Há uma diferença entre aquela Biologia que aprendemos nas escolas, no ensino fundamental e médio, para a ensinada nas universidades. O grau de complexidade do ensino superior não se compara ao que é pedido para os estudantes do primeiro e segundo graus.
Sobretudo, no ensino superior, os alunos de Ciências Biológicas têm que optar pelo bacharelado ou pela licenciatura. Aqueles que optam pela segunda passam a ter o aprendizado focado na prática do ensino.
Na licenciatura, os alunos de Biologia serão ambientados ao modelo de ensino do que é passado para os alunos no ensino fundamental e médio. Isto para que estes alunos recebam o mínimo de conhecimento sobre a área. No primeiro e segundo graus, constituem-se como matérias, por exemplo, ecologia, citologia, anatomia, botânica, zoologia, genética e parasitologia. São áreas da Ciências Biológicas que, de forma reduzida e simplificada, são repassadas aos alunos do ensino médio (em maior conteúdo) e do fundamental (que possuem aulas como ecologia e parasitologia).