A palavra Unicórnio significa “Um Chifre”, mas se você perguntar à qualquer pessoa algo referente à este termo, todos provavelmente farão referência ao ser mitológico que se assemelha à um pônei e possui um chifre na cabeça. Existem diversas lendas e fábulas que cercam os unicórnios, mas aqui vamos tratar especificamente sobre a sua simbologia.
A representação do unicórnio é muito forte em diversas religiões, inclusive a Católica, mas muitas pessoas ainda possuem um certo receio devido a nossa educação cultural remeter a mitologia como algo muito profano.
O Que é um Unicórnio
Como citamos logo acima, o unicórnio é um ser mitológico que possui uma forma animal muito semelhante à de um cavalo ou pônei e que possui um chifre no centro da cabeça em forma de espiral. Nas principais histórias que retratam essa figura, o unicórnio é tratado como um animal bom, dócil e cheio de virtudes, as devido a simbologia, ele já foi considerado como uma figura de sentido totalmente oposto ao real.
Boa Sorte
Para a maioria dos espiritualistas, o unicórnio significa “o poder da alma”. Esta simbologia é uma das mais antigas que foram atribuídas à esse animal mitológico e datam de 398 anos antes de Cristo, surgindo quando alguns pouco viajantes relataram ter cruzado com um cavalo com chifres em uma de suas expedições.
De acordo com as histórias acerca do unicórnio, eles passaram então a representar a boa sorte que tais viajantes teriam em seus percursos. Se um grupo conseguisse avistar um unicórnio em sua expedição, é porque o motivo que os levava a fazê-la será alcançado. Depois de algum tempo, os viajantes passaram a carregar em suas malas, desenhos e pinturas do unicórnio como amuleto.
Cristianismo
A figura do unicórnio foi amplamente usada durante toda a Idade Média pela iconografia dos cristãos, onde este animal simbolizada a “encarnação do verbo de Deus no seio da Virgem Maria”. Em outras palavras, o unicórnio simbolizava a fecundação da Virgem Maria pelo Espírito Santo.
Com o passar do tempo e a chegada do que os cristão chamam de “Nova Era”, o unicórnio passou a representar algo totalmente maligno. Hoje, a imagem deste ser mítico é associada à liberação sexual, o lesbianismo e a homossexualidade em geral. Além disso, ele também aparece em peças sobre o movimento feminista quando estes querem focar em algum assunto ou tese da Nova Era.
Alquimia
A alquimia é uma prática muito antiga e que em diversos casos foi mal conceituada. De acordo com esses estudos, é possível combinar diversos elementos da Terra e de outras ciências para obter resultados científicos ou míticos. É comum você ver teorias da Matemática, da Filosofia, da Química, da Metalúrgica, da Antropologia, da Magia, da Religião, da Astrologia e do Misticismo em estudos da Alquimia. O unicórnio e/ou a figura do veado aparece sempre para representar o elemento Terra nessa ciência.
A figura do unicórnio também era usada para representar que naquele estudo existia uma grande descoberta. Então sempre que aparecia um documento alquímico com essa figura, significava que o segredo sobre tal deveria ser guardado. O chifre em si representava a bissexualidade e seres hermafroditas (um ser com os dois sexos desenvolvidos).
Pureza Sexual
De acordo com algumas histórias mitológicas sobre o unicórnio, ele era um símbolo da pureza porque somente mulheres virgens conseguiam tocá-lo. Mesmo sendo um animal que jamais atacaria um ser humano, ele não deixava nenhum homem ou mulher que já tivesse se relacionado sexualmente, tocá-lo ou aproximar-se.
Devido essas histórias, ele começou a ser usado em alguns quadros, desenhos e outras representações como um símbolo da virgindade e da pureza sexual. Alguns estudiosos confirmam que foi exatamente esse sentido que fez com que o unicórnio passasse a representar a Virgem Maria na Idade Média.
Sonhos
Se um dia você sonhar com um unicórnio, não precisa temer nada mesmo com toda a representatividade negativa desse ser. Em sonhos eles vêm anunciar uma oferta ou uma proposta interessante que pode ser em relação ao emprego ou à vida sua amorosa. Isso acontece porque o chifre desse animal significa abundância.
Representação Divina
Além do Cristianismo, o unicórnio é usado em diversas crenças politeístas como uma representação da ligação do Deus e da Deusa do mundo. Em diversos momentos ele é usado como proteção divina e em outros, representa o desejo de alguém está bem mais próximo do seu Deus, da sua fé. O unicórnio neste caso representa a conquista que um homem pode ter sobre si mesmo.
Simbologia Chinesa
Os chineses têm uma cultura riquíssima que envolve símbolos de todos os tipos. Para esse povo, o unicórnio simboliza o masculino e o feminino, tendo o mesmo valor representativo do Yin Yang. O nome do unicórnio na China é Ki lin e aparece em muitas histórias antigas dessa civilização.
Histórias de Folclore Sobre Unicórnios
Vamos conhecer algumas histórias que envolvem os unicórnios.
• Uma das histórias diz que se você chegar ao final de um arco íris, não vai encontrar um duende com um pote de ouro e sim, um unicórnio! Sim, porque eles usa, chapéu para esconder o chifre e usam roupas verdes para somente aqueles que acreditam em sua existência, conseguir chegar ao final. Quando esse caminho é alcançado, o unicórnio irá lhe curar de todas as doenças que existem e no dia seguinte você receberá uma grande quantia em dinheiro.
• Se um dia alguém lhe oferecer um pedaço de carne de unicórnio você deve rejeitar porque a cada 1 grama que você come de carne de unicórnio, ele lhe amaldiçoa e você pode sofrer com algum tipo de doença ou sofrer qualquer acidente que lhe deixe incapaz de andar.
• Em outra história popular, dizem que quem matar um unicórnio sofrerá uma maldição do demônio e irá morrer após 666 dias! Essa história é mais para profanar sobre o unicórnio ser um símbolo demoníaco.
Você já ouviu falar sobre essas histórias ou alguma outra que não contamos? Existem diversos contos acerca do unicórnio que são contatos constantemente e cada vez mais, este ser se torna uma criatura mágica, cheia de encantos e mistérios.
Imagem De Unicórnio De Verdade
Um animal bastante conhecido da mitológico que possui uma forma de cavalo da cor branca e geralmente representada com um cifre em espiral. Diante as narrativas o unicórnio é um animal dócil e que represente a pureza e a força. Assim como outros animais fantásticos, o unicórnio também não possui apenas um significa único.
A partir de estudo relacionado sobre o animal, podemos ficar que o Elasmotherium teria sido a origem desse mito moderno que é o unicórnio.