Criado em 1993 na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o Centro Galego de Arte Contemporânea é definido como: “É um espaço de difusão cultural cuja função é expandir o panorama artístico e refletir sobre a diversidade das manifestações culturais na sociedade contemporânea”.
O prédio que abriga o centro cultural é por si só um monumento artístico, projetado por Álvaro Siza Vieira, o espaço é arrojado e inovador. O acervo de obras é de aproximadamente 400 peças de diversos seguimentos artísticos. O objetivo do centro é facilitar o acesso do público às obras de arte, conservá-las e restaurá-las, promover manifestações artísticas, exposições, oferecer estudo na área de arte contemporânea, realizar pesquisas e publicar artigos sobre o assunto.
O Centro Galego de Arte Contemporânea oferece ao público que busca cultura e informação, muito entretenimento nos campos da música, artes cênicas, cinema, pintura e vários outros temas relacionados, que sem dúvida atendem aos mais variados gostos.