Esculturas em Pedra

Os apreciadores de arte certamente tem entre suas peças preferidas alguma escultura em pedra. Esse tipo de escultura demanda tempo para sua realização, porém, possui a qualidade de seu desgaste ao longo dos anos é muito pequeno e de fácil reparo, dessa forma, as esculturas em pedra são extremamente duráveis.

História das Esculturas em Pedra

A forma de arte que conhecemos hoje como escultura surgiu no Oriente Médio, desenvolvido durante a Idade Média. A arte possui certo apelo sensual, e tem relação com a época em que o corpo humano passou a ser extremamente exaltado, isso ocorreu principalmente na Grécia Clássica. Teve inicio por volta do século 10 Antes de Cristo, sendo o principal material utilizado o mármore. Mais tarde os romanos começaram a produzir peças esculpidas em pedra também, o que fez a arte perdurar até o final do Império Romano.

Por volta do século XIV veio o Renascentismo, e nessa época a arte de esculpir em pedra se destacou principalmente pela famosa escultura de Davi, pelas mãos de Michelangelo. Além de Michelangelo artistas como Verocchio e Donatello também são desse período. Com o passar dos anos a arte continuou sendo produzidas por novos nomes, como August Rodin e também Constantin Brancuse.

Ao longo da história, permaneceram diversas obras de artistas que utilizaram esse material mais durável, como pedra de granito, mármore e calcário. Para conseguir esculpir em pedra utiliza-se de um processo chamado de cinzelação.

Processo de Esculpir em Pedras

O processo chamado de cinzelação atinge a formação da escultura com três dimensões. Ele é feito de forma bastante rudimentar, utilizando um martelo e um cinzel, uma espécie de ferramenta retangular com a ponta fina, que consegue “cortar” a pedra.

Esculpindo Imagem de Santa

Esculpindo Imagem de Santa

O mármore é um dos melhores materiais para se trabalhar, pois é macio e com isso fica mais fácil de esculpir nele, além disso, ele possui uma translucidez que faz com que a obra tenha maior realismo. Já o calcário é um material mais resiste, com isso não é possível colocar nele tantos detalhes, porém o trabalho será mais durável.

Para esculpir em pedras há dois métodos: sendo o primeiro chamado de direto, onde o escultor irá trabalhar diretamente sem a utilização de modelos a se seguir, utilizando somente o que está em sua imaginação, e o método indireto, onde primeiro se faz um modelo de gesso, e ele é reproduzido na pedra. Escolhido o método, o artista irá começar com o desbaste da pedra, ou seja, trabalhar na superfície da pedra, e depois finaliza o trabalho com o polimento.

Além do clássico cinzel, é possível utilizar outras ferramentas, como pequenas lanças, furadeiras, e ferramentas mais tecnológicas.

Esculturas em Pedra Famosas

Ao longo do tempo, algumas esculturas em pedra se tornaram verdadeiros itens de apreciação, vamos conhecer algumas delas.

Vênus de Milo

Falar sobre esculturas em pedra e não citar Vênus de Milo é quase um desrespeito. Ela é considera um ícone popular, e certamente uma das esculturas em pedra mais conhecidas do mundo todo, sendo constantemente feito releituras dela, e a sua aparição sendo comum em filmes, vendida em miniaturas, etc. Atualmente ela faz parte do acervo do Museu do Louvre, na França.

A sua criação data entre o ano 100 e 130 Depois de Cristo, e sua criação é atribuída a Alezandros de Antioquia, mesmo que não seja algo totalmente certo. Ela foi descoberta na ilha de Milos, na Grécia, no ano de 1820, quando um camponês estava escavando uma antiga capela a procura de pedras.

Vênus de Milo

Vênus de Milo

A estátua mede 2,03 metros de altura e não possui os braços e também o pé esquerdo, acredita-se que se perderam no dia de sua descoberta. Pela altura ela foi identificada como a representação da Deusa Afrodite, pois ela possui estatura maior que de um humano.

A Virgem Velada

Feita em mármore de Carrara, a escultura foi criada por Giovanni Strazza, por volta do ano de 1850, representando o busto da Virgem Maria sob um fino véu. Atualmente se encontra na na Cathedral Square, em St. John’s.

A beleza de tal escultura é realmente de tirar o folego, sendo tão realista que parece impossível ser feita totalmente de pedra. A fina camada do véu cai sobre o rosto de Maria de forma extremamente natural, e abaixo dele é possível ver a feição da mulher com detalhes.

A Virgem Velada

A Virgem Velada

David

A estátua de Davi é também uma das esculturas mais conhecidas do mundo, isso se deve principalmente pelo autor da obra ser o grande Michelangelo Bounarroti. Ela é considerada uma das principais obras do Renascimento. Atualmente ela se encontra na Galleria dell’Accademia, na Itália.

Criada entre os anos de 1501 a 1504, a obra representa Davi, o herói bíblico, representando o momento em que ele se prepara para enfrentar o gigante Golias. A escultura possui 5,17 metros de altura, e foi concebida com riqueza extrema de detalhes. Olhando de perto é possível ver tensão nos olhos do herói, em seu braço é notado as veias saltadas, todo o corpo é representado de forma extremamente realista.

David

David

Pietà

Pieta é uma das outras grandes obras de Michelangelo Bounarroti, esculpida também em mármore. O artista criou tal imagem quando possuía apenas vinte anos de idade, o que mostra o talento nato com o qual ele nasceu, criando toda a obra a partir de uma única pedra de mármore. Atualmente ela encontra-se na Basílica de São Pedro, Vaticano.

A criação da obra data de 1498 a 1499, e representa Jesus Cristo morto no colo da Virgem Maria, ela possui 174 centímetros de altura por 195 centímetros de largura. A escultura possui riqueza extrema de detalhes, e além disso, um trabalho perfeito de harmonização, onde ele colocou as proporções do corpo de Jesus menores que a de Maria, para que a obra parecesse coerente e além disso seguisse um padrão de forma de triângulo. Ele representa Maria na imagem com muita juventude e pureza.

Pietà

Pietà

Grande Esfinge

Essa talvez é uma das esculturas em pedras mais antigas conhecidas nos dias de hoje, estando também entre as esculturas mais famosas do mundo. Seu criador é incerto, apesar de que muitos atribuem sua criação ao Faraó Khafre, e ela se localiza em Giza no Egito.

A criação data de 2500 Antes de Cristo, e possui 20,22 metros de altura, 19,3 metros de largura por 73,5 metros de comprimento. Ela representa uma esfinge, uma criatura que possui o corpo de leão com uma cabeça humana. Ela foi esculpida em pedra calcária e por isso não possui

Grande Esfinge

Grande Esfinge

Cristo Redentor

O Cristo Redentor é a escultura mais famosa do Brasil e do mundo, sendo um dos principais pontos turísticos do país, e foi até considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A estátua criada por Paul Landowski e Heitor da Silva Costa é exibida no alto do morro do Corcovado, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A escultura foi feita no ano de 1922, e representa Jesus Cristo de braços abertos. Sua estrutura é feita de concreto armado e pedra sabão, e ela possui 30 metros de altura, e mais 8 metros de pedestal, junto de 28 metros dos braços esticados.

Cristo Redentor

Cristo Redentor

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *