A escolha da profissão talvez seja um dos momentos mais difíceis ao longo da vida. Isso principalmente na adolescência, quando os jovens precisam optar pelo curso que irão realizar na faculdade e que os preparará para o mercado de trabalho. O mercado é um dos diversos fatores que interferem na escolha da profissão.
Provavelmente a maior dificuldade para os jovens é conseguir pensar a longo prazo, relevante fator para a definição de uma carreira profissional. É importante que antes de escolher uma profissão, o interessado reúna o máximo de informações, desde os pontos positivos aos negativos, das glórias do emprego à rotina desgastante de algumas profissões.
A indecisão com certeza fará parte do processo de escolha, mas ela não deve ser vista negativamente. Ao contrário, ela gera dúvidas e questões que levam ao interessado a pesquisar e buscar informações. É preferível a incerteza que as previsões fantasiosas de um emprego, que deturparão a visão de quem está optando por uma carreira profissional e provavelmente poderá se deprimir frente à realidade.
O mais importante é saber que essa escolha não é definitiva e que novas possibilidades poderão surgir, cabendo ao interessado optar por alguma dentre tantas novas possibilidades de emprego que surgem no mercado de trabalho atualmente.
Excelente post!
Realmente, às vezes, as dúvidas sobre qual carreira seguir podem ser um auxílio nas pesquisas e, com elas, na melhor decisão para o futuro!
Adorei o post!
Muito importante o ponto citado sobre a possibilidade de uma mudança no rumo das decisões dentro do campo profissional. Decidir de forma correta logo no início é bom, mas nunca é tarde para recomeçar e caminhar rumo aos objetivos almejados.