Ariano Suassuna: Vida de Sucesso e Alto de Compadecida

Dramaturgo de renome em terras nacionais. Possui na bagagem extensa lista de obras que marcaram a literatura brasileira. Cabe o destaque por conta das obras que foram para televisão e às telas do cinema. De forma provável quase todos os brasileiros que assistem TV nacional já devem ter assistido as obras dele. Nome com presença inclusive na cobiçada Academia de Letras. Perito em cultura nordestina, ele retratou com qualidade os costume do Nordeste para o Brasil e ao mundo.

Começa da Vida de Ariano Suassuna                       

Por causa da revolução de 1930 acabou tendo o pai assassinado por motivações políticas, o que fez a família se mudar do Rio de Janeiro. Ingressou no curso de direto do Colégio Osvaldo Cruz para se formar em direto, momento no qual conheceu Borba Filho. O encontrou foi fundamental para a carreira dos dois nomes porque depois de se conhecerem empreenderam junto ao fundar o Teatro do Estudante.

Antes de se formar em direito já tinha escrito uma peça que foi sucesso entre os estudantes. Porque contraiu problemas no pulmão teve que se mudar da região de Taperoá para seguir à capital do Recife, local no qual atuou como advogado, embora nunca tenha deixado de lado a arte de escrever peças. Entre as principais cabe o destaque ao Alto da Compadecida, que de acordo com parte da crítica especializada representa o roteiro com maior popularidade em toda a história do teatro nacional.

Suassuna era conhecido por ser um bom advogado, porém era brilhante como escritor e não demorou longo tempo para abandonar o mundo do direto para ingressar como professor na Universidade Federal. Passou o final dos anos cinquenta e começo dos anos sessenta escrevendo peças e sendo professor universitário. Depois se dedicou de forma exclusiva às aulas da faculdade até se aposentar no ano de 1994.

Movimento Armorial: Ariano Suassuna

O dramaturgo não marcou apenas o nome na literatura como também em termos de conceito antropológico. Foi o principal idealizador de movimento cultura que se relacionava de forma direta com a cultura pernambucana. Em termos práticos a filosofia tinha o objetivo de aumentar o saber e ao mesmo tempo desenvolver expressões de origem popular. Procurou inclusive influências de musicas e formas de artes eruditas para aumentar o julgamento de valor dos costumes pernambucanos.

Homenagens: Ariano Suassuna         

Talvez a posição da cadeira da Academia de Letras represente o principal reconhecimento que o escrito-professor-poeta tenha ganhado na carreira. Porém, diversas organizações concederam homenagem aos trabalhos do autor que expressava de forma clara os costumes de Pernambuco.

Por exemplo, no começo do século XXI o Império Serrano faz uma homenagem no carnaval. O mesmo aconteceu com o que a escola da samba Marcha Verde fez no ano de 2008 ao dedicar o samba enredo. De forma indireta também ganhou homenagem quando a Pérola Negra se dedicou a homenagear a sua principal obra: Auto da Compadecida. Conquistou título de doutor honorário na UFC.

Auto da Compadecida: Ariano Suassuna

Representa a principal obra do autor e também destaque entre os clássicos brasileiros que fazem sucesso também no exterior. Desde que foi publicada na primeira vez no ano de 1955 na capital de Pernambuco não parou de fazer sucesso, inclusive na minissérie que repete na rede Globo ou nos canais filiados deforma constante durante os anos.

Drama clássico da literatura nacional que retratam a vida no nordeste, junto com as riquezas naturais, diferenças sociais, entre outros pontos contemporâneos da sua época. Especialistas destacam a obra por conta dos traços que trazem as memórias de cordel, considerada como a primeira formal literal com autenticidade exclusiva do Brasil. Não se pode ignorar o fato de que existem fortes evidências da influência barroca em terras verde e amarela. De forma principal se pode dizer que consiste acima de tudo de um trabalho popular. A presença do conflito da religião e presença de anjos e demônios representa o toque fundamental que reflete os anseios da sociedade nordestina.

O autor escreve as falas de mesmo modo que acontece no meio, repletas de gírias e sotaques típicas de Pernambuco. Possível dizer que a obra chegou ao seu ápice quando foi televisionada na Rede Globo, durante o horário nobre, no ano de 1999, em minissérie especial. Por esse motivo não demorou tempo para também ganhar às telas do cinema e o sucesso de bilheteria.

Principais Personagens: O Alto da Compadecida

Na obra existem personagens que ganharam a aceitação popular e trouxeram maior valor nas identificações que a consagraram na literatura brasileira. Por exemplo, a figura central e metafísica está o “palhaço” que funciona como espécie de apresentador dos acontecimentos que sucedem na história.

“João Grilo” é conhecido por se um homem forte e bonito, mas com raciocínio lento ao ponto de ser enganado com facilidade pelo melhor amigo, o “Chicó”. A dupla passa pelo sertão arrumando conjunto de confusões que muda a vida do povo repleto de crendices populares.

Vale destacar também a presença do padeiro que emprega os dois arteiros para trabalhar na padaria da família. Ele possui a mulher que tem fama de ser infiel e liberal com os homens da região. Porém, aos olhos do marido, ela representa uma santa. Em comum o casal tem o costume de ser pão duro ao pagar os funcionários e interesseiros ao extremo, agindo apenas para ganhar vantagem sobre todos.

A religião está na parte real e metafísica da obra. Para botar ordem no local existe a presença central do Padre João, o chefe da religião católica de Taperoá, mesmo lugar no qual Suassuna passou parte da vida. Também tem a cobiça ao extremo e visa o material ou os benefícios que a igreja pode ter ao se envolver com os problemas sociais que acontecem na região.

Não é de se admirar a presença dos cangaceiros em conto que retrata as tradições nordestinas. Severino perdeu os pais quando criança, fato que o levou a seguir na vida do crime. Por fim cabe o destaque para a Compadecida que representa a figura da padroeira do país.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=FkR_qqmaLk8

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *