O artista britânico Allen Jones nasceu no dia 1° de setembro de 1937 e se tornou conhecido por suas esculturas, pinturas e litografias. No ano de 1963 ele foi contemplado com o Prix des Jeunes Artistes de Paris e se tornou acadêmico sênior no Royal Academy of Arts.
As obras desse importante artista do movimento pop art estão em coleções do mundo todo incluindo do Tate, Museu Hirshhorn e Museu Ludwig. Vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Allen Jones. Um artista que nunca fugiu de uma polêmica e que tem obras reconhecidas mundialmente.
A Vida de Allen Jones
Nascido na cidade inglesa de Southampton em 1° de setembro de 1937, Jones, era filho de um operário da fábrica Welsh. Mesmo levando uma vida humilde desde cedo se interessou por arte. No ano de 1955 começou a estudar litografia e pintura em Londres na Hornsey College of Art.
Enquanto estudava nessa instituição, Jones, viajou para Paris onde teve contato com a região francesa de Provence sendo influenciado especialmente pela arte de Robert Delaunay. No ano de 1958 foi a uma exposição de Pollock e se sentiu impactado por tudo o que estava acontecendo no mundo sem que ele tivesse conhecimento. No ano seguinte ele deixou a Hornsey e entrou para o Royal College of Art.
A Obra de Allen Jones
Com uma obra bem específica e sem precedentes Jones passou a produzir cada vez mais originais e cópias entre as décadas de 1950 e 1960. Foram combinadas linguagens diferentes para construir uma identidade única. O artista se sentia muito mexido com tudo o que estava vendo e sentia a necessidade de criar a sua própria linguagem e dizer o que pensava do mundo.
Em parte toda essa atitude e fuga de uma obra figurativa romântica se deu pelas pessoas com quem Jones convivia no colégio. Dentre os demais estudantes estavam Peter Phillips, RB Kitaj, Derek Boshier e David Hockney. Jones acabou sendo expulso do colégio em 1960 no fim do seu primeiro ano. De acordo com colegas da época a expulsão se deu como uma forma do colégio mostrar rigor com os alunos que gostavam de cerveja, o escolhido foi Jones.
A Carreira na Arte
Embora tenha sido expulso do Royal College em 1960, no ano seguinte fez parte do Contemporaries que era o relatório anual da Royal Society of British Artists. Esse relatório foi visto anos depois como sendo uma exposição que lançou o pop art britânico. Dentre as obras de Jones que entraram para essa exposição estavam alguns quadros de carros em telas recortadas.
No ano de 1961 Jones conseguiu um trabalho como professor de litografia em Croydon College of Art em Londres onde ficou até 1963. Foi um período em que Jones teve a sua obra influenciada pelo trabalho de escritores como Sigmund Freud, Carl Jung e Friedrich Nietzsche. A essência da pintura desse artista vinha de encontro com as ideias dos escritores.
Pop Art Americana
Jones ficou um tanto intrigado com a pop art americana e então se mudou para Manhattan no ano de 1964 onde estabeleceu um estúdio no Chelsea Hotel. Nessa fase o artista passou a ter um interesse muito grande em que as suas imagens se tornassem tangíveis e passíveis de entendimento.
Foi também uma fase em que se pode observar uma grande influência de imagens sexuais bem como no fetichismo. Para Jones eram temáticas relevantes pelo fato de serem perigosas. Os desenhos e trabalhos produzidos por Jones não entraram nos cânones que eram aceitos pela expressão artística, mas foram aceitas pelo público.
Ilusionismo Tridimensional
Jones também passou a trabalhar também em obras que apresentavam um ilusionismo tridimensional com base em componentes eróticos. O estilo pessoal de Jones continuou a se desenvolver e em 1966 podemos observar a evolução em sua pintura “Perfect Match” em que há erotismo subjugado com um estilo que enfatiza o tato.
No ano de 1967 as obras do artista foram adicionadas numa exposição para o casamento da filha de Guglielmo Achille Cavellini. Já em 1968 o artista passou a integrar a empresa de artistas “Múltiplos”. Nessa empresa Jones estava junto com outros artistas como Getulio Alviani, Max Bill e Richard Hamilton. Após algum tempo a empresa foi desfeita devido ao fato de que Jones passou a acreditar que não fazia mais sentido a união já que visava produção em massa da arte para torna-la acessível para mais pessoas.
Novos Caminhos
Entre os anos de 1968 e 1970 Jones atuou como professor convidado bildende für Hochschule Künste Hamburg na Alemanha. Durante o ano de 1969 também foi professor convidado na University of South Florida. Nessa época ele passou também a incorporar em seu trabalho alguns elementos da escultura. De acordo com declarações do artista ele passou muito tempo pensando em porque não transformava as suas obras em três dimensões como escultura.
Inspiração
Jones é muito conhecido por suas obras em que pessoas substituem o papel de móveis, a ideia de fazer isso veio do fato de que ele desejava mostrar para os espectadores que eles também faziam parte da arte. Jones não queria mais que o seu trabalho se resumisse em ser uma peça de arte que afastasse o expectador, então ele viu uma história em quadrinhos em que uma pessoa foi usada como mesa e passou a trabalhar nas obras que o fariam se tornar um dos expoentes da pop art.
No fim da década de 1960 Jones foi morar em Londres no bairro de Chelsea e começou a se dedicar mais a escultura. A cadeira escultura produzida por ele com fibra de vidro foi terminada no ano de 1969 e marcou o começo de uma série de imagens que eram feitas em tamanho real com mulheres fazendo parte do mobiliário com um toque fetichista e algo de sadomasoquismo.
As três primeiras obras foram esculpidas com base em desenhos feitos por Jones e com a supervisão do próprio. As figuras que foram feitas de barro foram fundidas com gesso por uma empresa especializada na produção de manequins. Cada escultura foi produzida em seis edições.
Allen Jones nasceu no dia primeiro do mês de setembro do ano de 1937, em Southampton é um grande escultor. Estudou em Londes no “Royal College of Art” e no “Hornsey College of Art” onde fez pintura e litografia e suas esculturas demonstram fetiche sendo imagens em borracha e BDSM. Algumas das obras que eram do estilo Pop Art de Allen Jones serviram de inspiração para filmes como “A Clockwork Orange”.
Suas principais obras foram fetas no ano de 1969, que foram os intitulados “Quadro Escultura e Hat Stand”. No ano de 1986, o escultor foi eleito RA – Real Acadêmico através da Royal Academy e conquistou muitas pessoas com seu trabalho. O escultor já viajou pelo mundo todo e fez inúmeras exposições, atualmente suas obras estão em vários locais públicos onde as pessoas podendo ser apreciada por todos. As fotos abaixo mostram algumas das mais lindas obras de Allen Jones.