A Disciplina de Biologia no Ensino Médio

O Que é Biologia?

A palavra biologia vem do grego (bios que é vida e logos que é estudo) que significa estudo da vida. Basicamente essa ciência estuda os seres vivos abarcando desde sua origem, passando por sua evolução e funcionamento dos seus organismos culminando nas menores células existentes.

A biologia ainda se ocupa de estudar a interação da vida no seu ambiente físico e químico. As dinâmicas estudadas ao longo do seu decorrer recebem o nome de biologia evolutiva e dão conta do estudo da origem das espécies bem como das populações. Essa ciência contempla um espectro bem amplo de áreas de estudo que podem ser entendidas como disciplinas separadas.

As Diferentes Biologias

Como a ciência complexa que é, a biologia, está dividida em áreas de estudo específico como biologia molecular, biologia celular, genética molecular, bioquímica, histologia, anatomia, fisiologia entre outras. Uma área que te se destacado é a biologia do desenvolvimento que tem como objeto de estudo a vida no seu nível de desenvolvimento ou então ontogenia que os organismos têm individualmente.

Estudando Biologia

Uma das disciplinas que mais assustam os jovens que estão se preparando para prestar vestibular é a biologia. Isso acontece porque se trata de uma disciplina complexa e que requer algum tempo e dedicação para que todos os conceitos fiquem claros. Os estudantes do ensino médio tem uma grande quantidade de matéria a estudar nesses três anos que precedem a prova do vestibular.

A pressão de escolher uma profissão, de passar na prova e de estar em dia com todos os conteúdos pode ser complicada para grande parte desses jovens. Pensando exatamente nisso elaboramos algumas dicas de como estudar biologia. Observe que as dicas que elaboramos a seguir dão direcionamento a respeito de como entender melhor o conteúdo e mais do que memoriza-lo simplesmente aprendê-lo.

Dicas de Como Estudar Biologia

A biologia é uma disciplina que contempla assuntos fascinantes como a natureza, os animais e até mesmo o corpo do próprio ser humano. Compreender de que maneira a natureza funciona é uma forma muito interessante de entender que os organismos vivos são o resultado de intrincados mecanismos. A natureza é muito sábia e a biologia nos ajuda a ter cada vez mais certeza disso.

Estrutura da Natureza

Uma forma de tornar muito mais simples o estudo da biologia do ensino médio é ter atenção a estrutura da natureza. Devemos pensar nos organismos como sendo máquinas, quando temos esse olhar para os organismos se torna bem mais simples aprender a disciplina.

Terminologias

Quando se fala em estudar biologia os estudantes já se preocupam com a questão das terminologias que parecem tão complexas quanto as fórmulas matemáticas. O trabalho de decorar os termos pode ser exaustivo e difícil, além de desnecessário. Existe uma maneira muito mais simples de ficar familiarizado com a terminologia, aprender a quebrar as palavras para entender o que realmente significam.

Quando encontrar um termo que você não conhece a dica é tentar identificar o seu significado. Para te ajudar a fazer essas conexões de prefixos e sufixos você pode criar cartões com as informações do que cada coisa significa. Os estudantes que estão na iminência do vestibular podem inclusive colocar esses cartões fixos num mural para que possam criar mapas mentais.

Do Maior Para o Menor

Isso quer dizer para você partir sempre do geral para o específico, ou seja, primeiro compreenda os conceitos gerais da biologia para somente depois começar a estudar os conceitos mais específicos. Por exemplo, comece aprendendo quais são os fatores que identificam os mamíferos ao invés de começar pelos fatores que identificam os primatas. Do maior para o menor sempre.

Uma maneira de criar conexões entre os conceitos gerais e os conceitos específicos é estabelecer pontes em que fica indicado o maior que leva ao menor e qual o caminho percorrido para que isso aconteça. Quando o estudante entende que tudo está interligado fica bem mais fácil conectar os ensinamentos. Por exemplo, no estudo de história você pode linkar um acontecimento X com outro Y que é consequência do primeiro. Nas demais disciplinas essa máxima também é válida.

Visitando Um Laboratório

O grande problema para os estudantes é que eles não conseguem pensar e aplicações na prática para aquilo que estão estudando de maneira que tudo fica muito abstrato e no ar. Fazendo uma visita a um laboratório é possível entender melhor como funcionam os conceitos aprendidos na realidade. Os estudantes podem solicitar ao professor de química da escola que tente fazer algumas aulas no laboratório ou fazer uma visita a um espaço assim se não tiver na escola.

Desenhe

Biologia é uma disciplina que exige a realização de conexões e o entendimento prático de como funcionam determinados esquemas como os de uma célula, por exemplo. Para conseguir ter uma compreensão mais profunda do que você está estudando faça desenhos. Muitas vezes os desenhos ficam muito claros do que palavras, além disso, enquanto monta o esquema do desenho você certamente irá aprender bastante.

Simulados e Exercícios

Para que os conceitos fiquem melhor assimilados nada melhor do que repassar os conteúdos através de exercícios e simulados. Assim é possível ainda saber se você está pronto para o desafio de uma prova de vestibular. Na internet você encontra provas de simulados do Enem e também dos vestibulares de universidades.

Fazer o exercícios em especial aqueles mais complexos que envolvem figuras nas quais você precisa identificar o nome das estruturas é bem interessante para garantir que o conteúdo será devidamente assimilado. No dia da prova do vestibular com certeza será mais fácil ir bem na prova de biologia se você seguir essas dicas.

Tenha Paciência e Empenho

Essas dicas valem para o estudo de qualquer disciplina uma vez que não tem como ir bem sem se dedicar e conhecer o melhor dos esquemas de estudo. Temos certeza que com empenho você irá muito mais longe. A biologia é uma disciplina fascinante e temos certeza de que irá te surpreender e te fazer gostar de estudar. Aproveite para entrar nesse maravilhoso universo que estudo tudo o que faz parte da nossa vida.

Não tem jeito, quando se fala em escola, principalmente para aqueles que se encontram na adolescência, a reação é na maioria das vezes, cara feia e reclamações. Os jovens têm um perfil típico da idade em que se encontram, e seus interesses vão bem longe das matérias e dos métodos de ensino ultrapassados que ainda são empregados, e que deixam muito a desejar.

Algumas matérias como matemática, química e história são as campeãs entre as mais detestadas pelos adolescentes do ensino médio. Talvez pela matemática e pela química envolverem raciocínio lógico, e a história ainda ser ensinada como matéria na qual é necessário decorar os fatos, a rejeição é grande pelos estudantes e os resultados desta relação conturbada, acaba sendo percebida na forma de baixas notas.

Entretanto, nem só de desinteresse é feito o ensino médio. A biologia é uma das matérias que mais conta com a simpatia da maioria dos estudantes nesta fase, em parte, por tratar de assuntos que despertam interesse nos jovens, e por possuir aulas práticas de observação e de laboratório.