Depois do renascentismo chegou o barroco. Durou do século 16 ao século 18 e, entre outras influências, influenciou bastante a literatura brasileira. Especialistas afirmam que este movimento acabou devido ao exagero nos artistas durante o Rococó, última parte do movimento barroco.
A literatura é caracteriza por possuir muita ênfase nas figuras de linguagem, criando expressões com muito para causar sentidos nos leitores. Quanto mais for à catarse maior é o efeito barroco.
A semântica e sintática são os principais elementos das poesias. Vale destacar a hipérbole que traz algumas frases barrocas que ainda estão presentes no nosso cotidiano: “Já falei mais de mil vezes”, “só saio daqui morto”, entre outras.
O grande paradoxo no barroco literal está no constante conflito existente entre a vida religiosa que carrega alguns traços do classicismo e os novos pensamentos humanistas evolutivas que ensejam a chagada do Iluminismo. A fé contra a razão está presente nos textos influenciados pelo barroco.