passou por um incêndio que fez com que ele perdesse a maior parte dos itens do seu acervo.

    Museu Nacional

    Museu Nacional

  • Instituto Inhotim: Também no Brasil, na cidade de Brumadinho, o Inhotim conta com um dos principais acervos de arte contemporânea do mundo inteiro, com peças de artistas do mundo inteiro.

    Instituto Inhotim

    Instituto Inhotim

  • Museu do Vaticano: Esse museu, localizado em Roma, conta com um dos acervos históricos mais importantes do mundo, já que possui obras de artistas famosos e peças raras de várias civilizações.

    Museu do Vaticano

    Museu do Vaticano

  • Museu do Prado: Localizado em Madrid, também é um dos principais museus do mundo. No seu acervo é possível encontrar cerca de 17 mil obras de grandes artistas europeus, como Velásquez, El Grego e Rembrandt.

    Museu do Prado

    Museu do Prado

  • Museu Britânico: O principal museu da Inglaterra está localizado em Londres, e nele é possível encontrar cerca de 8 milhões de peças, que contam a evolução humana.
    Museu Britânico

    Museu Britânico

    Há itens de todos os períodos da humanidade, desde a pré-história, possuindo documentos, moedas, fotografias e manuscritos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *