Obras de Tintoretto

Jacopo Robusti entrou para a história da arte com o nome artístico Tintoretto, apelido que lhe foi dado pelo fato de que seu pai era tintureiro (em italiano tintore). Ele nasceu em Veneza durante o outono de 1518 onde viveu por toda sua vida, ele saiu da ilha apenas uma vez no ano de 1580. Continue lendo e descubra mais sobre esse que é um dos grandes gênios da pintura do mundo.

Jacopo Robusti

Jacopo Robusti

Trajetória de Tintoretto

 

Desde garoto ele demonstrava ter grande aptidão para as artes desenhando nas paredes de sua casa. O pai de Jacopo percebendo seu grande talento o enviou para ter aulas no ateliê de Ticiano, que era o centro artístico de Veneza nessa época. O período de aprendizado durou muito pouco, os boatos que correram foram de que Ticiano se sentiu ameaçado pelo imenso talento de Tintoretto e que também não aguentou seu gênio desagradável.

Não demorou para que Tintoretto se começasse a se sustentar com sua arte, com apenas 21 anos de idade ele já tinha seu estúdio. Os cinco anos que se seguiram a abertura de seu estúdio foram recheados de novidades no segmento da pintura com destaque para o reconhecimento e ênfase no trabalho dos maneiristas italianos. As obras de Michelangelo se tornaram muito comentadas.

Essa foi uma época bastante interessante para os artistas, enquanto Ticiano que já era consagrado passou por uma crise artística mudando seu estilo radicalmente, Tintoretto, que ainda estava começando aproveitava para experimentar. O objetivo do jovem pintor veneziano era encontrar um estilo capaz de traduzir o seu dia a dia nas telas.

ateliê de Ticiano

Ateliê de Ticiano

Ateliê de Ticiano

Seguindo Para Um Novo Caminho

 

Uma das principais críticas que cercaram o trabalho e a carreira de Tintoretto era a de que suas obras eram feitas com pressa e com pouquíssimo acabamento. Foi em 1545 que ele enviou para o professor Aretino duas obras com temática de mitologia grega que foram bem avaliadas, mas nas quais o mestre identificou esses problemas.

Algo que é palpável nas obras de Tintoretto era seu comportamento reservado e introspectivo que contrastava com o de outros pintores como o próprio Aretino e Ticiano considerados indecentes para a sua época. Cenas mitológicas que são tão recorrentes nos trabalhos de pintores dessa época não são tão comuns na obra de Tintoretto que seguia por um caminho mais focado em cenas religiosas.

Nas pinturas de Tintoretto há forte presença de um estilo atormentado e violento. A tela que lhe daria fama, “São Marcos Salvando Um Escravo” foi completada em 1548. Nela é possível observar cores com muito brilho e texturas densas que causaram choque inclusive em Ticiano que declarou que a obra era excessivamente virtuosa. No entanto, essa tela demonstrava o estilo forte e arrojado de Tintoretto.

São Marcos Salvando Um Escravo

São Marcos Salvando Um Escravo

O Casamento de Tintoretto

 

O pintor se casou no ano de 1550 com uma jovem muito bonita e com um excelente dote chamada Faustina dei Vescovi, o casamento foi muito feliz sendo que dois dos filhos de Tintoretto se tornaram pintores, Domenico e Marietta. O primeiro trabalhou como assistente do pai e prosseguiu com o estilo do mesmo até depois de sua morte. Já a filha do pintor chegou a se disfarçar de homem para que pudesse lhe prestar auxílio no grande trabalho na parte interna do Palácio do Doge de Veneza.

Tintoretto continuou sendo muito reservado, dedicava quase todo o seu tempo ao trabalho no estúdio evitando dessa forma as coisas fúteis da vida. Dificilmente deixava que outras pessoas entrassem em seu estúdio, isso incluía os criados e principalmente outros pintores. Embora tivesse um temperamento difícil fez amizade com outros artistas como Jacopo Bassano e Paolo Varonese. No final da primeira década de casado ele completou o quadro “Apresentação da Virgem” que foi elaborado para a Paróquia da Madona dell’Orto. A obra permanece lá até os dias de hoje.

O Casamento de Tintoretto

O Casamento de Tintoretto

Escola de São Roque

 

Um dos episódios mais controversos da história de Tintoretto certamente foi o seu trabalho na Escola de São Roque. No ano de 1564 essa escola que era uma das várias que tinha como base a religião anunciou o término da construção de sua nova sede convocando artistas para participar de um concurso para que pudesse ser escolhido aquele que realizar a pintura do teto em homenagem ao santo padroeiro.

A escola solicitou que os artistas interessados enviassem projetos preliminares para que pudesse ser escolhido o vencedor. A jogada de Tintoretto se mostrou no mínimo ousada, tendo descoberto as dimensões exatas dos espaços que deveriam ser preenchidos pela pintura ele fez uma obra finalizada e escondido instalou no local.

Surpreendendo os membros da escola ele disse que a pintura era um presente para São Roque de maneira que não poderia ser recusado seguindo os regulamentos da própria instituição. O mais interessante foi que a Escola São Roque manteve uma parceria com Tintoretto por 25 anos após esse episódio. Em 1565 ele foi convidado para se tornar membro da escola, um grande feito para os artistas da época.

Scuola Grande di San Rocco

Scuola Grande di San Rocco

A Crucificação

 

Como membro da Escola São Roque, Tintoretto, decidiu realizar uma pintura na Sala dell’Albergo que ficava no andar de cima, foi assim que nasceu a incrível obra “A Crucificação” que levou nada menos do que três anos para ser concluída. Para que o trabalho ficasse pronto ele contratou muitos ajudantes inclusive seus filhos Domenico e Marietta. Por muitos anos ele se dedicou com exclusividade a realizar os trabalhos da escola, nessa época foram produzidas algumas das mais interessantes obras do artista.

Pintura na Sala dell’Albergo

Pintura na Sala dell’Albergo

Palácio do Doge

 

Veneza juntamente com seus aliados saíram vencedores da Batalha de Lepanto, em 1570, resultando na abertura de uma concorrência pelo Governo para escolher um artista que pintasse um quadro de comemoração que deveria ficar então no Palácio Doge que era o centro da política veneziana na época. Tintoretto venceu a concorrência ao se oferecer a pintar de graça o quadro e terminar em no máximo um ano.

Algum tempo depois o artista se arrependeu e começou a dizer que merecia ser pago, pois tinha filhos para sustentar. Contudo, mesmo com as reclamações ele não conseguiu receber nada pelo quadro. Em 1574 ele se manteve trabalhando com regularidade no palácio onde foi apresentado a Henrique III, Rei da França, como sendo um dos homens mais relevantes de Veneza.

Ainda em 1574 o sogro de Tintoretto o ajudou a comprar o Palazzo del Cammello que era um prédio em estilo medieval pequeno que estava localizado perto da Paróquia da Madonna dell’Orto. Essa casa foi a residência da sua família e seu estúdio permanecendo com seus descendentes até 1835.

Palácio do Doge Tintoretto

Palácio do Doge Tintoretto

O Falecimento de Ticiano

 

O rival de Tintoretto, Ticiano, faleceu em 1575 devido a peste que se alastrou por Veneza. Num período de menos de dois anos mais de 50 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença. Como um símbolo de que a rivalidade com Ticiano chegara ao fim ele conseguiu adquirir o quadro “A Coroação de Espinhos” que atualmente está em Munque.

A Coroação de Espinhos Tintoretto

A Coroação de Espinhos Tintoretto

Fervor a São Roque

 

No período da peste o fervor a São Roque se intensificou contribuindo para que o artista fosse encarregado de decorar o piso superior da escola que homenageava o santo. No ano de 1577 ele assinou um acordo com os membros da direção da escola em que estava determinado que ele iria terminar de decorar o prédio recebendo uma anuidade de 100 ducados.

 
Pietro Negri - Escola de São Roque

Pietro Negri – Escola de São Roque

Incêndio

 

O ano de 1577 não foi só de boas notícias para Tintoretto, o Palácio de Doge, pegou fogo e isso fez com que obras-primas do pintor como o quadro “Batalha do Levanto” fossem consumidas pelo fogo. Ao menos o pintor e Varonese foram os indicados para fazer a decoração do edifício que foi reconstruído.

Batalha de Lepanto

Batalha de Lepanto

Viagem

 

A primeira e única viagem feita por Tintoretto aconteceu em 1580 quando, sua esposa e filhos foram para Mântua entregar um quadro para um duque que morava nessa cidade.

Famíilia de Tintoretto

Famíilia de Tintoretto

Fase Final da Obra na Escola São Roque

 

Em 1582 o pintor deu início ao fim da sua obra na Escola São Roque chegando finalmente na entrada inferior do edifício em que aplicou um estilo etéreo que caracterizou bem a sua obra naquele período. Levou mais quatro anos para que ele conseguisse enfim terminar o ciclo de suas obras e o sacrário. As pinturas de Tintoretto continuam nesse edifício que é considerado um dos maiores monumentos do artista.

Escola Grande de São Roque

Escola Grande de São Roque

Paraíso

 

Veronese faleceu em 1588, momento em que se encontrava comprometido com uma gigantesca obra para a Câmara Principal do Palácio do Doge. Coube a Tinturetto prosseguir com o trabalho tendo o auxílio de inúmeros assistentes. A obra “Coroação de Virgem” mais conhecida como “Paraíso” é um dos maiores quadros a óleo do mundo, porém, não é considerada como uma das melhores obras de Tintoretto.

Paraíso Tintoretto

Paraíso Tintoretto

A Morte de Marietta

 

Um dos golpes mais duros da vida em Tintoretto foi a morte de sua filha, Marietta, com apenas 34 anos de idade em 1590. O pintor ficou muito abalado tendo se afastado do trabalho, seu estúdio acabou passando para o controle do filho Domenico. Contudo, ainda assim ele produziu três obras-primas antes de falecer, os três quadros foram levados para a Igreja de São Jorge Maior que fica em Veneza incluindo a tela “A Última Ceia” que possui algo de visionário e místico. No dia 31 de maio de 1594 Tintoretto faleceu após passar 15 dias com terríveis problemas de estômago e sem conseguir dormir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito obrigado aê pela ajuda!

    Pâmella catsro 8 de Abril de 2013 2:57 Responder
  • desenha bastante coisa de Jesus

    maria eduarda 29 de setembro de 2013 20:22 Responder
  • gostei muito

    maria eduarda 29 de setembro de 2013 20:23 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *