Os organismos vivos existentes, sem restrições, são originários de outros seres vivos, e esta criação se dá através do processo de reprodução.
Essa nem sempre foi a verdade absoluta. No passado, foram formuladas diversas teorias que tentavam explicar o fenômeno da criação da vida e entre elas está a que nos parece mais absurda hoje em dia, a chamada Teoria da Geração Espontânea, que pregava que os seres simplesmente surgiam a partir de condições de ambiente favoráveis.
O processo da reprodução, segundo a biologia, pode ser feito e dividido em dois grandes grupos, que são: reprodução sexuada e reprodução assexuada. No processo assexuado, as espécies se reproduzem sem a necessidade de compartilhamento de material genético entre elas, e neste grupo encontram-se grande parte das plantas e alguns poucos animais.
Já na reprodução sexuada existe o compartilhamento de material genético de seres da mesma espécie, sendo um macho e uma fêmea. Neste grupo enquadra-se a maioria dos animais, incluindo o ser humano.