Os Eleitos

2010 foi ano de eleições. Deputados, senadores, governadores e presidente foram eleitos pela população brasileira. Pela primeira vez na história, uma mulher foi alçada ao cargo de presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Em 2012, novas eleições colocarão prefeitos, vereadores e senadores nos cargos administrativos públicos no país.

Os eleitos estão nos cargos em que foram alçados, pois passaram por um voto popular. Isto é, não se trata de uma decisão arbitrária, como a escolha de ministros. Os políticos têm a função máxima de representar seus eleitores. Eles como representantes, o povo como representados, num sistema político em que é inviável a participação de todos nas decisões políticos, por isso é necessário escolher pessoas capacitadas para representar àqueles que não estarão presentes efetivamente nas decisões. No caso, os políticos eleitos.

Porém, nem no cenário político há eleitos. Final de ano é tempo de eleições. Craque do ano no futebol, melhor clube do mundo, melhor música e cantor (a) de MPB, melhor filme nacional e internacional de 2011 etc. Estes também são exemplos de eleitos – escolhidos por consenso – e representantes de diversas áreas, tanto da cultura, como a música e o cinema, como do esporte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *