Ciências das Plantas Medicinais

As plantas tem seu potencial curativo reconhecido há milênios pela humanidade sendo que o primeiro registro data do século 1 num texto chamado “Matéria Médica” escrito pelo grego Dioscórides. No início o uso das plantas era feito de forma subjetiva observando as suas formas para lhe atribuir uma função como, por exemplo, plantas cujas folhas tivessem forma de coração eram usadas para o tratamento de problemas cardiovasculares e assim por diante.

Ciências das Plantas Medicinais

Ciências das Plantas Medicinais

A evolução da tecnologia e do conhecimento humano nesse campo permitiu que se descobrisse mais sobre as plantas, especialmente sobre suas funções curativas. Atualmente, o campo de estudo das ciências das plantas medicinais é bastante amplo e conta até mesmo com um curso superior. Conheça mais sobre a evolução da investigação das plantas como remédio e sobre essa que é uma das profissões do futuro.

A Evolução do Uso Medicinal das Plantas

Parece curioso dizer que o profissional formado no curso de Tecnologia em Ciências das Plantas Medicinais é um profissional do futuro haja vista que o uso das plantas data de milênios. Contudo, foi somente no século 17 que os químicos compreenderam como as plantas tinham ação medicinal, isto é, descobriram o que hoje chamamos de princípio ativo. Uma planta oferece ação terapêutica a partir do momento que se obtém uma mistura de alguns elementos presentes em seu caule, raízes ou folhas.

Cada elemento que é misturado para resultar no princípio ativo recebe o nome de fármaco. A evolução desse conhecimento demorou somente no século 19 os químicos conseguiram isolar o primeiro fármaco. No século 20 os conhecimentos e técnicas de trabalho com as plantas medicinais se consolidaram. Atualmente, grandes laboratórios de medicamentos utilizam fármacos de plantas na elaboração de medicamentos.

Curso de Tecnologia em Ciências das Plantas Medicinais

Quem deseja atuar nesse segmento pode fazer o curso superior de tecnologia que dura em média 2 anos. O profissional formado nesse curso é habilitado a trabalhar na produção de medicamentos feitos a base do uso de plantas (fitoterápicos). A formação desse profissional o habilita a atuar em laboratórios, indústrias farmacêuticas, farmácias, centros de pesquisa entre outras instituições que sejam desse segmento.

O trabalho desse profissional passa por todas as etapas da produção de medicamentos a partir de vegetais. O tecnólogo precisa focar na seleção das plantas, estudo sobre as mesmas, cultivo, colheita, isolamento de fármacos e produção efetiva dos medicamentos. Um trabalho que envolve estudo, pesquisa e trabalha laboratorial.

Características do Profissional de Ciências das Plantas Medicinais

Deve ser uma pessoa interessada em pesquisa e que tenha profundo respeito pela natureza. Além disso, deve ser uma pessoa centrada e com curiosidade para investigar novas espécies.

O Curso

Durante os 2 anos de curso os alunos tem disciplinas de Fototerapia, Química Orgânica, Fisiologia Vegetal, Cultivo e Domesticação de plantas entre outros. Os estudantes precisam passar por estágio obrigatório e realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de Trabalho

No ano de 2005 o Conselho Nacional de Saúde aprovou o uso de medicamentos de base fitoterápica pelo SUS de maneira a ampliar significativamente a produção de tais medicamentos. O Brasil possui em torno de 90 espécies de plantas medicinais reconhecidas pela ciência sendo que delas são extraídos em torno de 120 fármacos.

Existe ainda o trabalho de fitoterapia que consiste em utilizar algumas partes da planta para fabricar cápsulas, infusões entre outros produtos para cuidados terapêuticos. A primeira turma desse curso se formou ano de 2008 pela Universidade de Santa Cecilia (UNISANTA) e por isso ainda se está criando esse nicho no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *