O Movimento Do Classicismo Na Literatura

Ao acompanharmos a história da literatura ao longo dos séculos, podemos apontar determinados períodos nos quais algumas características se assemelham, algumas temáticas são comuns, bem como seus estilos.

A história da literatura tem a função de analisar os movimentos literários que, ao menos na parte ocidental do mundo, a mais estudada por nós, são inúmeros: romantismo, realismo, modernismo, surrealismo, naturalismo, entre inúmeros outros.
Para aprofundarmos a nossa análise, destacamos o classicismo na literatura (ou literatura classicista ou quinhentismo, como também ficou conhecida). O referido movimento literário, como aponta uma de suas denominações, é próprio dos arredores dos séculos XV e XVI, época referente ao Renascimento europeu.

Classicismo Na Literatura

Classicismo Na Literatura

Para alguns estudiosos, o marco inicial do movimento é sintetizado na figura de Francisco Sá de Miranda, escritor português que em 1527 retorna a seu país com a influência de escritores italianos e do doce estilo novo, que se fazia por meio de sonetos e de uma nova medida destes.

Quanto aos temas, o classicismo guarda esta denominação por conta de remeter, em seus escritos, à antiguidade clássica, fazendo referência a temas e valores presentes em Roma e na Grécia. Deste modo, os temas abordados e o estilo privilegiado que caracterizam a época e que podemos apontar são: a imitação dos estilos grego e romano; a submissão das paixões à razão privilegiando o racionalismo; aliado ao racionalismo, tempos a busca da perfeição formal dos poemas, que adquirem quase um caráter matemático; a exortação ao nacionalismo; o humanismo, ressaltando o antropocentrismo vigente à época, entre outras características.

Classicismo

Classicismo

Apontadas estas características, podemos melhor compreender a razão de o classicismo estar inserido no renascimento, uma vez que muitos de suas características se comunicam, dentre as quais destacamos o humanismo e o racionalismo.

O renascimento, assim como o classicismo, surgiu após a idade média, época conhecida como idade das trevas, com forte presença da Igreja católica e de seus valores nas artes, ciências e sociedade como um todo. O humanismo e o racionalismo, nos quais o homem está no centro das atenções e se busca a relação racional com o mundo, são premissas incompatíveis com os valores católicos, mas que convergem com os valores clássicos que estavam presentes anteriormente e que são retomados e trazem estes temas.

Classicismo Alemão

Classicismo Alemão

Dentre os autores portugueses de destaque no período, mencionado anteriormente, e que ainda têm suas obras estudadas em nossas escolas e que são facilmente encontradas em livrarias, temos: Luís Vaz de Camões (um dos escritores portugueses mais famoso de todos os tempos, conhecido pela sua obra Os Lusíadas, um clássico da língua portuguesa), Fernão Mendes Pinto, Bernardim Ribeiro, Antonio Ferreira, Francisco Sá de Miranda (apontado como iniciante do movimento) e Gil Vicente (conhecido, principalmente, pela obra O Auto da Barca do Inferno).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Literatura

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *