Orion o caçador, é de longe a mais famosa das constelações sazonais. Nenhuma outra é tão distinta ou brilhante quanto esta constelação do inverno e do norte. O famoso Cinturão de Orion torna o caçador fácil de se encontrar no céu noturno.
Corpos Celestes
Órion tem uma forma muito semelhante a uma pessoa. Primeiro você deve encontrar o Cinturão de Orion, composto de três estrelas brilhantes em uma linha reta. Um das pernas de Orion é representada pela estrela Rigel, uma das mais brilhantes no céu noturno. Seus dois ombros são compostos por Bellatrix e Betelgeuse. Mesmo sem um telescópio é possível ver o tom avermelhado de Betelgeuse. Outras estrelas brilhantes formam os braços que portam escudo e clava.
Há vários aglomerados e nebulosas visíveis nessa fantástica constelação. A famosa Nebulosa de Orion está localizada na espada de Orion, que pende de seu cinturão. Ela é tão brilhante que mesmo a olho nu pode-se ver essa mancha difusa. Porém ela é espetacular se observada mesmo com um telescópio pequeno ou binóculos.
Mitologia
Muitas civilizações reconheciam esta constelação no céu e os gregos deixaram alguns mitos sobre ela. Os gregos antigos contavam que uma vez Zeus, Hermes e Poseidon disfarçados passaram pela casa de um pobre pastor chamado Hirieu. Ele foi tão generoso com seus hóspedes que matou o único animal que tinha para lhes alimentar, um touro.
Ele não sabia que seus hóspedes eram deuses e estes lhe retribuíram a generosidade concedendo-lhe um desejo. Ele revelou que seu maior desejo era ter um filho e os deuses lhe disseram para enterrar a pele do touro que ele havia matado e urinar sobre a mesma. Nove meses depois nasceu neste local um garoto, que cresceu e tornou-se um homem muito belo e forte.
Uma das histórias de sua morte e ascensão ao céu fala sobre o amor de Orion pela deusa Ártemis. Um dia o caçador estava nadando no mar e Apolo, irmão de Ártemis, desgostoso com a idéia de que sua irmã um dia fosse ter um consorte, desafiou-a dizendo que ela não conseguiria atingir com uma flecha o “objeto” distante no mar. Sem perceber quem era ela aceitou a aposta e matou Orion com uma flecha. Depois quando descobriu o que fez, homenageou o caçador colocando-o nos céus.
Orion e o Escorpião
Ele era tão bom caçador que foi contratado por um rei para matar animais ferozes. Seu sucesso era tamanho que sua excessiva confiança tornou-se seu fim. Orion disse que mataria todos os animais da Terra. Porém a deusa Gaia não ficou feliz com sua intenção.
Ela enviou contra ele um escorpião que o matou com uma ferroada a despeido de sua força e habilidade. Como recompensa para o escorpião, ele foi colocado nos céus como a constelação de mesmo nome. Estão em lados opostos do céu, não podem ser vistos ao mesmo tempo.
Cinturão De Orion
As Três Marias é um nome bem popular e conhecidos por todos. Elas são as 3 estrelas que formam o cinturão de Orion. Essas três estrelas são bem fáceis de serem identificadas no céu por conta de estarem alinhadas e conterem um grande brilho. O nome de cada uma delas são:
Para conhecimento, a constelação tem a forma de um quadrilátero onde as três marias são localizadas no centro. E para localizar as estrelas que formam o cinturão de Orion é bem fácil por conta de elas serem brilhantes, e isso também ajuda como ponto de referencia para se localizar.
Constelação De Orion
Localizada no equador celeste, a constelação de Orion faz parte das 81 constelações modernas. Suas estrelas costumam ser muito brilhantes e por conta disso a sua localização no céu fica fácil.
A mitologia existente sobre Orion escondes muitas histórias. Separamos para vocês algumas curiosidades sobre a Constelação de Orion.
- A constelação só existe em direção específica.
- Conhecida como a famosa chuva de meteoros.
- Ocupa uma área de 594 graus.
- Suas principais estrela são: Rigel; Mintaka; Bellatrix; Saiph e entre outras.
Essa constelação é fascinante só que não concordo a maneira como a constelação de Órion é representada na internet. No hemisfério sul ela nasce “deitada” e não em pé como mostra a figura!