Mestrado Biologia Molecular

O mestrado é o segundo nível de ascensão depois da formação universitária regular. Nos cursos de pós-graduação strictu sensu, o mestrado é o primeiro nível. O objetivo do estudo é uma formação mais aprofundada, que prepara e qualifica professores para lecionar em nível superior e realizar atividades de pesquisa.

Mestrado Biologia Molecular

Os cursos de mestrado e doutorado são formados exclusivamente por professores doutores. O candidato deve propor um projeto de pesquisa de seu interesse para ser analisado e aceito. O estudante elabora o projeto sob a orientação de um doutor e realiza pesquisas para o desenvolvimento do trabalho; o período é normalmente de dois até dois anos e meio. A última etapa do processo é marcada por uma avaliação.

O aluno deve apresentar seu trabalho para uma banca examinadora, a qual julga se o candidato é habilitado a produzir um trabalho de acordo com os métodos exigidos, obedecendo as normas, pesquisas e processo por sua conta própria. Assim, o estudante poderá receber o título de mestre, capacitando-o a dar aulas em faculdades, universidades e a desenvolver projetos de pesquisa na sua área de formação.

Biologia Molecular

A área da Biologia Molecular estuda as diversas interações bioquímicas celulares existentes na duplicação do material genético e na síntese proteica. Dessa forma, esse campo de estudo é estritamente ligado à genética e à bioquímica. As pesquisas são na maior parte, direcionadas para analisar as relações entre os vários sistemas celulares, como o DNA, o RNA e estudar a síntese das proteínas. Portanto, em geral, a Biologia Molecular aborda o estudo dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético, bem como a regulação desses processos.

Durante as pesquisas, frequentemente são utilizadas técnicas e princípios adquiridos na Bioquímica, Biofísica, Genética e Microbiologia. Esta última possui grande papel no desenvolvimento da Biologia Molecular. Historicamente, grandes descobertas foram possíveis através de experimentos realizados com bactérias, fungos e vírus.

Muitos dos estudos que envolvem a Biologia Molecular são recentes, vários dos trabalhos são feitos com o auxílio da Bioinformática e da Biologia Computacional, áreas em constante aprimoramento tecnológico. Estes campos de estudo contribuem para aprofundar o conhecimento acerca da Genética Molecular, sendo uma das áreas mais proeminentes em Biologia Molecular.

Existem diversas técnicas na Biologia Molecular que pretendem obter, identificar e caracterizar os genes, como a PCR (Reação em cadeia da polimerase), a Electroforese em Gel, a Southern Blot, a Nothern Blot e a Western Blot.

Universidades

Existem excelentes universidades no Brasil que oferecem programas de mestrado na área da Biologia Molecular. A USP (Universidade de São Paulo), a UNB (Universidade de Brasília), a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e a UPE (Universidade de Pernambuco) possibilitam o estudo dessa área através dos seus programas de pós-graduação.

.