Povos Mais Patrióticos do Mundo

O Patriotismo – O Que é?

A palavra patriotismo vem do grego patriótes (patrício) e pode ser definido como sendo o sentimento de amor, idolatria e orgulho que se sente em relação a sua pátria. Esse amor pode se estender aos seus símbolos como, por exemplo, a bandeira, o brasão, o hino entre outros.

Ser patriota é amar o seu país e muitos demonstram tal sentimento servindo a pátria e sendo solidário com os seus compatriotas. Durante muito tempo o patriotismo foi entendido como sendo um sentimento de apego ao solo da nação, mas no século XVIII o conceito passou a se referir aos costumes, tradições e também orgulho da história do país bem como a busca pela sua tranquilidade.

Patriotismo e Nacionalismo

A melhor forma de identificar um patriota é através das suas demonstrações de devoção para com a sua pátria. Por mais que pareçam sinônimos o patriotismo e o nacionalismo não é a mesma coisa. Isso porque enquanto o primeiro é entendido como uma devoção ao seu país o segundo é definido como uma ideologia ou um idealismo que faz com que as pessoas se tornem patriotas.

O nacionalismo não tem uma ligação direta com um ponto de vista política específico a não ser quando tem uma opinião fundamentada num princípio estabelecido pela política. Já ser um patriota significa ter feito algo positivo pelo bem do seu país ou nação.

Os Diferentes Tipos de Patriotismo

Quando pensamos um pouco sobre a questão do patriotismo percebemos que existem alguns tipos de pessoas que são patriotas que encontram as suas formas próprias de demonstrar a devoção que sentem por sua nação.

Patriotas da Cultura

Podemos incluir nesse grupo os compositores, cantores e poetas que se tornam conhecidos no mundo e buscam transmitir a mensagem de como o país em que vivem tem um encanto especial, são pessoas que jamais negam a sua origem.

Patriotas de Guerra

Nesse grupo estão as pessoas que se oferecem de forma voluntária ou então que são escolhidas através de uma seleção rigorosa para defender o seu país durante uma guerra.

Patriotas do Esporte

Esse grupo o Brasil bem conhece, pois se trata de um grupo grande dentre a população que tem orgulho da sua nação por ela ter bons resultados em competições esportivas. O caso do futebol no Brasil é um dos melhores exemplos.

Agora que você já entendeu o que é o patriotismo e em quais formas ele pode existir é interessante saber quais são os povos do mundo que tem maior amor pelas suas nações. Em quais povos você aposta?

Quem São os Povos Mais Patrióticos do Mundo?

Se você respondeu que os vencedores são os americanos, venezuelanos, irlandeses e sul-africanos acertou. Esse ranking foi estabelecido por uma pesquisa empreendida pela Universidade de Chicago entre os anos de 2003 e 2004 em que foram pesquisados 33 países.

Nessa pesquisa a Alemanha foi considerada ainda como duas nações, a Oriental e a Ocidental. Para chegar ao resultado foram realizadas enquetes nos respectivos países, a pesquisa consistia em que os cidadãos respondessem qual o seu nível de orgulho da nação em relação a dez aspectos diferentes.

A Média

Utilizando esses índices de orgulho foi feita uma média que estabeleceu a lista dos mais para os menos patrióticos. Para se ter uma ideia o Estados Unidos foi o país com a maior média tendo apresentado notas bem altas nos quesitos Forças Armadas, Economia, Desempenho Científico, Influência Mundial e Democracia.

Os venezuelanos que aparecem segundo lugar na lista deram as notas mais altas para os quesitos História, Desempenho em Esportes e Arte e Respeito pelas Minorias. Em relação a Segurança Social a mais orgulhosa era a França.

Ressalvas

Essa pesquisa foi realizada entre 2003 e 2004, ou seja, antes da grande crise econômica dos Estados Unidos ocorrida em 2008 e das discussões mais acaloradas a respeito das intervenções norte-americanas no mundo. Na Venezuela pudemos observar em 2013 e 2014 diversos conflitos armados nas ruas contra o governo, algo impensado em 2003/2004.

Porém, mesmo com essas questões podemos observar um forte sentimento de amor a pátria tantos dos americanos quanto dos venezuelanos. Embora os motivos que eram mais defendidos com orgulho por esses países tenha se mostrado um tanto falhos nos últimos anos não se pode negar que existe um forte sentimento de amor pelas suas respectivas nações.

O Ranking dos Povos Mais Patrióticos do Mundo

1° Lugar – Estados Unidos

A terra do Tio Sam teve uma média de 194 pontos.

2° Lugar – Venezuela

O país latino veio logo atrás dos EUA com uma média de 191 pontos.

3° Lugar – Irlanda

O povo irlandês comprovou o que já é fato reconhecido em todo mundo, eles tem muito orgulho da sua nação com uma média de 161 pontos.

4° Lugar – África do Sul

Mesmo que inúmeros problemas sociais e com as feridas ainda abertas do apartheid (separação entre brancos e negros que durou de 1948 a 1994) o país mostrou que se orgulha de suas conquistas com uma média de 152 pontos.

5° Lugar – Austrália

A terra dos cangurus e que possui um dos melhores índices de qualidade de vida pontuou com uma média de 148 pontos.

6° Lugar – Canadá

O país que possui um dos melhores ensinos públicos do mundo e acesso a saúde de qualidade obteve uma média de 134 pontos.

7° Lugar – Filipinas

O arquipélago das Filipinas se classificou bem no ranking dos povos mais patrióticos com uma média de 133 pontos.

8° Lugar – Áustria

Um país que sempre lutou para ser visto separadamente da Alemanha mostrou que tem um povo patriótico com uma pontuação de 126 pontos.

9° Lugar – Nova Zelândia

Cada vez mais procurada pelos turistas a Nova Zelândia também é uma nação querida pelos seus filhos que lhe deram uma média de 120 pontos.

10° Lugar – Chile

Junto com a Venezuela o Chile representa a América do Sul na lista e com os seus bons índices de qualidade de vida pontuou com uma média de 109 pontos.

Como Fica o Brasil Nessa?

O Brasil não estava entre os 33 países selecionados para participar da pesquisa, porém, uma outra pesquisa demonstrou que cerca de 33% dos brasileiros tem orgulho de ser brasileiro. Essa pesquisa foi feita pela agência Nova S/B no ano de 2010 e teve como público 2 772 pessoas de 22 cidades.

A base da pesquisa era a concordância ou não do entrevistado em relação a frases como “a vida é melhor em outros países do que no Brasil” ou “sinto orgulho de ter nascido no Brasil”. A equipe da pesquisa admitiu que existe uma variação do patriotismo nacional durante eventos como a Copa do Mundo ou Eleições.

Entretanto apenas 6% dos pesquisados estavam frustrados com o país, índice que pode ter subido consideravelmente após os grandes escândalos de corrupção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *